PRÊMIO HANGAR
UMA JANELA PARA A CENA MUSICAL POTIGUAR
11ª edição Chegando com fôlego renovado de estrutura
Referência no currículo dos músicos potiguares
Criado em 1999, o prêmio Hangar conta com
patrocínio da Cosern e Governo do RN
através da Lei Câmara Cascudo.
Fotografia: Divulgação
11ª edição Chegando com fôlego renovado de estrutura
Referência no currículo dos músicos potiguares
Criado em 1999, o prêmio Hangar conta com
patrocínio da Cosern e Governo do RN
através da Lei Câmara Cascudo.
Fotografia: Divulgação
HANGAR
A CENA MUSICAL POTIGUAR
A CENA MUSICAL POTIGUAR
Via
Yuno Silva/Tribuna do Norte/Portal no Ar
A cena musical do Rio Grande do Norte não é das mais movimentadas do Brasil, o mercado é pequeno e inversamente proporcional à competência dos artistas que atuam em solo potiguar, e uma das formas de evidenciar o que vem acontecendo de relevante na esquina do Brasil atende pelo nome de Prêmio Hangar.
Criado em 1999, o projeto realiza sua 11ª edição no dia de hoje, 8 de outubro, mas a lista de indicados nas 13 categorias competitivas já foi divulgada: entre nomes conhecidos como Khrystal, Carlos Zens e Valéria Oliveira, figuram novatos como o mossoroense Artur Soares, as bandas Andróide sem Par e Far From Alaska e o baterista Matheus Jardim.
O homenageado deste ano será o experiente Mirabô Dantas e o tema escolhido para ancorar a cerimônia de premiação “Canta Teu Lugar e Encantarás o Mundo”.
Quem fez as contas percebeu que o Prêmio passou em branco em três ocasiões: em 2006, 2007 e 2009 o Hangar passou por dificuldades de patrocínio, fato que se somou ao envolvimento do produtor e idealizador do projeto Marcelo Veni com outras atividades. “Estava investindo na carreira de (cantor) Rodolfo Amaral, fizemos quase 400 shows em 2006 e 2007”, justificou.
Para chegar aos cinco indicados em cada uma das categorias, o júri oficial, coordenado pelo sociólogo e gestor cultural Josenilton Tavares, partiu de uma pesquisa de opinião aplicada durante o Circuito Cultural Ribeira deste mês – ao todo foram elencados 43 nomes. “Acreditamos que o público que frequenta o Circuito seja bem representativo, pois vemos gente de toda a cidade de diferentes classes sociais e faixas etárias”, informou Veni durante entrevista ao VIVER. Nessa fase inicial foram consultadas 102 pessoas, mas a pesquisa – apesar de espontânea – foi direcionada a artistas, músicos, produtores, gestores de espaços culturais “e uma parcela do público que acompanha de perto a cena cultural natalense”, reforça.
PEPEU GOMES, ELLEN OLÉRIA E CABRUÊRA ESTÃO NO HANGAR
Atração no palco Sunset do Rock in Rio 2013, o guitarrista e cantor Pepeu Gomes estará na programação do Prêmio Hangar deste ano. O músico foi premiado em 2008 pelo Hangar como destaque nacional em 2008. Pepeu faz minishow durante a cerimônia de premiação que acontece nesta terça-feria, 8 de outubro, no Teatro Riachuelo, a partir das 19h, que ainda contará com participação de 30 atrações em rápidas apresentações e parcerias inusitadas - de acordo o produtor Marcelo Veni, a premiação terá duração de duas horas.
Além de Pepeu, a cantora Ellen Oléria (DF), vencedora do reality The Voice Brazil em 2012, e considerada pelo Hangar como revelação nacional, também estará no palco do Prêmio Hangar, ao lado da banda Cabruêra (PB).
O compositor e cantor Mirabô Dantas será o homenageado da edição deste ano, que terá como tema “Canta Teu Lugar e Encantarás o Mundo”. A cerimônia será comandada pela atriz Quitéria Kelly e o ator Diego Bruno. Haverá também intervenções do grupo de dança Fusion e a direção musical da noite de premiação é de Eduardo Taufic. A direção geral é de Marcelo Veni e a Direção Cênica de Júnior Dalberto, com concepção artística e roteiro de Marcelo Veni e Júnior Dalberto.
