julho 17, 2016

INSTÂNCIA DAS ARTES COMEMORA 2 ANOS

  INSTÂNCIA DAS ARTES
SWELLEN PIMENTEL & MICAEL MARTINS

 VEM AÍ A EDIÇÃO COMEMORATIVA

Projeto Cultural Instância das Artes comemora dois anos valorizando a arte e cultura regional.Com o apoio institucional da Justiça Federal no Rio Grande Norte, o objetivo maior do Instância das Artes é a aproximação do Judiciário Federal potiguar da sociedade local, incentivando a produção artística nas dependências da Seção Judiciária.

INSTÂNCIA DAS ARTES
UM NOVO PALCO PARA A ARTE E CULTURA POTIGUAR 
 
O Projeto Cultural Instância das Artes chega aos dois anos consolidado como um dos mais importantes fomentadores da arte e cultura potiguar. Desenvolvido pela Justiça Federal no Rio Grande do Norte, o projeto contempla uma série de atividades voltadas para o incentivo à produção cultural potiguar, desde a música, artes plásticas, artesanato, poesia, entre outros.

Acesso gratuito, o projeto ocorre sempre na última quinta-feira do mês, às 11 horas, Hall da Justiça Federal, Natal/RN, e tem o perfil mantido desde o seu lançamento, trazendo apresentações de dois artistas, onde o primeiro convidado atua com uma apresentação instrumental de 15 minutos e, o segundo convidado, finaliza com uma apresentação vocal, também de 15 minutos, fechando a meia hora destinada ao projeto.

Para a edição comemorativa, dia 28 de julho, às 11 horas, o evento receberá a cantora Swellen Pimentel, primeira artista a inaugurar este projeto, e o músico Micael Martins, que nos brindará com um solo de gaita. Teremos ainda uma atração especial, uma surpresa que encantará a todos os presentes.

Com o apoio institucional da Justiça Federal no Rio Grande Norte, o objetivo maior do Instância das Artes é a aproximação do Judiciário Federal potiguar da sociedade local, incentivando a produção artística nas dependências da Seção Judiciária.

Desde a implantação do projeto, em 24 de abril de 2014, inúmeros artistas regionais colaboraram com a proposta. Entre eles, podemos citar: Simona Talma, Micael Martins, Masiso Camila, Diogo Guanabara, Swellen Pimentell, Rudson Rudson Ricelli, Zé Hilton, Nara Costa, Antônio de Pádua, João Vítor, Khrystal Saraiva, Alan Silveira, Ana Tomaz, Zeca Brasil, Frank Lemos, Lenildo Fonseca, Juliana Menezes, Lysia Condé, Carol Benigno e Carla Regina.

"Além de agregar valores à qualidade de vida de seus servidores, a Justiça Federal do Rio Grande do Norte é inovadora com a iniciativa, sendo a única Seção Judiciária da 5ª Região, com este formato e dinâmica, a prestigiar o artista regional, o que já vem servindo de base e perfil para outras Seções", enfatiza o Juiz Federal e Diretor do Fórum, Dr. Marco Bruno Miranda Clementino.

"A iniciativa é visível na construção e no apoio dado pela Direção do Foro da JFRN ao Instância das Artes”, destaca José Carlos, idealizador e coordenador do projeto, ressaltando ainda o apoio cultural recebido por três colaboradores: ASSEJUF/RN, SICOOB JUDICIÁRIO, RESTAURANTE NATALIS E O SINTRAJURN. 
 
...fonte...
www.jfrn.jus.br
  
Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!
Os direitos autorais são protegidos pela Lei nº 9.610/98. Violá-los é Crime!

julho 09, 2016

BANDA POTIGUAR EM TRIBUTO A RENATO RUSSO

FAR FROM ALASKA
Fotografia: Divulgação

ÁLBUM TRIBUTO A RENATO RUSSO TERÁ PARTICIPAÇÃO
 DA BANDA POTIGUAR FAR FROM ALASKA

A nova geração do rock dará sua contribuição à memória de um dos grande letristas da música brasileira, o músico e compositor Renato Russo, o líder da Legião Urbana, falecido em outubro de 1996.

A produtora Legião Urbana Produções Artísticas, capitaneada por Giuliano Manfredini, filho e herdeiro de Renato Russo, organiza um tributo para marcar os 20 anos da morte do vocalista do Legião.

