maio 01, 2011

UMA LUZ NA FOTOGRAFIA POTIGUAR

APHOTO  tem sede no Mercado de Petropolis - Natal/RN
ASSOCIAÇÃO POTIGUAR DE FOTOGRAFIA
UMA LUZ NA FOTOGRAFIA POTIGUAR

A Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto) tem por objetivo reunir e representar os profissionais com interesses comuns, promovendo e defendendo a imagem, o trabalho e os direitos dos associados, bem como a defesa dos direitos autorais, morais e materiais de suas obras de acordo com as leis vigentes, melhorando qualquer aspecto negativo relacionado à profissão.

 De acordo com seu estatuto, a Aphoto é uma entidade civil, sem fins econômicos, políticos ou outros, que se destina, exclusivamente, a zelar pelos interesses morais, culturais e materiais dos fotógrafos potiguares, independente da formação acadêmica. "A Aphoto pretende sensibilizar órgãos, entidades e a opinião pública sobre a importância cultural e econômica da fotografia no Rio Grande do Norte", enfatizou o jornalista Alexandro Gurgel, presidente da entidade.

 A profissão de "fotógrafo" ainda não foi regulamentada pelo Congresso Nacional. Em geral, sem nenhum critério, são usadas produções fotográficas sem ao menos informar a autoria, o que é reconhecido e protegido por Lei. A fotografia é técnica, arte e trabalho, embora seu reconhecimento como profissão passe por estudos nos meios administrativos e políticos. No momento, prevalece a atuação e o conhecimento do profissional no seu dia-a-dia como reconhecimento do bom profissional.


A Aphoto vem de encontro ao preenchimento de lacunas próprias do “informalismo” da profissão, dando identidade, definindo de forma apropriada e assessorando a atividade. "A aplicação de saídas associativas e a personalização da profissão ainda é muito nova, vai depender da sua própria história, experiências, erros e acertos como milhares de atividades já consolidadas. Vamos fazer uma grande campanha para a regulamentação da profissão junto aos nossos políticos e outras associações afiliadas", completou o presidente.

 Segundo o jornalista Alexandro Gurgel, a Aphoto reconhece que a profissão de fotógrafo é conquistada no dia-a-dia, nas mais diversas circunstâncias, na captura experiente da imagem, conseguida após muito trabalho e dedicação. “Não é pretensão da Aphoto estabelecer critérios elitistas ou se fundamentar em estrelismo, mas sim agregar quem é realmente fotógrafo atuando em território potiguar”, disse o presidente.

HISTÓRIA

A Associação Potiguar de fotografia foi reformulada e teve uma nova fundação no dia 26 de setembro de 2006, através de uma reunião com fotógrafos profissionais e amadores na sede do curso Practical Idiomas, em Natal(RN). O fato se deve a falta de estrutura da entidade para ter funcionalidade e atuação junto as propostas da fotografia potiguar, como cursos, oficinas, passeios, eventos e parcerias publicas e privadas para articular a fotografia no Rio Grande do Norte.

A Aphoto, nova sigla da Associação Potiguar de Fotografia, tem sede no Mercado de Petropolis, numa parceria com a Prefeitura Muncipal de Natal onde vai funcionar por tempo indeterminado. Toda a documentação e acervo da entidade foi preservada e servirá para continuidade do trabalho, incluindo o cadastro informal de pessoas, tanto amadores como profissionais, realizado em eventos, cursos e oficinas desde da primeira iniciativa em janeiro de 2003. Uma nova composição da Associação Potiguar de Fotografia foi eleita na ocasião da reunião de reativação da entidade, em 2006, determinando como titulares nos seguintes cargos: Alex Gurgel(Presidente), Roberto Dias(Vice-Presidente), Katarina Mendes(Secretária), Adrovando Claro(Tesoureiro), Hugo Macedo(Diretor Cultural), Álvaro Pereira(Diretor de Comunicação) e Richardson Sant’Anna(Diretor de Pesquisa e Documentação).


As primeiras providencias da entidade foi o registro jurídico(em 2008) e a filiação junto a Confederação Brasileira de Fotografia. Ficou ainda acertado como datas comemorativas oficiais da associação: Dia do Fotógrafo(8 de janeiro) e o Dia Mundial da Fotografia(19 de agosto). Nestas duas datas sempre haverá exposições e eventos através da iniciativa da entidade e de acordo com as possibilidades financeiras da associação, dando destaque especial a participação dos associados.

Uma carteira de associado também foi instituída através de uma anuidade para as duas categorias de associados: profissional(trabalhador comprovado na área) e amador(autor que utiliza a fotografia como lazer e atividade artística) . Uma série de parcerias serão ainda implantadas para beneficiar o quadro de sócios. Uma pesquisa também vai sendo conduzida para melhorar o conhecimento da Associação acerca das atividades de interesse dos associados no Estado, incluindo a criação de representações nas regiões e municípios Potiguares.

...fonte... 
  
...contato...
84 3211-5436 - 8896 5436

...fotografia... 
Nei Douglas 
acervo APHOTO

Um comentário:

  1. Muito massa, José Carlos!

    Valeu a força com a divulgação da Aphoto no seu prestigiado blog.

    Abraços,

    Alex

    ResponderExcluir

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!