novembro 30, 2013

THE VOICE EM UMA NOITE KHRYSTALINA

THE VOICE EM UMA NOITE KHRYSTALINA
KHRYSTAL LEVANTA PLATEIA E SEGUE NO THE VOICE
Técnica Claudia Leitte agradece a seu time e decide manter Khrystal
Os dois mais votados pelo público no Tira-Teima são Guto Santanna e Khrystal
Os quatro técnicos assistem a apresentação da cantora de pé!
Fotografia: Divulgação

A PERFORMANCE IMPACTANTE DE KHRYSTAL

Via
TRIBUNA DO NORTE

Khrystal mostrou toda a força de seu talento na primeira rodada do Tira-Teima, terceira etapa do programa The Voice Brasil, exibida na noite desta quinta-feira (28). Única representante potiguar na disputa, ela foi a escolhida pela técnica-jurada Cláudia Leitte e está nas quartas de final da atração global – agora a cantora está a dois passos da grande final, que irá ao ar dia 26 de dezembro. Khrystal apostou na canção “A Carne”, de Seu Jorge e Marcelo Yuka, para conquistar os votos do público. E conseguiu. Antes de subir ao palco, a cantora disse que cantaria “com a peixeira na mão”, arrancando risos dos técnicos e do apresentador Tiago Leifert.

No Tira-Teima, os competidores são divididos em trios e se apresentam separadamente. O público vota no seu favorito e o técnico tem que escolher um entre os dois mais votados. Os adversários da potiguar foram Guto Santanna (DF) e Maylssonn (BA). Eles cantaram, respectivamente, “Não Vá Embora” de Marisa Monte e “Condição” de Lulu Santos.

KHRYSTAL
Começou a encantar com seu talento no palco de um bar, 
em 2002, após pedir uma chance ao proprietário.
Fotografia: Isabella Pinheiro/TV Globo

Com segurança no palco e versão impactante para a música já gravada por Elza Soares, Khrystal levantou a plateia, emocionou quem estava de frente pra tevê e fez vibrar os técnicos durante sua apresentação, que aplaudiram de pé o desempenho da cantora. Ao final, foi saudada pelos por Carlinhos Brown, Lulu Santos, Daniel e Cláudia Leitte.

Para Zé Dias, marido e produtor da cantora, nesses dez anos de convivência com Khrystal, nunca a tinha visto cantar como na noite de quinta-feira no The Voice Brasil. “Não acreditava que ela pudesse ser melhor do que já é”, declarou Dias nas redes sociais. “Vou recebê-la no aeroporto de braços abertos; e se vier com peixeira vai dormir na rua”, brincou o produtor, sobre a frase dita por ela antes de entrar no palco.

KRYSTAL
Não é a primeira vez que ela exibe seu talento em rede nacional.
Participação no programa especial de São João/TV Globo, em 2010.
Na primeira vez, em especial no programa Som Brasil, em 2008,
uma indicação do cantor Renato Braz.
Fotografia: Isabella Pinheiro/TV Globo

A "hastag” #Khrystal ficou entre os assuntos mais comentados na rede social Twitter, durante a exibição do programa. No Facebook, o cantor Zeca Baleiro elogiou a performance da artista potiguar e postou uma foto em sua página.

Na próxima quinta-feira (5/12) será o segundo programa desta terceira fase, em que o técnico seleciona três candidatos para apresentações individuais e ao vivo. No time de Cláudia Leitte, já foram escolhidos dois: Khrystal e Sam Alves (CE). Ao todo, ficarão 12 candidatos, três de cada jurado, para a próxima etapa.

...fonte...

...MAIS...

MÉRITOS EM UM MÊS KHRYSTALINO

Neste mês de novembro, diga-se um mês Khrystalino, Khrystal foi escolhida pelo júri popular a Artista do Ano, pelo Prêmio Hangar de Música e, em seguida, pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, foi condecorada com a Medalha de Mérito Cultural Câmara Cascudo.

khrystal, somente de pé para lhe ouvir e aplaudir!

!!! ATENÇÃO !!!
POTIGUARTE CONCORRE AO PRÊMIO TOP BLOG BRASIL 2013

Para votar, aqui:

Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!
Os direitos autorais são protegidos pela Lei nº 9.610/98, violá-los é crime!

novembro 25, 2013

CAMPANHA PAPAI NOEL DOS CORREIOS

CAMPANHA PAPAI NOEL DOS CORREIOS
OITO MIL CARTINHAS ESPERAM POR ADOÇÃO
“Querido Papai Noel, o meu pedido é uma cama para a minha mãe
 e meu irmão dormir confortáveis. Mas Papai Noel, se você não conseguir,
 pode ser um kit escolar de qualquer personagem”
Fotografia: Alexis Regis

! ! ! EDIÇÃO ESPECIAL ! ! ! 