O projeto reúne versões de músicas da banda elaboradas por novos artistas - e entre os escalados - marcando presença a potiguar Far From Alaska,, segundo notícia publicada no portal da Rolling stone Brasil.

O tributo, intitulado "Viva Renato Russo 20 Anos", tem lançamento agendado para outubro, chegando tanto às plataformas de streaming – como Spotify e Deezer – quanto em CD físico, de maneira gratuita.

A coletânea conta com nomes da produção mais recente da música brasileira, como os potiguares do Far From Alaska, os psicodélicos do Supercordas e os roqueiros do Republica, além de Codinome Winchester e Uh Lá Lá.

FAR FROM ALASKA

Far From Alaska é uma banda de rock de Natal/RN nascida no primeiro semestre de 2012 e formada por nomes bem conhecidos e experientes da cena potiguar: Emmily Barreto (vocal), Cris Botarelli (synth, lap steel e voz), Edu Filgueira (baixo), Rafael Brasil (guitarra) e Lauro Kirsch (bateria). Talvez pelo time de veteranos, que assinaram passagens por bandas como Talma&Gadelha, Planant, Calistoga e Venice, a notícia de lançamento do FFA foi recebida com bastante expectativa pelo público local, o que acabou rendendo uma boa visibilidade ao primeiro single, “Thievery”, lançado em setembro de 2012, e a escalação para tocar no Festival do Dosol (RN) em novembro do mesmo ano.

A grande surpresa foi a vitória no concurso Som Pra Todos, organizado pelo Portal Terra, Banco do Brasil e Deck. O prêmio foi, nada mais, nada menos, que um show na edição 2012 do renomado Planeta Terra Festival, em São Paulo, e um contrato de distribuição com a gravadora carioca. De lá pra cá, com apoio de Shirley Manson (Garbage), as incursões na imprensa aumentaram e o grupo tem experimentado ótima recepção da mídia especializada, que tem festejado a banda com resenhas positivas de show e de lançamentos.

O primeiro EP da banda, Stereochrome, lançado em 2012, contém quatro músicas e foi gravado no Estúdio Dosol (RN), com produção de Dante Augusto (Fukai, Calistoga, The Sinks) e mixado no Estúdio Costella (SP) por Chuck Hipolitho. Já em Maio de 2014, a banda apresenta seu primeiro disco cheio, modeHuman, com 15 faixas gravadas em novembro de 2013 no estúdio Tambor (Deck), no Rio de Janeiro. O registro foi mixado por Pedro Garcia (Planet Hemp) e masterizado por Chris Hanzsek, no Hanzsek Audio (Seattle/EUA).

Com um som difícil de definir, o Far From Alaska conta com influências tão diversas quanto controversas, resultando em uma proposta no mínimo interessante. O que dá pra garantir é que é rock.

BANDA CONTEMPLADA COM PRÊMIO INTERNACIONAL

Só o fato de poder participar do Midem, uma das maiores feiras voltadas à indústria musical do mundo, realizada no mês passado (junho), em Cannes, na França, já era motivo de comemoração para a banda potiguar Far From Alaska. Mas Emmily Barreto, Cris Botarelli, Lauro Kirsch, Rafael Brasil e Eduardo Filgueira voaram ainda mais alto e saíram premiados na categoria "We are the future" (artista revelação) na primeira edição do International Midem Awards.

O quinteto era o representante brasileiro entre os 12 artistas finalistas na categoria definida por votação online, e, de acordo com a página oficial do evento, a vitória foi por uma diferença folgada. Presente ao evento estava a ministra da cultura da França.
 
...fonte...

http://rollingstone.uol.com.br/…/filho-de-renato-russo-reu…/

http://www.cidadedosom.com/cidade-do-som/website/artista/83

http://oglobo.globo.com/…/banda-potiguar-far-from-alaska-le…

Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!
Os direitos autorais são protegidos pela Lei nº 9.610/98. Violá-los é Crime

julho 06, 2016

UMA NATAL HISTORICAMENTE MAPEADA


BAIXE JÁ O APLICATIVO "NATAL HISTÓRICA"
 
Quer conhecer um pouco mais sobre Natal?
Então, olha essa dica! 
 
