março 02, 2012

NATAL... SAUDADES DE UM TEMPO VIVIDO

   Antiga Ponte de Igapó - Natal/RN

SAUDOSISMO NAS REDES

 Por
Yuno Silva

A busca por referências históricas, a necessidade de reencontrar elementos que forjaram a identidade cultural e a curiosidade sobre um passado recente, esfacelado pela falta imperativa de zelo, vêm causando frisson nas redes sociais. Alimentadas por imagens antigas, de uma Natal charmosa ainda entrecortada por linhas de bondes, pessoas de todas as idades estão praticando os mais novos 'esportes' da internet: "curtir" e "compartilhar". Espalhadas em perfis aleatórios ou aglutinadas em endereços eletrônicos específicos, as fotografias - e as histórias que elas revelam - estão proporcionando verdadeiras viagens no tempo.  

Av. Tavares de Lyra - Ribeira - Natal/RN

Capazes de alterar a forma como a população enxerga a capital do RN e o próprio papel social dentro do atual contexto urbano, essas viagens ganharam nova rota com a publicação de um acervo formado por quase 300 fotografias feitas no início da década de 1940 pelo norte-americano Hart Preston (da revista Time-Life), que registrou a construção de bases militares dos EUA em Natal e no Recife durante o período da Segunda Guerra Mundial. Porém, bem antes das imagens de Preston serem disponibilizadas na internet, um vasto material de fotógrafos visionários como Jaecy e Luiz Grevy já circulavam na rede.

 Ponta Negra - Natal/RN
fotografia: Jaeci

Um dos primeiros a compartilhar imagens antigas de Natal foi o jornalista e pesquisador Sandro Fortunato, responsável pelo acervo da página eletrônica Memória Viva. "A procura pela identidade é um fenômeno mundial, mas no RN essa busca se torna ainda mais desbravadora pela falta sistemática da preservação da memória", verifica. Para Fortunato, existem ações isoladas com um foco definido, como por exemplo a preservação dos acervos da Fundação Rampa e de Câmara Cascudo. "Há quase 20 anos pesquiso em várias capitais brasileiras e posso afirmar que Natal é disparada a cidade mais desmemoriada. Felizmente vejo uma nova geração interessada em valorizar essa história."

Bonde da "Força e Luz"
 trafegando na Rua Dr. Barata -  Ribeira - Natal/RN

Segundo o jornalista, "o grande lance é compartilhar. Não adianta querer levar crédito por algo feito por outra pessoa." Sandro diz isso por perceber que "também existe a neura do mérito de ser a primeira pessoa a digitalizar e disponibilizar conteúdo histórico na internet. Depois que postou, um abraço".

Farol de Mãe Luiza - Natal/RN
fotografia: Jaeci

Outro que também alimenta a rede com imagens antigas e histórias do Grande Ponto, da Tavares de Lira e do tempo que Natal acabava na altura do bairro do Tirol é o jornalista, pesquisador e produtor cultural Eduardo Alexandre 'Dunga' Garcia, 59. Colecionador de fotos históricas, Dunga contabiliza acervo digital com mais de três mil imagens e adianta que, por enquanto, não pensa em organizar um livro. "Neste momento minha preocupação é com a preservação da memória. Sempre tive muito amor pela minha cidade e acredito ser fundamental mostrar essas transformações para que as pessoas possam compreenderem melhor a formação de Natal."


"Baldo" - Natal/RN

Autor do livro "Cantões, cocadas: Grande Ponto Djalma Maranhão", Eduardo Alexandre está envolvido com pesquisas desde 2002, mas garante que seu acervo foi reunido a partir de buscas na internet e em livros. "É preciso paciência e um pouco de conhecimento histórico sobre lugares e pessoas para encontrar algo interessante", ressaltou.

Dunga passou mais de um ano procurando uma foto da torre da indústria de Juvino Barreto, na Ribeira, e levou outro tanto para encontrar uma imagem panorâmica da praça Augusto Severo e da pontezinha que cruzava o aterro do salgado - construção discreta que existe até hoje. "Tem muita foto ainda por vir", garante. "Um bom exemplo é este acervo do fotógrafo norte-americano (Hart Preston)."

Praça Augusto Severo - Ribeira - Natal/RN

ARQUEÓLOGO DIZ QUE
 "VIVENCIAMOS UMA ERUPÇÃO SAUDOSISTA"

O movimento descentralizado que domina as redes sociais, e chama atenção de pessoas interessadas no passado imagético de Natal, é visto como uma "erupção saudosista" pelo arqueólogo gaúcho Walner Barros Spencer, 62. Radicado no RN há décadas, professor universitário aposentado pela Universidade Federal e Doutor em Antropologia, Spencer vê o compartilhamento das imagens antigas como a "busca por uma identidade e por princípios morais e filosóficos perdidos."


  Av. Deodoro - Natal/RN

Após a "dessacralização geral promovida pela sociedade moderna, as pessoas estão atrás de referências em meio a essa massificação de conceitos que torna as pessoas muito mais parecidas com papagaios que com corujas", sentencia Walner. Considerado um dos principais conhecedores da história do Rio Grande do Norte da atualidade, o arqueólogo acredita no encerramento de um ciclo e na existência de uma "uma nuvem de pensamento, acessada por esse grupo de pessoas", integradas a partir da mesma necessidade, que justificam essa "erupção" - para ele, a palavra nostalgia pode soar de maneira negativa nesse caso. "As pessoas estão atrás de recompor a própria memória e não de ficar lembrando ou lamentando sobre o passado."

