junho 02, 2011

REFLEXOS POR TODA A NOSSA VIDA


A IMPORTÂNCIA DA FOTOGRAFIA EM NOSSA VIDA

A fotografia há décadas é considerada uma forma de expressão, foi assim que o homem encontrou o melhor e mais perfeito jeito, de gravar e transmitir suas idéias. A imagem mais do que nunca, vem ganhando sua importância, e hoje vivemos em um mundo mais visual, e a fotografia está ao alcance de todos. Com esta facilidade, as tecnologias permitem uma foto ser manipulada e modificada, nos fazendo assistir o verdadeiro objetivo da fotografia se afundar, quando era mostrar a verdade e reproduzir o real.

No jornalismo completa, e às vezes fala mais que a própria notícia, nas revistas de fofoca revela a vida dos famosos, na publicidade vende o produto, ilustra os livros, sites, entre tantas outras utilidades. A televisão e o cinema só estão aqui hoje, graças aos avanços tecnológicos desde a origem da fotografia.

Surgindo na metade do século XIX, a fotografia levantou as artes visuais. Um dos responsáveis foi o grande Leonardo Da Vinci, quem começou com a câmera escura, onde através de um orifício, uma luz refletida em um objeto projeta a imagem no interior de uma caixa escura. Em cima disso, ao longo de anos, muitos artistas recriaram e simplificaram o trabalho de Da Vinci, até a câmera ser o que é hoje. A fotografia é uma das responsáveis por apresentar ao mundo, a humanidade e o próprio mundo, e transformou em foto, a criatividade e a audácia de artistas, em verdadeiras obras de artes.

Desde analógica, mais do que fotografar e guardar o momento, a câmera vai além, e é uma das poucas que transpassam nossa alma, sendo que na era digital, a rapidez dos dados fotográficos tem o poder de unir pessoas em longas distâncias, seja por uma lembrança ou uma imagem Imagine uma vida sem fotografia, as histórias dos livros, apenas com textos sem registros fotográficos do que aconteceu em certa época em nosso passado.

Nossa história é contada por fotos, por memórias, formadas de imagens, por fotografias. Ainda que manipulada, a foto tem sua mensagem, e nada é tão característica como a imagem, que não seria completa sem as palavras, e vice e versa. Mais que encher um site de fotos, ou então uma rede social, a realidade que existe em uma fotografia, nos complementa com a verdade, e está tão presente e necessária em nossa vida como o ar que respiramos.


...crônica...
www.citypenha.com.br

...fotografia...
José Carlos da Silva
potiguarte@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!