CAMPANHA PAPAI NOEL DOS CORREIOS
NECESSIDADES BÁSICAS VIRAM SONHOS

Por
Vinícius Menna
TRIBUNA DO NORTE

Enquanto muitas crianças aguardam a chegada do dia 25 de dezembro para por às mãos no brinquedo que tanto almejam, Anne Gabrielly da Silva, de 11 anos, decidiu pedir ao Papai Noel uma cama nova para a mãe. Já o garoto Isaías Ferreira da Silva, de 14, escreveu ao Bom Velhinho em busca de um tratamento odontológico. O apelo dos dois está entre as mais de 8.500 cartas que estão disponíveis nas agências dos Correios para adoção. Para ajudar, basta escolher uma carta e entregar o presente até o dia 12 de dezembro.

O pedido de Anne Gabrielly é uma forma de recompensar e ajudar a mãe pela travessura que fez. “Nossa cama se quebrou. Já que fui eu que quebrei, eu pedi uma na cartinha. Eu estava brincando e aí quebrou. A outra opção foi material escolar, que também é bom porque ajuda a diminuir o prejuízo da minha mãe”, explica.

Com a cama quebrada, elas estavam dormindo juntas todos os dias com o estrado ao chão, coberto com o colchão. Somente há alguns dias elas conseguiram uma cama emprestada, de maneira provisória. Na carta, ela menciona também o afiliado de sua mãe, Davi, de 1 ano e sete meses, a quem ela chama de irmão, que também divide a cama com elas em algumas ocasiões.

A mãe de Anne Gabrielly, Marlene Cardoso da Silva, de 29 anos, perdeu o emprego como auxiliar de cozinha recentemente, o que tem dificultado a vida das duas e impede a compra de uma cama nova. O sustento tem sido garantido com a ajuda da mãe de Marlene e do Bolsa Família. “A gente está numa situação difícil. Eu sou pai e mãe. O pai dela não ajuda”, desabafa.

Mas elas agradecem pelo que já tem. Hoje, elas moram numa casa simples do conjunto residencial Praiamar, no bairro Bom Pastor. A realidade anterior era uma moradia precária em uma comunidade carente, situada às margens da Avenida Capitão Mor Gouveia, próximo ao KM-6.

Isaías Ferreira da Silva mora no povoado Hortigranjeira, na zona rural de Nísia Floresta. Ele chora todas as noites por causa de uma dor de dente que já se arrasta há mais de um ano. Sendo de família humilde, ele não tem recursos para bancar o tratamento. A saída encontrada: pedir ajuda ao Papai Noel.
  
Mas o problema nos dentes não é o único. Com problemas de cognição que dificultam seu aprendizado, ele ainda não é alfabetizado. A carta dele teve que ser redigida pela professora dele, Maria das Dores de Lima. Segundo ela, o garoto chora com frequência depois do lanche e pede para ir embora por não suportar as dores. “No começo, a gente achou que era brincadeira. Fomos até a casa dele e a mãe confirmou o problema”, diz.

Para dizer o que queria, Isaías fez um desenho. O primeiro pedido foi uma bicicleta, mas com a opção de fazer dois pedidos, a professora sugeriu o tratamento para os dentes. Ele concordou prontamente, até porque a situação é um incômodo que vai além das dores: as crianças da vizinhança e da escola colocam apelidos e o chamam de feio seguidamente. “Ele fica com vergonha e vai para casa, chorando”, relata a irmã, Tainara Ferreira da Silva, de 16 anos. “Esse menino chora quase toda noite”, diz a mãe dele, Francisca de Fátima da Silva, de 59 anos.

Mas ainda que enfrente todas essas dificuldades, Isaías ainda pensa em ajudar os outros em detrimento de si mesmo. Ao ser questionado sobre a profissão com que sonha, ele é categórico: “Quero ser bombeiro. Quero ajudar as pessoas”, afirma.

CAMPANHA PAPAI NOEL DOS CORREIOS
Halinna Dantas coordena o projeto nos Correios do RN
Necessidades básicas viram sonhos
Fotografia: Júnior Santos

OITO MIL CARTAS  ESPERAM POR ADOÇÃO

As cartinhas endereçadas ao Papai Noel chegam às mãos de carteiros há anos. Contudo, há 24 anos, esses profissionais resolveram se mobilizar para adotar as cartinhas e dentro dos Correios uma campanha começou a ganhar corpo, sendo hoje abraçada também pela sociedade. O principal objetivo é responder às cartas de crianças em situação de vulnerabilidade social que enviam cartas pedindo presentes de Natal.

