O JORNALEIRO PALESTRANTE
Por
Maiara Felipe & Sílvia Correia
“Sempre fui contra o grande jargão: ‘o homem é produto do meio’. Nascer pobre e feio é conseqüência do destino. Agora, morrer assim é incompetência e preguiça.” Foi com esse pensamento que o empreendedor potiguar Jussier Ramalho, 52 anos, deu a volta por cima e conseguiu se tornar um dos 12 “cases” de sucesso do Brasil pela revista Carreira & Negócios, ao lado de nomes como os dos presidentes da Fiat, do Banco Real, do Magazine Luiza, da Fundação Anhanguera, do Chillie Beans e do apresentador Marcelo Tas, ele conta que não é que tenha o dinheiro que eles têm, mas que conseguiu fazer com que seu nome fosse reconhecido tanto quanto o deles.
Criador do conceito inovador de que “o cliente é a razão maior de qualquer empresa”, o jornaleiro tornou-se famoso por todo o Brasil com o sucesso de sua Banca Prática, localizada na avenida Afonso Pena, em Natal – Rio Grande do Norte. Atualmente, além das atividades de empreendedorismo, vive de dar palestras por todo o país compartilhando suas vivências como empreendedor, distribuindo sua aprendizagem sobre marketing e espalhando sua motivação para muitos universitários e executivos.
. Uma infância de extrema dificuldade, a maior delas, a fome
HISTÓRIA
Existem pessoas capazes de transformar o ambiente à sua volta, de lutar contra fatores adversos e seguir adiante. Pessoas que são faróis, que ousam, que não sentem medo de se lançar às cegas num vôo solo. Que avistam oportunidades onde outros vêem apenas obstáculos. Jussier Ramalho é um destes homens: Guerreiro, aguerrido, criativo e muito ousado.
Nascido em uma família pobre, Jussier Ramalho perdeu o pai aos 3 anos de idade, e viveu uma infância de extrema dificuldade, a maior delas, a fome. A mãe, vendedora de roupas de porta em porta, só tinha condições de por comida na mesa uma vez a cada dois dias. Porém, Jussier defende a idéia de que a dificuldade é o caminho para se enxergar a possibilidade. O garoto pequeno e magrelo, porém determinado, teve que trabalhar muito cedo para ajudar a mãe e as duas irmãs menores. Aos 14 anos, conseguiu o primeiro emprego de ajudante de vendas em Lagoa Seca, zona Leste de Natal.
Foi com esse trabalho que começou a modificar a sua percepção em abordagem de clientes. Aos 17 anos, resolveu ingressar na Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro, onde passou quatro anos. Contudo, a sua grande paixão sempre foi o comércio e ao deixar a “farda”, foi ser vendedor de “quase tudo”. Vendeu consórcio de caixão de defunto, box para banheiro; trabalhou em uma empresa de tíquete de alimentação. Arriscou-se também como professor de lambada e foi então que conheceu Ana Ester que hoje é a sua principal aliada na vida.
Jussier recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Escola da Vida, num evento promovido pela Academia Paulistana de Letras, Fundação Anhanguera, Instituto de Empreendedores e Microlins. Em 2008, lançou o Best-Seller “Você é a sua melhor marca”, da editora Campus. Empreendedor de sucesso reconhecido e um dos dez palestrantes mais requisitados do Brasil, Jussier Ramalho consegue transmitir de forma carismática e objetiva, tudo que aprendeu na “escola da vida”, onde tem sido aprovado com excelência. Seu nome encontra-se elencado no ranking dos principais palestrantes nacionais. Entre eles, personalidades do padrão de Fernando Henrique Cardoso, Oscar Schmidt, Max Gehringer e Arnaldo Jabor.
“Você é a sua melhor marca”
Best Seller indispensável para quem quer crescer e se destacar
VOCÊ É A SUA MELHOR MARCA
Por
João Ricardo Correia
O best seller “Você é sua melhor marca” é indispensável para quem quer crescer e se destacar. Mesclando passagens da sua incrível trajetória empresarial com aspectos mais técnicos do empreendedorismo, Jussier faz do seu livro o “handbook” do Marketing Pessoal, um guia para o sucesso com valiosas dicas de como lidar com clientes, captar vendas e, principalmente, de como confiar em si e transparecer confiança.
As dificuldades não podem parar o talento, enfraquecer a vontade de vencer. O livro “Você é sua melhor marca” é um guia de sobrevivência na selva de pedra. É um analgésico para a dor do desencanto profissional, é um companheiro naqueles momentos em que você tem vontade de tudo, menos de acreditar que pode mudar sua história.
