novembro 03, 2011

GOOGLE MAPS NA CIDADE DO SOL

Ponte Newton Navarro - Natal/RN

  EQUIPE DO GOOGLE MAPS FOTOGRAFA NATAL E MOSSORÓ
 
Uma das maiores empresas do mundo, o Google continua expandindo seus mercados por todos os continentes do planeta. Uma equipe da empresa estadunidense, especificamente do Google Maps Street View está em Natal para fotografar as ruas e os principais pontos turísticos da capital potiguar. Na tarde desta quinta-feira (3), o carro  que produz essas imagens foi flagrado pela equipe de reportagem da Tribuna do Norte. O veículo trafegava na rua Apodi, no centro da cidade potiguar.

De acordo com a página oficial do do Google Maps, a cidade de Mossoró também está sendo fotografada pelos carros da empresa. Segundo o site, 69 cidades de 15 estados brasileiros estão sendo ou já foram visitadas pelos carros do Google Maps Street View.

Rio Potengi - Natal/RN
 
A Google, como muitos já sabem, filma as ruas e avenidas das maiores cidades do mundo, assim nós podemos vê-las em três dimensões no maps.google.com.br. Muitas já estão prontas, como é o caso de São Paulo. Clique aqui para passear na Avenida Paulista. A técnica é razoavelmente simples, um veículo equipado com várias câmeras, passa bem devagar e fotografa a frente, as laterais e as costas, registrando prédios, placas e tudo mais. Assim você pode passear pelas ruas utilizando o seu mouse. Natal já está sendo filmada. Portanto quem ver um carro estranho cheio de câmeras passando pela sua rua, não se espante. É a Google registrando cada metro da nossa cidade.

O Google Maps é um serviço oferecido pelo Google que trata da visualização de mapas e imagens feitas de salélites de toda a Terra. A ferramenta permite também que os usuários criem rotas e caminhos, funcionando como uma espécie de GPS. Caso o internauta queira encontrar uma determinada rua, por exemplo, o serviço mostrará um trajeto que o levará do ponto de partida cadastrado ao local desejado.

Entretanto, a maioria das cidades tem apenas imagens captadas por satélites de longa distância, o que gera um visualização menos eficaz. O Google, por sua vez, começou, há alguns anos, a visitar as principais cidades do mundo para explorar imagens que permitissem ao usuário se sentir realmente no local que ele pretende buscar na página.

Natal/RN
Esta cena não mais figurará no próximo Google Maps
 Ginásio e  Estádio darão lugares aos novos projetos  para a Copa do Mundo 2014
serão apenas eternas lembranças perpetuadas pelas lentes do fotógrafo  Canindé Soares
 
Dessa forma, cidades como Paris, Londres e São Paulo, por exemplo, já permitem que o internauta, ao acessar o site, tenha uma visualização panoâmica - 360 graus na horizontal e 290 na vertical - do local. Tudo o que está ao redor pode ser visto. Essa moderna ferramenta dá ao usuário a oportunidade de conhecer a rua como se ele estivesse de fato no local, pois capta a imagem do solo do local, e não de cima.

As fotos são feitas por carros - como os que estão circulando por Natal e Mossoró - e conseguem mostrar, além das ruas das cidades, lojas e até pessoas que passem no momento em que o equipamento do Google fotografar o ambiente.

O Google também disponibiliza para  empresários ou quem mais interessar, a marcação de suas lojas no Google Maps, além da possibilidade de cadastrá-las na página. Dessa maneira, quem clicar no endereço da loja, verá informações sobre o horário de funcionamento, entre outras coisas.

Natal e Mossoró entraram na rota dos carros do Google Maps Street View e devem ter sua informações e visualizações atualizadas no site num futuro próximo.

Carro do Google Maps em ação

 COMO FUNCIONA O CARRO DA GOOGLE MAPS

Na verdade ele não filma, mas tira fotos continuamente que juntas fecham 360° na horizontal e 270° na vertical. Com isto você pode ver desde o chão até o céu. Quando o projeto começou eram utilizadas 8 câmeras posicionadas na horizontal e 1 na vertical, atualmente são utilizadas 11 câmeras apontadas para as mais diversas direções.

As fotos somente são realizadas em dias com sol pleno, o que garante a boa qualidade, principalmente quanto à luminosidade, pois assim o usuário pode aproveitar melhor o recurso. Junto com as câmeras fotográficas tem o GPS que serve para marcar a localização de onde cada foto foi tirada, tudo naturalmente, sincronizado com a velocidade do carro.

A geolocalização serve para sobrepor as fotos ao mapa do maps.google.com.br. Dentro do carro fica um computador comum, mas com um disco rígido (HD) com grande capacidade de armazenamento. Após a visita a cada cidade, as fotos são enviadas para processamento.No processamento os detalhes fotografados são borrados, assim ninguém poderá ver o rosto das pessoas nem as placas dos veículos.

O início do projeto, aqui no Brasil, foi em 2010 e começou por Belo Horizonte, que é a cidade natal da Google no Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo por motivos óbvios. Naquela fase 30 veículos foram adaptados e percorreram aproximadamente 1 milhão de quilômetros nas regiões metropolitanas de BH, SP e RJ. Em Natal e Mossoró serão utilizadas câmeras mais modernas como as do segundo modelo, mas recoberta por uma capa protetora azul.


...fonte...

...fotografia...
Canindé soares
Jaime Batista da Silva 

2 comentários:

  1. Em que local natal/rn está fotografado pelo Street View ???????? ( se tiver né)

    ResponderExcluir
  2. Súbito, ilustre, insólito e fugaz visitante. Talvez até intruso. Deuses astronautas. Estes sentimentos estão sendo gerados em corações e coraçõeszinhos dos poucos que habitam e por onde aparece um street view em regiões ermas e ignotas deste mundo...:)

    ResponderExcluir

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!