Qualquer pessoa pode participar da campanha, atuando como padrinho e providenciando os presentes solicitados pelas crianças. As cartas enviadas pelas crianças são lidas, selecionadas e cadastradas. Em seguida, elas são disponibilizadas para adoção nas agências dos Correios, que funcionam das 8h às 17h

Os presentes relativos às cartas adotadas são entregues pelos padrinhos nos pontos divulgados pelos Correios para que posteriormente a entrega seja feita pela ECT. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança não é informado ao padrinho.

Informações oficiais sobre o Papai Noel dos Correios podem ser obtidas pelos telefones 3003 0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades).

De acordo com a coordenadora local do projeto, Halinna Dantas, pedidos de brinquedo, material escolar e calçados são os mais comuns. “A gente trabalha com um perfil de crianças que estudam em escolas carentes. Esse ano, temos em torno de 65 escolas”, explica.

A expectativa é que este ano 8.500 cartas sejam cadastradas. Até a última terça-feira (19), já haviam sido registradas mais de 7.500, de cidades que englobam a região metropolitana, mas também o interior do Estado, nos municípios de Caicó, Assú, Macau, Nova Cruz, Parelhas, Pau dos Ferros, Santa Cruz e Severiano Melo. Em 2012, foram atendidos 8.167 pedidos.

CAMPANHA PAPAI NOEL DOS CORREIOS
Isaías, 14 anos, pediu um tratamento dentário
"Moro com minha mãe e cinco irmãos"
Fotografia: Vinícius Menna

FUNCIONÁRIOS SE EMOCIONAM COM OS PEDIDOS

O Papai Noel dos Correios já foi responsável por renovar a esperança de muitas crianças potiguares. Os exemplos de pedidos que foram concedidos através do projeto são os mais variados, chegando ao ponto de incluir um transplante de córnea. Em 2004, a então menina de 11 anos Tatiane Lima pediu o órgão ao Papai Noel. Apesar de não ter conseguido na época, a divulgação de sua carta, em reportagem da TRIBUNA DO NORTE, oportunizou a sua família doações e ainda a realização de um outro desejo: a menina ganhou uma bicicleta que tanto queria.

“São crianças realmente de áreas carentes, às vezes de áreas rurais, em que os pais são agricultores e que tem necessidades básicas mesmo. Muitas dessas crianças não tem às vezes a figura paterna em casa, é só a mãe que está batalhando ali para garantir aquele sustento. Em geral, são dependentes do Bolsa Família para poder garantir a alimentação”, relata Halinna Dantas, que coordena o projeto.

Segundo ela, durante o trabalho de cadastro das cartas que chegam aos Correios, é comum ver as funcionários em meio às lágrimas durante o trabalho. “São as  ajudantes de Papai Noel”, brinca Hallina.

A coordenadora cita alguns pedidos como os que mais marcaram: um emprego para a mãe; um carrinho de cachorro quente para sustentar uma família que nem móveis tinha em casa; uma certidão de nascimento para uma criança que estava em adoção irregular.

“A gente poder oportunizar uma esperança, um sonho realizado através dessas cartinhas. Eu acredito que não é só uma realização para a criança, mas também para quem colabora com a campanha”, avalia Hallina Dantas.

PEDIDOS

Eu sou Isaías, tenho 14 anos, estudo no 4º ano e não sei escrever. Tenho problema cognitivo, moro com minha mãe e cinco irmãos e todos na minha casa têm problema cognitivo. Mas problema mesmo é que eu tenho todos os dentes estragados. Gostaria muito de ganhar um tratamento dentário”.

“Querido Papai Noel, o meu pedido é uma cama para a minha mãe e meu irmão dormir confortáveis. Mas Papai Noel, se você não conseguir, pode ser um kit escolar de qualquer personagem”.

“Tenho vontade de ter brinquedos e não posso. (…) Gostaria muito de ganhar uma boneca da Mônica. Se não for possível, gostaria de ganhar também um conjunto de panelinhas”.

“Na minha casa mora muita gente porque tenho 10 irmãos, mas dois já casaram. A gente mora com a minha mãe e o meu pai mora em outro lugar. (…) Eu gostaria de ganhar uma roupa nova porque minha mãe ganha pouco e não pode comprar roupa para todo mundo lá em casa”.

“O que meus pais ganham não dá para comprar o que eu quero. Comigo tenho mais de 4 irmãos e as despesas são muitas, por isso quero ti pedir amigo Papai Noel meu material escolar completo para diminuir os gastos dos meus pais”.