Jussier Ramalho
Posicionado no ranking dos 30 principais palestrantes do País
A distância para chegar ao sucesso fica maior a partir do momento em que nenhum passo é dado em sua direção. Jussier sabia que não podia fracassar e disse a ele mesmo: “Eu posso. Eu sou minha melhor marca e vou apostar nisso”. Deu certo. Aliás, tem dado muito certo. O que é escrito e dito por este natalense que encanta plateias, prendendo atenção de estudantes e de megaempresários, é a materialização de palavras como persistência, trabalho, atenção, educação, ânimo, amor e fé.
O marketing pessoal tão falado por Jussier nada mais é do que a fórmula certa que você precisa encontrar para, primeiramente, estar bem consigo e, depois, poder aplicar em tudo que faz.
Não é à toa que “Você é sua melhor marca” é um sucesso de vendas Brasil afora. Porque para vencer, para tornar-se um produto humano de qualidade incontestável, é preciso muito mais que falar três ou quatro idiomas, estudar nas melhores faculdades do mundo, ou nascer num berço de ouro. É preciso, antes de qualquer coisa, ser humilde ; para chorar de alegria com o sorriso de uma criança; para entender a necessidade alheia; para saber retribuir o ódio com o perdão e para acreditar que somos produto do meio que construímos.
"BANCA PRÁTICA"
Fundada em 1996, foi um marco de sucesso para a vida de Jussier
Uma das bancas de jornais mais famosa da capital potiguar
FECHA-SE UM CICLO E ABRE-SE OUTRO
Intuitivamente e também com muita leitura e determinação, Jussier Ramalho transformou sua própria história de dificuldades e privações em um exemplo de sucesso empresarial e é hoje um palestrante requisitado para eventos com estudantes universitários, profissionais da área de saúde, executivos e afins.
Em julho de 2006, Jussier teve oportunidade de proferir palestra no Centro de Convenções de Natal, para um público estimado em 1200 pessoas. Abordando o tema “Marketing pessoal”. O evento foi um grande sucesso e arrancou aplausos entusiasmados do público presente, merecendo referências elogiosas de palestrantes de renome nacional.
Com Alexandre Garcia - Rede Globo Brasília
Tudo começou quando Jussier comprou uma banca de revistas. Sem nenhum recurso, ele conseguiu um prazo de 45 dias para pagar um investimento e em apenas 25 dias foi capaz de levantar todo dinheiro necessário.
Agora, passados 16 anos à frente da Banca Prática, uma das bancas de jornais mais famosa da capital potiguar, Jussier Ramalho desiste de ter um estabelecimento na avenida Afonso Pena, bairro de Petrópolis, um dos bairros nobres da cidade. o empreendimento foi passado adiante. A banca foi vendida há 15 dias, e agora receberá uma nova denominação. Mas os 21 assaltos durante esse período - também - colaboraram para esta decisão. Para Jussier a insegurança não está relacionada ao trabalho da PM. "Os policiais sempre fizeram a parte deles. O estado é que tem poucos policiais. A população cresce e o número de PMs, não", apontou. Jussier acredita que abrirá outro estabelecimento, de preferência em um shopping da cidade. "Pelo menos é uma sensação de segurança maior", confirmou.
Com Gianne Albertoni e Chris Flores - Hoje em Dia Rede Record
O sucesso alcançado com o seu negócio era partilhado com os clientes e parte dos lucros destinados a pequenos projetos sociais que beneficiaram crianças e jovens carentes da periferia. Jussier sempre foi um interlocutor entre seus clientes e fornecedores, um gerador de oportunidades, um divulgador de eventos, um empreendedor de visão, um potencializador de recursos. Autodidata, nunca parou de ler e, assim, tornou-se um profundo conhecedor das práticas mercadológicas, um homem ligado ao seu tempo e consciente da importância que tem para as gerações vindouras, que o terão como ícone de empreendedor de sucesso.
A Banca Prática foi uma das melhores, se não a melhor, de Natal. Climatizada, cercada de verde e com atendentes uniformizados, solícitos e muito bem preparados. A banca conquistou uma clientela seleta e esteve sempre surpreendendo, através da promoção de eventos divertidos e inusitados.
Jussier é um homem que sabe fazer. É a prova de que o sucesso é resultado, tão somente, de um trabalho bem feito. É um encantador de clientes, um mago de vendas, um talento nato e uma alma vibrante do próprio negócio. Prova viva de que para se chegar longe, é necessário esforço e determinação. Sem formação acadêmica, porém, autodidata, Jussier é profundo conhecedor da arte de vender. Graças a isso, tem suas qualidades e méritos reconhecidos a nível nacional. Seu lema é “Ser, é melhor do que Parecer”. O pequeno jornaleiro conseguiu - com sua performance - mostrar que SANTO DE CASA pode fazer milagres, sim. E dos bons!
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