abril 02, 2011

A SONORIDADE DO SAX DE OURO POTIGUAR

CHRISTIAN PINHEIRO
A SONORIDADE ÍMPAR DO SAX POTIGUAR

Ao recordar suas experiências de vida, Christian Pinheiro percebe o quanto a música esteve presente e influenciou em sua formação pessoal e profissional. Ser o músico que é não foi apenas uma questão de escolha, e sim algo que já nasceu com ele.

Iniciou seus estudos na música aos sete anos de idade, Seu pai, vindo de uma família de músicos, tornou-se um grande maestro e professor de música em Mossoró-RN, cidade onde Christian nasceu. Dele partiram o incentivo e as primeiras aulas de que precisava para desenvolver sua vocação. Durante toda a infância Christian acompanhou o Pai em seu trabalho, passando a ser um dos muitos alunos nas bandas de música surgidas na região. A paixão e dedicação à música, profissionalismo e amor à arte, é o maior exemplo de profissionalismo que procurou guardar do Pai, o maestro Dermival Pinheiro.

Depois de aventurar-se a tocar vários instrumentos tais como clarinete, requinta, piano e inclusive alguns de percussão, foi apresentado ao saxofone, e ficou encantado com a sonoridade e design do instrumento. Com ele integrou a Banda de música do Sesi e profissionalmente a Banda de Música Municipal de Mossoró, em ambas como solista.

Em 1989, aos dezesseis anos de idade, iniciou a carreira solo, ingressando no “disputado mundo da música instrumental”. Suas influências como saxofonista partiram de grandes mestres do Jazz como: Charlie Parker e Poul Desmond. Com o passar dos anos aprimorou e desenvolveu seu próprio estilo e composições, dedicando-se inclusive aos três tipos de saxofones: Alto, Tenor e soprano.

Em 1993 já em Fortaleza-CE, foi convidado a participar de um programa de entrevistas que iria ao ar ao vivo e diariamente pela TV Jangadeiro para todo Estado do Ceará, através do qual tornou-se muito conhecido entre a sociedade local, sendo convidado a participar de muitos eventos e grandes shows no Brasil e posteriormente no Exterior.

Durante algum tempo dedicou-se à Pop Music o que resultou na gravação do seu primeiro álbum, “Tocando para o Mar”. Nessa mesma época recebeu o convite para participar de Lake Eola Park Festival em Orlando-FL, essa seria a primeira viagem de sua carreira aos Estados Unidos.

Em 2002, Christian entrou em estúdio para gravar seu segundo CD, “Mais Perto Quero Estar” no repertório somente hinos Sacros, "Na verdade tratava-se mais de uma realização pessoal do que profissional, motivada por minha própria religiosidade", comentou.

Um ano mais tarde, em Abril de 2003 retornou aos Estados Unidos para mais uma temporada de shows, agora em Salt Lake City onde permaneceu por dois meses. Por ocasião desta viagem realizou shows na Zanzibar House Of Jazz, no salão de concertos Daynes Music e na Utah Stat University, dentre outros...
Ainda no campo internacional e mais recentemente, foi convidado para ministrar um workshop sobre música brasileira na BYU University em Provo - USA. Por ocasião desta viajem lançou seu álbum de canções natalinas em jazz intitulado Christima’s Mood realizando várias apresentações em diferentes cidades daquele país.

Christian Pinheiro também já se apresentou na abertura de shows de grandes artistas. Tais como: Caetano Veloso, Djavan, Quarteto em Sy, MPB 4, Edson Cordeiro, Moraes Moreira ... entre outros. Tornou-se um dos saxofonistas mais conhecidos de Fortaleza-Ce, cidade escolhida pelo músico para iniciar e expandir sua arte.

Em sua discografia composta por cinco álbuns destaque para ‘’Mais Perto Quero Estar’’ lançado em 2003 no salão de concertos Dynes Music, Salt Lake City - USA, e ‘’Friends’’ gravado em 2004, o mais autoral de todos, um trabalho que mostra em profundidade toda a sua versatilidade, revelando a veia jazzística do saxofonista.

Christian Pinheiro continua com o mesmo compromisso de proporcionar para o seu público e admiradores uma música de qualidade e inspiradora. É apontado por críticos e apreciadores como uma das principais revelações da música instrumental de Mossoró, e posteriormente de Fortaleza-Ce para onde se mudou em 1992.


...fonte...

...fotografia...
Trabalho de Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!