“Eu gosto muito de ficar bonita e gostaria de ganhar uma roupa e um sapato para usar no Natal. Se o sapato for caro, pode comprar uma percata. Também gosto de brochinho de cabelo”.

COMO FAZER

Se dirija a uma agência dos Correios das 8h às 17h e informe a intenção de adotar uma cartinha

ESCOLHA
Nas agências, você poderá escolher uma cartinha disponível para adotar

ENTREGA
Os presentes devem ser entregues até o dia 12 de dezembro nas agências para posterior entrega pelos Correios. Por questões de segurança, a entrega direta é vetada

INFORMAÇÕES

Em caso de dúvida, os Correios oferecem os telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-725 7282 (demais localidades)

...fonte...
TRIBUNA DO NORTE

!!! ATENÇÃO !!!
POTIGUARTE CONCORRE AO PRÊMIO TOP BLOG BRASIL 2013

Para votar, aqui:

Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!
Os direitos autorais são protegidos pela Lei nº 9.610/98, violá-los é crime!

novembro 23, 2013

O SONHO DE UM TENOR POTIGUAR

KAIO MORAIS
O tenor Kaio foi aceito na McGill University considerada a melhor
universidade do Canadá, uma das 10 melhores universidades
de música do mundo (de acordo com o “Princeton Review”)
Fotografia: Acervo Pessoal

O SONHO DE UM TENOR

Por
Yuno Silva
TRIBUNA DO NORTE

O universo conspira a favor do cantor lírico Kaio Morais, agora ele busca apoio coletivo para tornar o sonho de estudar fora do país realidade. Graduado no curso de Licenciatura em Música pela UFRN, onde atualmente faz o Bacharelado, Kaio embarcou em uma corrida contra o tempo desde que ficou sabendo ter sido admitido na Schulich School of Music da McGill University, instituição canadense entre as dez melhores faculdades na área musical do mundo. O potiguar, que conta com apoio de vários professores da Escola de Música da UFRN, tem até o próximo dia 10 de dezembro para levantar R$ 20 mil se quiser garantir a vaga.

Parte desse valor foi doado pelo Sesi-RN, e a outra parte o rapaz de 22 anos espera conseguir com venda de ingressos para recitais e/ou através de doações no sistema “crowdfunding” – palavrão que na prática significa “financiamento coletivo”. Para tanto, Kaio Morais abriu a página benfeitoria.com/kaiomorais onde qualquer pessoa pode colaborar com a causa. Em números, na ponta do lápis, não é muito: 800 pessoas doando R$ 25 ou 400 contribuições de R$ 50 cada.

“Esse dinheiro garante minha vaga no curso por um ano, hospedagem e alimentação eu consigo por lá trabalhando”, disse Morais a reportagem do VIVER. Por enquanto ainda não há uma novos recitais programados.

Professor da rede estadual de ensino, Kaio começou a vislumbrar novos horizontes profissionais em maio do ano passado durante a Semana do Canto Lírico da EMUFRN, quando participou de aulas do professor canadense Stefano Algieri. “Em uma dessas masterclasses (aula especial para músicos) o talento de Kaio chamou atenção do professor Algieri, que se disponibilizou a dar aulas via internet”, contou o pianista e professor da Escola de Música Durval Cesetti.

TALENTO NÍVEL MUNDIAL

Impressionado com a evolução do cantor potiguar, Algieri fez o convite para seu aluno virtual fazer a seleção da Schulich School, onde é professor. Cesetti lembra que Algieri comentou na ocasião que Kaio “é um dos melhores jovens talentos que eu já escutei, um talento de primeira qualidade, um talento a nível mundial”. Cesetti reforça a campanha: “Kaio impressiona a todos com quem trabalha. Extremamente dedicado, inteligente e talentoso, possui uma elevada habilidade musical”.

O potiguar cumpriu todas as etapas burocráticas, passou na difícil prova do Toefl (que mede a proficiência do candidato no inglês) e enviou vídeos cantando em russo, italiano, alemão, inglês, francês e português. “Só está faltando esse dinheiro”, destacou Kaio Morais.

Nascido em Natal, o tenor e pianista Kaio Morais tem atuado em diversos projetos desde meados de 2007: foi monitor no Curso Básico (piano e teoria musical) e no Projeto de Iniciação a Cordas da EMUFRN; professor de Canto Coral da Escola de Música de Macaíba; e pianista do projeto de musicoterapia desenvolvido no Hospital Walfredo Gurgel. Atualmente, além de professor do Estado, também é pianista-acompanhador da classe da professora de canto Elke Riedel na Escola de Música.

