LUCAS BARROS
A competição esse ano contou com 82 violoncelistas de 24 países
e Barros foi o primeiro brasileiro a atingir tal distinção
Fotografia: Divulgação
A competição esse ano contou com 82 violoncelistas de 24 países
e Barros foi o primeiro brasileiro a atingir tal distinção
Fotografia: Divulgação
VIOLONCELISTA DA UFRN DESBANCA CONCORRENTES
DE 24 PAÍSES E VENCE PRÊMIO INTERNACIONAL
Via
TRIBUNA DO NORTE
SUBSTANTIVO PLURAL
Um aluno de Bacharelado em Violoncelo da Escola de Música da UFRN (EMUFRN), Lucas Barros, é o primeiro brasileiro a vencer o Concurso Internacional David Popper, na Hungria. A competição foi realizada na cidade de Várpalota e reuniu 82 violoncelistas de 24 países.
O resultado foi anunciado no último domingo (22). Segundo o professor Fábio Presgrave, da EMUFRN, a premiação internacional tem um significado valioso do ponto de vista acadêmico e artístico e faz a diferença na vida desses profissionais.
O professor conta ainda que os vencedores anteriores do prêmio Popper são, atualmente, violoncelistas de grande importância, como Robert Nagy - Primeiro Violoncelo da Orquestra Filarmônica de Viena - e Andrei Ionut - último vencedor do Prêmio Tchaikovsky.
O concurso tem como presidente o renomado violoncelista Czaba Onczay, professor catedrático da Academia Liszt em Budapest, e vencedor do lendário Concurso Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, em 1976.
Nascido em Belo Horizonte, em uma família de músicos, Lucas Barros já se apresentou como solista de orquestras como a Filarmônica de Minas Gerais, a Sinfônica de Minas Gerais, SESI-MG e a Sinfônica da UFRN, atuando junto a maestros como Roberto Tibiriçá, Abel Rocha e André Muniz.
O estudante também já se apresentou no Festival Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, em 2014, em decorrência do segundo prêmio conquistado no Concurso Internacional de Violoncelo do Rio Cello Encounter, em 2013.
Atualmente está finalizando seu curso de Bacharelado na UFRN, onde foi nos últimos anos bolsista da Orquestra Sinfônica da UFRN e do grupo UFRN CELLOS.
No início de 2015, Lucas Barros venceu o Concurso do Mozarteum, de São Paulo, para bolsa na Orquestra Sinfônica de Berlim (DSO). Atualmente, realiza estágio como bolsista do Mozarteum e está finalizando seu curso na EMUFRN, onde atuou, nos últimos anos, como bolsista da Orquestra Sinfônica da UFRN e do grupo UFRN CELLOS.
...fonte...
...visite...
Se copiar textos e ou
fotografias, atribua os créditos!
Os direitos autorais
são protegidos pela Lei nº 9.610/98, violá-los é crime!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!