O Prêmio, que vem marcando o cenário desde 1999, contemplará este ano 20 diferentes categorias, divididas em 13 competitivas e 7 especiais.
NOVO ENDEREÇO
A mudança de endereço da cerimônia de premiação, que sai do Alberto Maranhão para o Teatro Riachuelo, mais que dobra a capacidade de receber convidados: “Sem um aumento substancial nos custos, pois o Riachuelo entrou como parceiro do projeto, damos um salto de 642 lugares para 1,5 mil. Sem falar que muitos artistas que irão se apresentar durante a noite ainda não pisaram naquele palco”, lembrou Veni. Ele avisa que será uma noite para convidados e que não haverá cobrança de ingresso. O Prêmio Hangar conta com patrocínio do Governo do RN (lei de incentivo Câmara Cascudo) e da Cosern.
Os indicados à premiação de uma das maiores celebrações da música potiguar foram divulgados no mês passado. O Prêmio Hangar de Música é a premiação musical mais antiga do Nordeste. Desde 1999 o prêmio é promovido em Natal com o objetivo de premiar, reconhecer, valorizar, incentivar e divulgar a rica produção musical da cidade, do Estado, da região Nordeste e de artistas de âmbito nacional.
Em suas dez edições realizadas revelou e homenageou diversos talentos Brasileiros. Este ano será a primeira vez que produtores culturais entraram na lista de premiação, “uma reivindicação antiga que ganhou força com o curso de Produção Cultural do IFRN”, disse Marcelo Veni, lembrando que a inclusão também ajuda a evitar a confusão que existe entre produção cultural e produção musical.
O Prêmio contemplará este ano 20 diferentes categorias, divididas em 13 competitivas e 7 especiais. Neste ano, o perfil do júri oficial está voltado para a produção e o jornalismo cultural, formado por Fábio Farias, Yuno Silva, Sergio Vilar e Yanna Medeiros. Um estímulo e valorização de iniciativas na área da comunicação que possam contribuir com uma percepção crítica e positiva da produção musical do Estado.
ARTISTAS COM MAIOR NÚMERO DE INDICAÇÕES
ARTHUR SOARES COM 04 INDICAÇÕES: Artista do Ano, Revelação Musical do RN, Compositor do Ano (CD Bodoque) e Música do Ano (Da Minha Terra; QUARTETO LINHA COM 03 INDICAÇÕES: Artista do Ano, Grupo do Ano, e Música do Ano (Eu tô Naquela – de João Henrique Koerig); ANDRÓIDE SEM PAR COM 02 INDICAÇÕES: Revelação Musical do RN e CD do Ano (Grave; MANOCA BARRETO COM 02 INDICAÇÕES: Instrumentista do Ano e CD do Ano (O Som Que Vem).
