Para quem concorreu
com 3.500 projetos de todo o
país,
o professor de Artes Emanuel Alves Leite, 27 anos, disse que
“não deixa de ser uma surpresa” o fato de seu projeto
“Lugar de circo é na escola” estar entre os dez
vencedores do Prêmio Educador Nota 10,
o professor de Artes Emanuel Alves Leite, 27 anos, disse que
“não deixa de ser uma surpresa” o fato de seu projeto
“Lugar de circo é na escola” estar entre os dez
vencedores do Prêmio Educador Nota 10,
promovido pela
Fundação Victor Civita,
parceria com a Fundação
Roberto Marinho
Fotografia: Divulgação
UM PROFESSOR POTIGUAR NOTA 10
Via
ASSECOM EDUCAÇÃO/RN
A
Fundação Victor Civita, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, realizaram nesta segunda-feira (20), em São
Paulo, a etapa final do Prêmio Educador Nota 10, certame que homenageou os
melhores professores do país e, neste
ano, contou com um potiguar entre os dez educadores
premiados.
Com o projeto “Lugar de circo é na escola”, desenvolvido na Escola Estadual Professora Maria Lourdes Bezerra, localizada em Macau/RN, Emanuel Alves Leite, venceu mais de 3.500 projetos inscritos de todas as regiões do Brasil e conquistou o título educador nota 10.
Formado em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Emanuel “Coringa”, como é conhecido, desenvolveu o trabalho premiado na escola onde lecionava durante todo o ano de 2013. “Para que pudesse levar a arte circense para a escola, contei com o total apoio da minha escola, que abriu as suas portas para minha ideia”, explica Coringa.
Durante as aulas de artes, o professor mostrava as várias facetas que o circo pode ter, seja nos populares, comuns a realidade da cidade em que a escola está, ou a grandeza e sofisticação dos grandes circos, como o Cirque de Soleil. “Encontrei algumas resistências por ministrar algumas das minhas aulas vestido de palhaço, o que casou um burburinho na escola”, explicou Coringa.
Envolvendo toda a escola durante dois semestres letivos, estudantes e a comunidade escolar participaram de oficinas, conheceram de perto a profissão de palhaço, desenvolveram estudos a cerca do papel que o circo desempenhou ao longo das épocas e perceberam como o circo pode ser um instrumento importante na aprendizagem da arte.
Concorrer com projetos de todo o país não intimidou Emanuel, mas conquistar, etapa por etapa, o prêmio foi uma das maiores surpresas que o professor teve: “Foi algo que me deixou feliz, pois representa todo o empenho que eu, a coordenação pedagógica, direção e alunos tiveram para executar o projeto. O grande prêmio está no aprendizado que todos nós tivemos”.
Nesta segunda, ele foi contemplado, juntamente com outros nove professores, entre outros prêmios, com um cheque no valor de R$ 15.000 em reconhecimento aos trabalhos prestado ao ensino do Brasil. O prêmio, que é o mais importante do gênero na América Latina, acontece desde 1998 e já premiou mais de 180 professores.
Os trabalhos premiados são ideias
simples e corajosas que mostram a importância da aprendizagem de crianças e
jovens e a tarefa de mantê-los numa boa escola, trabalho esse indispensável
para a transformação deste país numa nação melhor e mais justa.
...fonte...
Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!
Os direitos autorais são protegidos pela Lei nº 9.610/98, violá-los é crime!