CARTA DE APOIO

Como cantor teve suas primeiras experiências no Grupo de Ópera Canto Dell’Arte, com o qual participou como coralista e solista nos espetáculos “Amor à La Carte”, “A Morte da Soprano” e em diversas cenas líricas produzidas pelo grupo. Teve papel de destaque como solista na tonadilla (canção tradicional espanhola) “Al fin Vence la Mujer” e desde 2010 faz parte do Madrigal da UFRN, onde assumiu o cargo de coralista e ensaiador substituto.

O professor canadense Stefano Algieri, da Schulich School of Music da McGill University, fez questão de redigir uma carta pedindo apoio ao pupilo: “Tive a grande honra de ser convidado pela Escola de Música da UFRN para me apresentar e conduzir masterclasses durante a Semana do Canto Lírico em maio de 2012, onde conheci vários jovens cantores ansiosos em aprender.

Um dos cantores era realmente um excepcional tenor, Kaio César Freitas Morais. E é com grande satisfação que escrevo esta carta de recomendação em apoio a ele. Ele é um dos melhores jovens tenores que eu tive o prazer de ouvir. Possui uma bela voz de qualidade mundial, e talento com potencial para uma carreira internacional.

Sabendo da rica história de grandes músicos brasileiros, e a reputação de seu país no apoio a cultura, música e arte, eu escrevo esta carta para pedir sua assistência financeira para ajudá-lo nesta época crítica de desenvolvimento. Ele precisa de ajuda para desenvolver seu talento e preparar-se para uma carreira internacional”.

...fonte...

TENOR KAIO MORAIS
A VUCCHELLA (PAULO TOSTI)
(210x372)

!!! ATENÇÃO !!!
POTIGUARTE CONCORRE AO PRÊMIO TOP BLOG BRASIL 2013

Para votar, aqui:

Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!
Os direitos autorais são protegidos pela Lei nº 9.610/98, violá-los é crime!

novembro 21, 2013

A ARTE DO "AMOSTRADO" GUARACI GABRIEL

     GUARACI GABRIEL
O artista visual conta com trabalho catalogado até no Guiness Book
Países como Cuba, França e Áustria já conhecem o seu trabalho
São quatro bienais internacionais no currículo do Potiguar
O artista expõe “Bicho do Mundo” 
na Pinacoteca do Estado
Fotografia: Divulgação

"BICHO DO MUNDO"
A ARTE DE GUARACI GABRIEL CRAVADA EM FERRO E TINTA

Por
Yuno Silva
TRIBUNA DO NORTE

Guaraci Gabriel é daqueles que gostam de aprontar, de fazer arte. Quem conhece o figura sabe de seu perfil inquieto; misto de loucura, gaiatice e responsabilidade (!). Alguns diriam que é exagerado ou tem mania de grandeza se tomarem como referência apenas suas esculturas gigantes de metal, muitos desconhecem o profissional sério que existe por baixo da barba e do riso fácil. De pintor a escultor, Guaraci é um “amostrado” confesso que hoje circula pelas artes visuais e audiovisuais. Reconhecido mundialmente, com quatro bienais internacionais nas costas, o artista expõe “Bicho do Mundo” até o dia 14 de dezembro, na Pinacoteca do Estado. A intenção, como sempre, é sacudir, instigar.

A mostra pode ser percebida pelo público como um campo fértil, ou mesmo uma encruzilhada que une presente, passado e futuro, onde Guaraci apresenta projetos de grande porte já realizados de um lado e maquetes do que está por vir de outro – tendo o “Bicho do Mundo” como vértice, uma série com 12 imagens de ícones culturais, criadas a partir de miniaturas de animais, gravadas como estampas em chapas de metal. Para completar, ele também aproveita o vernissage desta quinta-feira como primeira locação para a gravação do docudrama em longa metragem “Bicho do Mundo – Biografia não autorizada”. A visitação terá duração de 30 dias e o acesso é gratuito.

MARTIN LUTHER KING
Está entre as personalidades presentes em Bicho do Mundo
Fotografia: Divulgação

“Trabalho a desconstrução da racionalidade”, disse Gabriel sobre a nova exposição, “e nem preciso dizer que o bicho mais perigoso do planeta é o homem”, emenda. Preocupado em permanecer atualizado e mais próximo dos novos artistas urbanos, Guaraci ainda incluiu o estêncil nas obras. Todas as pinturas-colagens estarão à venda.

Para desdobrar a premissa da “desconstrução” e provar que “não passamos de um amontoado organizado de cadeias de carbono”, o artista selecionou fotos de personalidades famosas como Bob Marley, John Lennon, Martin Luther King, Charlie Chaplin, Hitler, Marilyn Monroe, Pelé, Santos Dumont e Ayrton Senna para passar seu recado. No meio da lista um potiguar: o próprio Guaraci. “Sou todos eles, somos!”, garante.

