abril 13, 2011

UMA LEGENDA IMORTAL DO FORRÓ POTIGUAR

 ELINO JULIÃO
UMA LEGENDA IMORTAL DO FORRÓ POTIGUAR
por
Maria Betânia Monteiro

Filho de Sebastião Pequeno, tocador de cavaquinho e Concertina. Nasceu em Timbaúba dos Batistas (RN), em 13 de novembro de 1936. Foi menino butador d'água junto ao seu estimadíssimo jumentinho "Moleque", no sítio Tôco, onde cantarolava batendo numa lata as modinhas que aprendia na festa de Sant`Ana em Caicó - RN. Na casa grande da fazenda, onde se reuniam os moradores da redondeza, Elino Julião da Silva fazia a alegria da rapazeada. 

Costumava sair da fazenda descalço e a pé, rompendo 18 km de caatinga para bater a famosa " peladinha " em frente à Igreja de Sant`Ana na cidade de Caicó e articular-se, claro, para cantar na sede do Caicó Esporte Clube, no domingo à tarde. Cantar para Elino, já era êxtase.

Nos anos 1950, destemidamente o garoto de 14 anos "pegou morcego" no caminhão de Artur Dias e veio para Natal, se escondeu no bairro das Quintas e logo garantiu seu espaço para cantar no Programa Domingo Alegre da Rádio Poti, junto ao radialista Genar Wanderley e no animado Forró da Coréia, onde hoje é o o Estádio de futebol Machadão, forró esse que o inspirou a compor um dos seus grandes sucessos: "O forro da Coréia".

Com mais de 40 anos de carreira, foi um divulgador da cultura nordestina, inclusive, quando fez sucesso na década de 1960, no Rio de Janeiro, oportunidade dada através de Jackson do Pandeiro, que o ajudou a gravar seus primeiros sucessos. Elino Julião se tornou ainda mais conhecido no Brasil com as suas músicas interpretadas por nomes famosos como Luiz Gonzaga, Genival Lacerda, Tetê Spíndola e Coronel Ludugero.

Apresentado no CD Elino Julião, só sucessos, pela escritora Raquel de Queiroz, Elino é caracterizado como um arauto da música nordestina. Sobre o músico, disse a escritora: “... embalado por sua própria história de cantador popular, Elino Julião lança um CD contendo músicas folclóricas da região, estilo Forró, Xotes, Marchinhas Juninas, Sambas e Frevos, com originalidade e alegria, difundindo e preservando costumes e tradições Nordestinas...”. Disse ainda Raquel: Lembrar à mídia e à indústria radiofônica que a autenticidade da Música Nordestina pode fazer sucesso, é tarefa dos artistas que cantam o Nordeste, sua cultura e sua gente. Elino Julião é um desses”.

Além de O Rabo do jumento, Elino Julião é autor de consagrados sucessos, como Puxando fogo, Na Sombra do juazeiro, Filho de goiamum, A festa do senhor São João e Xodó de motorista, com regravações na Bélgica, em Portugal, e na África (Zâmbia).

Elino Julião residiu em Natal, sendo dirigido e produzido por sua esposa Maria Veneranda de Araújo. Fez shows por todo o país, com a competência de quem já tem mais de seiscentas músicas gravadas pelos mais diversos nomes da MPB. Fez seu primeiro registro fonográfico com Rabo do jumento, no ano de 1968. Gravou pelos selos CBS, Columbia e Sony Music.

Elino Julião dividiu o palco com Marinês e sua Gente no Projeto Seis e Meia, durante a V Semana de Cultura Popular, realizada no TAM, em 17 de agosto de 1999, na ocasião recebeu o Troféu 500 Anos do presidente da FJA, jornalista Woden Madruga. Elino também garante seu lugar de respeito no Dicionário da Música do Rio Grande do Norte (2001), da pesquisadora Leide Câmara.

Menino esperto que trouxe no sangue as raízes do autêntico "forró pé de serra" do sertão nordestino, registrou e divulgou com originalidade e alegria a cultura e as tradições dos folguedos populares nordestinos por mais de de 4 décadas. Elino Julião Morreu em maio de 2006, vítima de aneurisma cerebral.

...fontes...
Wikipédia
www.elinojuliao.com.br
Maria Betânia Monteiro
www.tribunadonorte.com.br
...fotografia...
Rodrigo Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!