ESTUDANTES DE MOSSORÓ, ATRAVÉS DE
PROJETOS DE
SUSTENTABILIDADE, CHEGAM A LONDRES
Fotografia:Alcivan Costa
SUSTENTABILIDADE, CHEGAM A LONDRES
Fotografia:Alcivan Costa
Estudantes de escolas públicas de
Mossoró, no Rio Grande do Norte, participam de feira de ciências em Londres. A experiência é resultado
de premiações alcançadas com projetos de sustentabilidade e meio ambiente na IV
Feira do Semiárido Potiguar, que aconteceu entre os dias 5 e 7 de novembro de
2014. Para serem selecionados para a LIYSF Londres, os alunos tiveram que
passar por provas com questões escritas, redação e conversação, tudo em Inglês.
Para realizar as provas, eles tiveram três meses de preparação.
ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA DE MOSSORÓ,
RIO GRANDE DO NORTE, PARTICIPAM DE
RIO GRANDE DO NORTE, PARTICIPAM DE
FEIRA DE CIÊNCIAS EM LONDRES
Via
GAZETA DO OESTE
GAZETA DO OESTE
Três estudantes e uma professora de escolas públicas de Mossoró vão representar o município na London International Youth Science Forum 2015 (LIYSF), uma feira de ciências que acontecerá em Londres, na Inglaterra, em julho deste ano. Para as duas adolescentes do grupo, a experiência é resultado de premiações alcançadas com projetos de sustentabilidade e meio ambiente na IV Feira do Semiárido Potiguar, que aconteceu entre os dias 5 e 7 de novembro do ano passado.
Nayonara Yasmim, de 17 anos,
cursa o 3° ano do ensino médio na Escola Professor Abel Freire Coelho. Ela
representará a sua escola na LIYSF e fala sobre a expectativa da viagem. “É
muito gratificante saber que vamos estar na universidade de Cambridge, uma das
melhores do mundo. Que vamos conhecer laboratórios, museus, entre várias outras
coisas. Mas o mais importante é mostrar que é possível, mesmo sendo de escola
pública”, diz.
Bárbara Amorim, de 15 anos é aluna do 3° ano da Escola Estadual Aída Ramalho Cortez Pereira e afirma que a expectativa é ganhar mais conhecimento acadêmico e cultural. “Conhecer novos lugares e levar essa experiência tanto para a vida pessoal, quanto para a profissional. Sinto-me honrada em estar representando alunos de escolas públicas, queria muito que servisse como um incentivo para os demais”, afirma.
Para serem selecionados para a LIYSF Londres, os alunos tiveram que passar por provas com questões escritas, redação e conversação, tudo em Inglês. Para realizar as provas, eles tiveram três meses de preparação. “O que nos ajudou foram músicas, seriados, entre outras coisas”, comenta Bárbara, sobre o aprendizado de um novo idioma.
O projeto ganhador de Nayonara Yasmim trata de dois diferentes tipos de biodiesel, com gordura bovina e suína, já o que Bárbara Amorim vai representar trata da fabricação de blocos feitos de sacos de cimento e água. Os projetos serão apresentados em Londres através de vídeos feitos com os demais integrantes dos grupos que participaram tanto da Feira do Semiárido, quanto da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), em São Paulo, março deste ano.
As alunas também ressaltaram a importância dos professores que orientaram os projetos. “Uma das partes mais importantes são os professores-orientadores, que acreditam nos alunos, porque só o aluno querer e o professor não acreditar, não adianta”, diz Nayonara Yasmim. “O meu professor é um bom orientador e a escola também incentivou bastante”, afirma Bárbara Amorim.
Para a Febrace, os alunos receberam uma ajuda de custo do Governo do Estado, auxílio esse que ainda não está confirmado para a viagem de Londres, o que tem preocupado os estudantes.
Além das duas adolescentes, outro aluno, Caio Mateus, foi selecionado para o evento. Ele vai representar a Escola Estadual Moreira Dias, instituição que também enviará uma professora para o evento internacional.
Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!
Os direitos autorais são protegidos pela Lei nº 9.610/98, violá-los é crime!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!