Se tudo correr conforme o planejado, no dia da abertura (e somente só!), o cenário será complementado por uma grande instalação em frente a Pinacoteca: um dado de acrílico, com 2 metros de lado e a projeção de um globo terrestre girando dentro, será içado – “aos poucos” – a uma altura de até 12 metros.

"O JARDIM DAS DELÍCIAS"
Guaracy Gabriel recriou obras de Bosh, o inspirador de Salvador Dali
Fotografia: Divulgação

BIOGRAFIA NÃO AUTORIZADA

Guaraci Gabriel e Carlos Tourinho dividem a responsabilidade pela condução do filme “Bicho do Mundo – Biografia não autorizada”, um docudrama “que parece mas não é”, diz com ar misterioso. Ele e a atriz Silbene Sil, respectivamente diretor de arte e preparadora de elenco do projeto audiovisual Nós na Tela, são os ‘pseudo- protagonistas’ do filme. “Seremos nós mesmo e vamos mostrar o conflito que há entre as duas profissões. No filme, convenço Sil a adiar uma estreia teatral para ir a minha exposição, e quem estiver em volta vai fazer parte da história. Na verdade não posso adiantar muita coisa, pois queremos filmar biografias não autorizadas”.

O detalhe ‘não autorizado’ implica guardar alguns segredos e Guaraci não tem tanta certeza do que pode acontecer até o final do filme: “O que sei é temos duas  histórias fantástica para serem contadas, e no meio desse processo muita coisa pode acontecer”, destaca.

"SONDA INTERGALÁTICA"
Montagem fotográfica com a escultura Sonda Intergaláctica,
originalmente instalada em Mossoró/RN, durante exposição na França
Fotografia: Divulgação

MAIS QUE UM MECENAS

Por trás dos ‘exageros’ de Guaraci, que já lhe renderam o recorde mundial – devidamente registrado no Guinness Book – da maior escultura feita com material reciclado do mundo para a obra “Guerra e Paz” em 2000, topamos com a empresa mossoroense J. Patrício Metais. O empresário Joaquim Patrício, que morreu em um acidente de carro em junho deste ano, era mais que um mecenas para o artista: “É uma parceria que já dura mais de 30 anos”, recorda Gabriel. Mas foi em 1994, com a exposição “Primavera Parabólica Secular” na Funcarte, que a dobradinha artista e mecenas começou a construir as grandes esculturas de metal.

"GUERRA E PAZ"
 Registrada em 2000 pelo Guinness Book como a maior
 escultura feita de material reciclado do mundo
Fotografia: Divulgação

O acidente ocorreu com Patrício ocorreu entre Jardim do Seridó e Parelhas, quando o empresário estava a caminho de Campina Grande (PB) onde iria acompanhar a montagem de uma formiga gigante, uma escultura de Gabriel com cinco toneladas. “A tragédia não permitiu que concluíssemos a montagem, vamos recomeçar agora no início do próximo ano”, informou o artista, que continua recebendo apoio da J. Patrício Metais. “Emanuel Patrício assumiu o lugar do pai dele e a primeira coisa que fez foi me chamar para reforçar a parceria”, comemorou.

"COAÇÃO"
Crucifixo, obra que ficou famosa na Via Costeira
Fotografia: Divulgação

Em Mossoró, onde funciona a sede da empresa, há cinco esculturas gigantes: “Boca da Noite” (garfo e faca), “Garça”, “Sonda Intergaláctica”, “Flor de Maracujá” e o “Colibri”. Seus próximos projetos são uma escultura de 12 metros em homenagem a Marinho Chagas, “o melhor lateral esquerdo do mundo”, e a “maior escultura do mundo” com 300 km de extensão: “Quero fazer o sistema solar em escala 1:16 milhões, começando com o Sol em Mossoró e Netuno na beira do mar aqui em Natal”.

Guaraci Gabriel começou guardando sucata e restos de ferro “meio que escondido” dentro da empresa de Patrício. “No dia que soube, me chamou para perguntar o que ia fazer com aquele material. Disse que ia ajudar e lançou o desafio para eu mostrar que eu bom. Não parei mais”, disse Guaraci, que irá prestar homenagem ao saudoso amigo durante “Bicho Homem”. As homenagens ainda se estendem para Nalva Melo, “que me deu a maior força no ‘Guerra e Paz’”; a jornalista Rejane Cardoso, “que foi presidente da Capitania das Artes e me deu muita força no começo da carreira”; a juíza Maria de Fátima Soares e Pedro Dantas, amigos e apoiadores.