A capital potiguar conta agora com um aplicativo para apresentar um pouco do seu patrimônio histórico que é o "Natal Histórica". Estudantes, turistas - e o próprio natalense - passam a dispor de uma ferramenta que agrega valor cultural e nostalgia.

Se você caminha por Natal/RN e desconhece boa parte dos prédios à sua volta e o seu peso histórico, O novo App "Natal Histórica" funcionará como um serviço de auxílio ao flaneur, contendo mapas, fotografias e pequenas descrições de alguns edifícios históricos da capital potiguar. Um aplicativo que nos permitirá conhecer o passado que ainda existe na cidade.

O Natal Histórica é um aplicativo desenvolvido para celulares do tipo smartphone e tablets. Com ele, levamos a cidade histórica que reside nos bairros da Cidade Alta e Ribeira para as telas do celular. Uma forma de levar consigo um pouco da história dos seus edifícios.

Nasce, então, o projeto Natal Histórica que contou com o engajamento de um time de colaboradores. Gustavo Sobral, estudioso da cidade e de suas peculiariedades, selecionou alguns dos prédios e lugares e partiu com Angela Almeida, fotografa, para registrar os respectivos pontos, e o que observaram foi uma cidade anônima, cuja história dorme na fachada de boa parte dos seus edifícios.

Arthur Seabra, arquiteto e ilustrador, aceitou a missão de tracejar e colorir um mapa para a cidade. Bruno Pignataro e Thiago Tavares, ao somarem suas expertises, transportaram para o inglês e espanhol todo aquela história. A empresa de desenvolvimento de aplicativos Smarto reuniu tudo e deu forma ao App.

O App está disponível para Android e iOS ou pelo site: 
 Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!
Os direitos autorais são protegidos pela Lei nº 9.610/98. Violá-los é Crime!

julho 05, 2016

MÚSICA POTIGUAR EM DESTAQUE


MPB
MÚSICA POTIGUAR BRASILEIRA
 
O portal Cidade do Som, que entrou no ar na noite desta segunda-feira (04), pretende ser o maior acervo virtual de música no Rio Grande do Norte. A ferramenta possibilita tanto artistas divulgarem seus trabalhos, tanto quanto reunir um banco de dados relevante sobre o legado, a memória e o trabalho de artistas de outras épocas.

CIDADE DO SOM
A música potiguar em destaque.

Projeto inovador é lançado em Natal/RN

A Cidade do Som está em construção, e vai permanecer assim: em eterna expansão! O projeto dá as boas vindas aos amantes da boa música produzida no RN, e amplia as possibilidades tanto para quem quer ser visto como para quem quer conhecer, pesquisar e se surpreender com a diversidade sonora com DNA potiguar.

O objetivo da Cidade do Som é abrir espaço para destacar e reunir todas as vertentes da música potiguar: do samba ao rock, da MPB à música erudita, do hip hop ao reggae, da mais tradicional das manifestações às novas experiências eletrônicas.

Todos os dias o acervo será ampliado, oferecendo um ambiente dinâmico para a divulgação de novos artistas. Além de listar intérpretes, compositores, instrumentistas, produtores e bandas que estão na ativa, o banco de dados virtual ganha força e relevância ao se debruçar sobre o legado, a memória e o trabalho de artistas de outros tempos que marcaram época.

A iniciativa, capitaneada pelo produtor cultural Daniel Campos, ainda prevê a disponibilização gradual de serviços e rotinas de interação entre os cadastrados, onde terão autonomia para atualizar o perfil publicado na portal; atitude que fortalece e ajuda a construir essa Cidade, que é todos e todas!

Multiplique, compartilhe e consuma a música do Rio Grande do Norte. Faça parte dessa família!

"Nesta primeira semana o portal encontra-se em ajustes e por ser participativo, está aberto para receber observações dos internautas. É natural que nesta primeira semana você encontre alguns perfis incompletos, nós deixamos abertos para navegação, mas a partir do dia 11 de julho você encontrará muito mais novidade. Todas as semanas serão lançados 10 novos perfis de artistas completos", justifica Daniel Campos, autor do projeto. 
 
Conheça o projeto, aqui:

http://www.cidadedosom.com/cidade-do-som/website/

Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!
Os direitos autorais são protegidos pela Lei nº 9.610/98. Violá-los é Crime!