RELAÇÃO POR CATEGORIA
REVELAÇÃO MUSICAL
01 - ANDRÓIDE SEM PAR
02 - ARTUR SOARES,
03 - FAR FROM ALASKA
04 - MAÍRA SALES
05 - MATHEUS JARDIM
INTÉRPRETE DO ANO
01 - CLARA PINHEIRO
02 - HILKÉLIA
03 - KHRYSTAL
04 - LIZ ROSA
05 - VALÉRIA OLIVEIRA
MÚSICA DO ANO
01 - DA MINHA TERRA
ARTUR SOARES – CD ARTUR SOARES – BODOQUE
ARTUR SOARES – CD ARTUR SOARES – BODOQUE
02 - DOIS TEMPOS
KHRYSTAL – CD DOIS TEMPOS / CD LIZ ROSA
KHRYSTAL – CD DOIS TEMPOS / CD LIZ ROSA
03 - EU TÔ NAQUELA
JOÃO HENRIQUE KOERIG / CD O MEU SAMBA É ASSIM / QUARTETO LINHA
JOÃO HENRIQUE KOERIG / CD O MEU SAMBA É ASSIM / QUARTETO LINHA
04 - NA LAMA, NA LAPA
KHRYSTAL/ VALÉRIA OLIVEIRACD - KHRYSTAL – DOIS TEMPOS / CD LIZ ROSA
KHRYSTAL/ VALÉRIA OLIVEIRACD - KHRYSTAL – DOIS TEMPOS / CD LIZ ROSA
05 - NO ROLÉ
ANGELA CASTRO/TIQUINHA RODRIGUES/TONI GREGÓRIO no CD DEMARÉ – ROSA DE PEDRA
ANGELA CASTRO/TIQUINHA RODRIGUES/TONI GREGÓRIO no CD DEMARÉ – ROSA DE PEDRA
INSTRUMENTISTAS DO ANO
01 - ANTÔNIO DE PÁDUA
02 - CARLOS ZENS
03 - JULIANO FERREIRA ( JOW JOW )
04 - MANOCA BARRETO
05 - ROGÉRIO PITOMBA
PRODUTOR MUSICAL DO ANO
01 - ANDERSON FOCA
02 - DIOGO GUANABARA
03 - EDUARDO PINHEIRO
04 - EDUARDO TAUFIC
05 - JUBILEU FILHO
LETRISTA/COMPOSITOR
01 - ÂNGELA CASTRO (CD DEMARÉ)
02 - ARTUR SOARES (CD BODOQUE)
03 - KHRYSTAL (CD DOIS TEMPOS )
04 - RICARDO BAYA (COMPOSIÇÕES AUTORAIS 2013)
05 - SIMONA TALMA (CD BANG)
CD DE ARTISTA POTIGUAR
01 - DEMARÉ – ROSA DE PEDRA
02 - DOIS TEMPOS – KRYSTAL
03 - EM ÁGUAS CLARAS – VALÉRIA OLIVEIRA
04 - GRAVE – ANDRÓIDE SEM PAR
05 - O SOM QUE VEM – MANOCA BARRETO
SHOW DO ANO
01 - CLÁSSICOS DO BAIÃO
TRIBUTO A GONZAGÃO – ORQUESTRA SINFÔNICA DA UFRN E CONVIDADOS
TRIBUTO A GONZAGÃO – ORQUESTRA SINFÔNICA DA UFRN E CONVIDADOS
02 - DEMARÉ – ROSA DE PEDRA
03 - DOIS TEMPOS – KRYSTAL
04 - EM ÁGUAS CLARAS – VALÉRIA OLIVEIRA
05 - ÓPERA ROCK – HILKÉLIA
HIP HOP POTIGUAR
01 - CABOCLAS MC´S
02 - CARCARÁ NA VIAGEM
03 - CHICO BOMBA & ZÉ BAGA
04 - MANIFEST’ARTE S.A
05 – NORDESTENATO
PRODUTOR CULTURAL DO ANO
01 - ANDERSON FOCA
02 - JUÇARA FIGUEREDO
03 - MONICA MAC DOWELL
04 - NELSON REBOUÇAS
05 - TATIANE FERNANDES
ARTISTA POPULAR DO ANO
01 - BANDA GRAFITH
02 - CARLOS ALEXANDRE JR
03 - FERNANDO FARIAS
04 - LUIZINHO NOBRE
05 - MARINA ELALI
ARTISTA DO ANO
01 - ARTUR SOARES
02 - KHRYSTAL
03 - QUARTETO LINHA
04 - ROSA DE PEDRA
05 - VALÉRIA OLIVEIRA
BANDA DO ANO
01 - DU SOUTO
02 - QUARTETO LINHA
03 - RASTAFEELING
04 - ROSA DE PEDRA
05 - SATURNINO
...fonte...
Tribuna do Norte
Portal no Ar
POTIGUARTE CONCORRE AO PRÊMIO TOP BLOG BRASIL 2013
Para votar, aqui:
Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!
Os direitos autorais são protegidos pela Lei nº 9.610/98, violá-los é crime!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!