...fonte...
 www.tribunadonorte.com.br

...serviço...
"BICHO DO MATO"
Visitação de terça a domingo, das 9h às 17h, até dia 14 de dezembro

!!! ATENÇÃO !!!
POTIGUARTE CONCORRE AO PRÊMIO TOP BLOG BRASIL 2013

Para votar, aqui:

Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!
Os direitos autorais são protegidos pela Lei nº 9.610/98, violá-los é crime!

novembro 17, 2013

1ª MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO

1ª MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO/RN
A população terá a chance de ver, GRATUITAMENTE,
 os mais  recentes lançamentos cinematográficos brasileiros.
A primeira edição será realizada de 22 a 26 de novembro de 2013
Fotografia: Divulgação

MOSTRA DE GOSTOSO
CENÁRIO PARADISÍACO PARA O CINEMA

Via
TRIBUNA DO  NORTE

O cenário é paradisíaco, perfeito para sessões de cinema ao ar livre; e se a programação for boa, então, nem se fala! Até o nome é bom de ser dito. Filmes inéditos, mostras competitivas de longas e curtas, títulos infantis e um apanhado significativo do cinema nacional que não passa no ‘circuitão’ comercial... não faltam argumentos para seguir 100 km ao Norte a partir de Natal, até São Miguel do Gostoso, para conferir a 1ª Mostra de Cinema de Gostoso. Em cartaz de 22 a 26 de novembro, na praia mais famosa do litoral Norte do RN, o festival reúne 51 produções da novíssima safra brasileira. Todas as atividades são gratuitas, com exibições em telona montada à beira mar.

Também haverá sessões em ambientes fechados, com menor capacidade de público, que incluem debates e palestras com os realizadores e atores dos filmes escalados. As melhores produções serão definidas através de júri popular, e recebem o Prêmio Luís da Câmara Cascudo. Realizada pela Heco Produções (SP), em parceria com o Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), a edição de estreia da Mostra em Gostoso tem tudo o que é preciso para se firmar no circuito nacional de festivais.

Antes de prosseguir um detalhe técnico importante: as exibições ao ar livre utilizarão equipamentos de projeção com tecnologia 2K (alta definição), um formato que começou a chegar agora, com o advento das sessões digitais, nas salas comerciais de cinema em operação em Natal.

Nas categorias competitivas estão listados 16 títulos, sendo oito longas e oito curtas; já a Mostra Panorama exibe 17 curtas e dois longas enquanto a Infantil apresenta 13 produções – ao todo o festival recebeu 153 inscrições de 16 estados. O audiovisual potiguar estará representado por quatro filmes, os curtas “Passando Chapéu”, de Rodrigo Sena; “O Jogo”, de Ricardo Felix; “Mamucaba”, de Anderson Legal e Bruno Little; e “O Contador de Causos”, realização coletiva dos alunos dos cursos de formação técnica e audiovisual produzidos pela Heco no município praiano.

A programação ainda ganha reforço com encenação da peça “Será Que Hoje Meu Boi Não Sai?”, do Coletivo Nóis da Rua, e a festa Boi de Reis.

A 1ª Mostra de Cinema de Gostoso conta com patrocínio da Cosern e Governo do RN através da Lei Câmara Cascudo; mais apoio da Prefeitura de São Miguel do Gostoso, IFRN, UFRN, Fundação José Augusto, Instituto de Ação Social Lino e Isabel Neri (IASNIN); Sintraf Gostoso (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar), Ludovicus – Instituto Câmara, Ale Combustíveis, Serveng Energia e AEGostoso (Associação de Micros e Pequenas Empresa da Região de Gostoso).

REGISTRO DA TRANSFORMAÇÃO

Para o cineasta paulista Eugênio Puppo, da Heco Produções, “a Mostra interfere em questões sociais, educativas e de formação profissional ao oferecer qualificação na área de produção audiovisual”. Ele adiantou que a pretensão é tornar a Mostra anual, “com os jovens atuando e trabalhando na produção do festival”. Aos longo dos últimos três anos, jovens nativos participaram de oficinas e cursos de formação técnica e audiovisual, sobre linguagem, cultura e prática cinematográfica.

Eugênio conheceu São Miguel do Gostoso em 2000, “época que parte da cidade não tinha luz elétrica. Também não tinha internet nem sinal de celular. Quando voltei em 2005 era outro lugar, percebi um crescimento muito rápido e decidi fazer um documentário sobre essa transformação”, disse o cineasta, que hoje se divide entre São Paulo e Gostoso e está devidamente inserido no cotidiano da praia e das pessoas do lugar.