Canto do Mangue - Natal/RN

O jornalista e escritor Leonardo Sodré, 57, também reforça a teoria: "essa movimentação traz novos sentimentos aos mais jovens." Ele mesmo alimenta a grande rede com informações históricas sobre Natal e garante que "seria muito interessante se juntarem todas essas informações já disponíveis em páginas eletrônicas, blogs e perfis em redes sociais. Tenho certeza que daria pra fazer um tremendo livro sobre a história da cidade."

Bairro das Rocas - Natal/RN

Assim como o norte-americano Hart Preston, da revista Time-Life, o pernambucano Luiz Grevy da Silva, contemporâneo do fotógrafo Jaecy, também registrou pessoas e lugares de Natal entre 1944 e início dos anos 1980. Falecido há 12 anos, seu acervo foi totalmente perdido por falta de um acondicionamento adequado. "Sobrou só as fotos da família, o resto foi todo perdido: negativos e cópias em papel. Não ficou nada!", disse Marconi Grevy, filho do fotógrafo.

Vista parcial Areia Preta - Natal/RN

Já Jaecy, que passou o ofício para o filho Jaecy Jr, ficou famoso por construir e preservar um acervo fotográfico de relevância histórica, onde se é possível conhecer as paisagens ainda intocadas da capital potiguar e entender as transformações urbanas da cidade ao longo do tempo.  Boa parte das imagens antigas de Natal disponíveis na internet é de sua autoria, disseminadas, principalmente após o lançamento de um DVD, vendido em bancas de jornal com seu acervo. Mas, e depois de serem compartilhadas e curtidas, qual será o destino das imagens distribuídas na internet? Se for considerado o desejo em comum externado pelos entrevistados, elas servirão como embasamento para um maior respeito ao passado e maior consideração pelo futuro de Natal.



...fotografia...
Jaeci 
Via Web

 ...visite...
www.facebook.com/NatalComoTeAmo
www.facebook.com/eduardoalexandregarcia
www.facebook.com/memoriaviva
http://mediocridade-plural.blogspot.com.br/2011/09/natal-antiga.html
"A melhor medicina contra a saudade é a falta de memória."
(Carlos Drummond de Andrade)

4 comentários:

  1. Minhas andanças a Natal foi nos anos 80 e eu hj sinto uma frustação, um remorço muito grande de não ter sido nos anos 60. Eu moro em Aracaju e em férias eu viajava. As 2 são até equivalente em tranquilidade, sem ter aqueles agitares das grandes metrópolis. Como tempo não volta atraz p,ra recuperar o q perdeu, é se coformar e tchau. A minha cerveja era na Ribeira, bairro descriminado por causa das buates, de prostituição, como tbm as cabeças insensatas não querem saber q a história e mesmo Natal em si começou ali.

    ResponderExcluir
  2. Sergio Orieva época boa para quem nao sabe essa época saia ônibus da av. pres. bandeira (av 2 ) com av 6 piqui nique para ponta negra amigos estou criando um blog sobre estorias da antiga natal onde a turma dos anos 50,60,70,80,possa contar estorias vivida e fotos antiga e amareladas sobre a historia venham participar falar sobre o palácio do esporte o único palco da época o que fazíamos depois...falar sobre o clube America á assem, zas tras o feijão verde cantinho da gia ... montei um( blog lembrança da natal do passado ) sergiorieva@ e gostaria de fazer uma grande comunidade com fotos da época e se possível vídeo só coisa do anos 50,60,70,80 e 90 nada novo. vamos abrir os antigos álbuns e caixas de sapatos e enviar o nosso passado nossas lembranças e também daqueles que hoje já não estão entre nos e criar uma grande comunidade de saudosista narrando o que fizemos vamos divulgar para dar certo

    ResponderExcluir
  3. Sergio Orieva época boa para quem nao sabe essa época saia ônibus da av. pres. bandeira (av 2 ) com av 6 piqui nique para ponta negra amigos estou criando um blog sobre estorias da antiga natal onde a turma dos anos 50,60,70,80,possa contar estorias vivida e fotos antiga e amareladas sobre a historia venham participar falar sobre o palácio do esporte o único palco da época o que fazíamos depois...falar sobre o clube America á assem, zas tras o feijão verde cantinho da gia ... montei um( blog lembrança da natal do passado ) sergiorieva@ e gostaria de fazer uma grande comunidade com fotos da época e se possível vídeo só coisa do anos 50,60,70,80 e 90 nada novo. vamos abrir os antigos álbuns e caixas de sapatos e enviar o nosso passado nossas lembranças e também daqueles que hoje já não estão entre nos e criar uma grande comunidade de saudosista narrando o que fizemos vamos divulgar para dar certo

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texto. Vc sabe onde posso encontrar a fonte original desta imagem mostrada: "Bonde da 'Força e Luz' trafegando na Rua Dr. Barata - Ribeira - Natal/RN". Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!