junho 29, 2011

EM CORES: A EXPRESSÃO DA VIDA NORDESTINA

NEWTON AVELINO
UMA EXPRESSÃO DA VIDA NORDESTINA EM SEUS PINCÉIS

 Por
Arilda Costa

Newton Avelino nasceu no Rio Grande do Norte em família de artistas. E foi dessa vivência, e da sua aguçada observação das cenas do cotidiano, que ele  extraiu as tintas que viriam compor o seu inconfundível universo criativo e plástico. Artista hábil nas acrílicas, sua pintura tem a fortaleza do mandacaru e o colorido juvenil dos girassóis e do sol potiguar. 


Pintor com sua arte já consolidada, ele tem obras espalhadas no Brasil, em galerias e acervos particulares. Fato que demonstra efetivamente o apreço e reconhecimento do seu trabalho... É na sua querida e insubstituível cidade, Natal, onde tem o seu ateliê e convive com outros artistas contemporâneos. Integra a Associação dos Artistas Potiguares, já expôs na Capitania das Artes, Assembléia Legislativa, Galeria do Serviço Social do Comércio, Fundação José Augusto, Gran Bingo Natal e em outras tradicionais vitrines onde a sua arte é sempre reconhecida.


Sua linguagem artística é própria e bem brasileira. Mistura traços arrojados com cores fortes. Seu tema preferido é o povo brasileiro. O sertanejo, antes de tudo, um forte. “Trabalhadores Nordestinos” é uma de suas obras que chama atenção, porque nos mostra, antes de mais nada, pessoas destemidas e com muita vontade de dar sua contribuição para construir um país mais justo e forte. Newton Avelino é um artista de grande sensibilidade, que se preocupa com o tema da sua obra para chamar atenção da sociedade como num todo, e ele mostra esta preocupação na tela “Trabalhadores Informais”.


“Os vaqueiros com a Derruba” é uma obra do artista que expressa mais uma vez toda a sua sensibilidade e todo o seu arrojo, sobre tintas e traços que ele coloca em suas telas . “A DERRUBADA” é a labuta dos vaqueiros, no sertão semi-árido nordestino, com o gado.


Com “Os Caboclinhos” ele vem com uma linda obra de arte mostrando as cores e a alegria do folclore nordestino, na expressão e na sensibilidade de uma dança de origem indígena, talvez a mais antiga do Brasil.
Newton Avelino faz parte de uma geração de pintores potiguares que abre o século XXI, conjugando estilos secularmente conhecidos nas artes plásticas: inspiração e transpiração. 

...fonte...
Arilda Costa

...visite... 

3 comentários:

  1. Gostei mt de conheçer este outro lado da pintura nordestina ! estava fazendo uma pesquisa para um trabalho na faculdade e me inspirei mt em Newton Avelino ... Bjoos gostei mt

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Amigos o site do artista potiguar Newton Avelino é:

    www.aartedenewtonavelino.com

    Obrigado a todos!

    ResponderExcluir

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!