PROGRAMAÇÃO

Mostra Competitiva Longas

. A Batalha do Passinho, de  Emílio Domingos (RJ)
. Com Vandalismo, do Coletivo Nigéria (CE)
. Doméstica, de Gabriel Mascaro (PE)
. Entre Vales, de Philippe Barcinski (SP)
. Esse Amor que nos Consome, de Allan Ribeira (RJ)
. Mar Negro, de Rodrigo Aragão (ES)
. Uma História de Amor e de Fúria, de Luiz Bolognesi (SP)
. De Menor, de Caru Alves de Souza (SP)

...fonte...
www.tribunadonorte.com.br

...visite...
www.mostradecinemadegostoso.com.br

...assista...

VÍDEO DE DIVULGAÇÃO DA 1ª MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO



!!! ATENÇÃO !!!
POTIGUARTE CONCORRE AO PRÊMIO TOP BLOG BRASIL 2013

Para votar, aqui:

Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!
Os direitos autorais são protegidos pela Lei nº 9.610/98, violá-los é crime!

novembro 13, 2013

UM NATAL SEM O PAPAI NOEL DO ALECRIM

WELLINGTON MEDEIROS
O FAMOSO PAPAI NOEL DO ALECRIM
Papai Noel do Alecrim começou sua história ao passar
 por uma rua e ver brinquedos no lixo. Ele levou o 
material para casa e iniciou a recuperação
 objetivando doar às crianças carentes
Fotografia: Geraldo Miranda

 NATAL NÃO TERÁ MAIS O PAPAI NOEL DO ALECRIM

Via
TRIBUNA DO NORTE

A época de fim de ano para muitas crianças de Natal e da Região Metropolitana será mais triste em 2013. O famoso Papai Noel não irá aparecer, pelo menos não aquele incorporado por Wellington Medeiros de Sousa, ou simplesmente “Galego”. Também chamado de Papai Noel do Alecrim, seu gesto de melhorar o fim de ano das crianças carentes foi interrompido na noite da última segunda-feira (11) aos 62 anos de idade.

A viúva Enilda Teixeira lembra que a decisão do marido veio ao se aposentar, quando tinha 58 anos e depois de trabalhar cerca de 11 anos na fábrica Sam’s. “Quando se aposentou, começou a consertar brinquedos para dar às crianças no Natal. Quando ele não podia consertar, ele criava coisas novas”, lembra Enilda.

Em continuidade ao projeto, o Galego criou a chamada Turma do Noel, que agregava cerca de 30 pessoas entre familiares e amigos, ajudando a distribuir os presentes nos mais diversos bairros. Na lista de lares e instituições citadas, que já receberam aproximadamente 3 mil brinquedos em um dos anos, estão a Casa de Mãe Rosinha, na praia de Pirangi; a Casa da Tia Deusa, no conjunto Pirangi; a Casa Menino Jesus, no Alecrim; uma associação da Igreja no Paço da Pátria; Casa da Criança e Escola Ambulatório Padre João Maria, no cruzamento das avenidas Rui Barbosa e Bernardo Vieira; Escola Vovó Libânia, também no Alecrim; um Centro Espírita em Macaíba; e o loteamento Taborda, em Parnamirim.

Durante o tempo em que exerceu esse trabalho voluntário, Galego recebia doações em sua casa, onde montou um ateliê. Mas desde outubro do ano passado as horas dedicadas ao conserto de brinquedos foram diminuindo. Quando o câncer no pulmão, que o vitimou, foi descoberto. Desde o início da doença Galego já não participou da entrega dos presentes que ajeitou em 2012. Segundo Nilmary Barbosa de Almeida, cabeleireira, casada com um sobrinho de Wellington e membro da Turma do Noel, no último Natal foram entregues apenas o que já havia sido reparado.

Após a morte de Galego, a continuidade do projeto voluntário fica comprometida, mas Nilmary explica que ainda não há uma decisão final sobre isso. “A continuidade é possível, mas ainda não pensamos nisso. Após o velório realizado no Centro Velatório Vila Flor, na avenida Xavier da Silveira, o Papai Noel do Alecrim foi sepultado no cemitério de seu bairro de origem, às 16h de ontem.

...fonte...

...frase...
AS CRIANÇAS CARENTES ERAM O ALVO NO PROJETO DO PAPAI NOEL
“Vejo a carência de crianças que não têm nada, nem o que comer às vezes, 
quanto mais um brinquedo. É gratificante demais a entrega e
 eu vou continuar até quando Deus quiser”.
WELLINGTON MEDEIROS
(Papai Noel do Alecrim)

!!! ATENÇÃO !!!
POTIGUARTE CONCORRE AO PRÊMIO TOP BLOG BRASIL 2013

Para votar, aqui:

Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!
Os direitos autorais são protegidos pela Lei nº 9.610/98, violá-los é crime!