julho 21, 2011

UM BRILHO POTIGUAR NA POP ARTE

A METAMORFOSE DE UM  POTIGUAR DE ORIGEM TCHECA E INDÍGENA

 THIAGO CÓSTACKZ 
ARTISTA PLÁSTICO
UM BRILHO POTIGUAR NAS CAUSAS SOCIAS E AMBIENTAIS

Thiago Cóstackz tem 26 anos é artista plástico, ativista ambiental e fundador do primeiro Museu de Eco-Art Sustentável do Mundo (ação que conta com o apoio de artistas de mais de 30 países). Nasceu no Rio Grande do Norte, na velha Nova Amsterdã (Natal-RN), e conhece de perto o que é tentar ser um artista em uma terra pobre, vindo de uma família sem recursos e nada influente. Potiguar de nascimento e cidadão do mundo por opção, sua entrada no mundo da arte confunde-se com sua chegada a este planeta. Muito cedo, começou a bater perna por ai e trabalhou duro aprendendo com os “sábios que habitam esta galáxia.”

De ascendência tcheca e indígena, trabalha com causas sociais e ambientais desde os 10 anos de idade, questões que influenciaram significativamente sua obra e seu direcionamento intelectual. Ainda no RN trabalhou em projetos de inclusão de idosos abandonados e refugiados de guerra vindos da África para o Brasil. Em 2003, fundou a ONG POEMAA (sigla para projeto onírico, ético, musical, artístico e ambiental), que visa incluir pessoas através destes pilares.

A política, antropologia, a literatura "realista fantástica", assim como a astrobiologia e física teórica, destacam-se como grandes influências nas "Metáforas magistrais" da obra "Pop-Surrealista" e do "EcoArt" de Cóstackz. Cores flúor, puras, ousadas e formas milimetricamente marcadas com um forte contorno unem-se a retratos, estradas, maçãs, imagens metamorfoseadas das nossas megalópoles e body art; o corpo como suporte. Nos seus painéis, instalações e esculturas usa tinta a base de água que não polui os mananciais, tecidos ecológicos e reciclados, cristal de Murano e principalmente madeira certificada. 

Painel A Grande Mãe na av. Paulista 25m x 17m by Thiago Cóstackz
Na arte de Thiago Cóstackz, todas as formas parecem estar em metamorfose, por que no fundo tudo a nossa volta realmente parece estar mudando; das cidades ao planeta e até nós mesmos.  Aqui cidades possuem barbatanas, prédios formas de insetos Kafkianos (de Franz Kafka), carros voam! Macacos, ETs e físicos teóricos falam com o observador, as “gosmas” invadem tudo o que podem, maçãs transformam-se em janelas, portais! Pessoas viram “caricaturas pop” e a “irônica é escravizada pela arte.”

Ao chegar a São Paulo em 2007 recebeu apoio e total direcionamento dos curadores do MASP, Luiz Hossaka (1928 – 2009, curador do museu por 60 anos) de Eunice Sofia e de Débora Buonano curadora do Museu de Belas Artes de São Paulo.

Mora em São Paulo/Brasil, onde há pouco mais de três anos realizou 28 exposições em grandes centros urbanos do Brasil e do mundo passando por países como: Noruega, Itália, EUA, Chile, Alemanha e Finlândia. Já realizou trabalhos para a Prefeitura e Governo do Estado de São Paulo e para grandes marcas internacionais como: Puma, Hugo Boss, Calvin Klein, DKNY (Donna Karan New York) e MAC. Exibiu várias esculturas e instalações na Av. Paulista (SP) uma delas uma projeção 3D medindo mais 60m x 36m. Patrocinado pela PUMA internacional há três anos, realizou mega interferências e “campanhas arte” para a marca no Brasil e na Alemanha.

Realiza anualmente a mostra “S.O.S Terra” em comemoração ao dia Mundial da Terra (Earth Day, sempre 21/04) em plena av. Paulista, visando a conscientização das massas para as causas ambientais e a proteção de cerca de 400 mil espécies severamente ameaçadas de extinção no mundo. Na ultima edição (de 2010), as fotos feitas para a divulgação da ação estiveram presentes em um editorial na conceituada revista Vogue. Nestas fotos o artista pintou o próprio corpo com estampas de sapos da Floresta Amazônica que juntamente com todos os outros anfíbios, são os animais mais ameaçados da Terra.

Durante a exposição “Mitos e Ícones” (09/2009), mostra manifesto para fundação do primeiro Museu de Eco-Art Sustentável do Mundo, o artista recebeu mais de 100 mil pessoas em apenas 40 dias em São Paulo e Curitiba, mais do que o MASP (maior e mais importante museu do país) recebe trimestralmente.

Em 2009, foi convidado pela elegante marca alemã Hugo Boss para lançar um perfume inspirado em seu trabalho. O lançamento no Brasil do perfume "Hugo Element" da Hugo Boss contou com grandes interferências do artista.

Em uma nova e promissora parceria com a Corporação Americana Estée Lauder, durante a Mostra “Tsunami vs Terremoto” foi a vez da DKNY (Donna Karan New York) convidar o artista a realizar interferências artísticas em seus frascos, marcando o lançamento Internacional da nova fragrância DKNY Be Delicious Fresh Blossom.

Seus inúmeros projetos já contaram com a colaboração de nomes mundialmente conhecidos. Já fez obras para a banda Americana The B’52s, para os suecos do Roxette e para os irlandeses do The Cranberries.

Celebridades viraram obras de arte nas mãos do artista plástico
FAMOSOS  VIRAM OBRAS DE ARTE NAS MÃOS DE CÓSTACKZ

Fernanda Tavares, Carolina Dieckmann, Carlos Casagrande, Isabela Fiorentino, a Princesa Paola de Orleans-Bourbon, Larissa Costa (Miss Brasil 2009), Dalton Vigh, entre outros colegas, engajados no projeto de causa ambiental de Cóstackz,  que objetiva  a fundação do primeiro Museu de Arte Contemporânea e Sustentável do Brasil, na cidade de Natal/RN, aceitaram a proposta de virar obras de arte  pelas mãos do artista.

...fonte...
...clique aqui para ver o livro mitos & ícones... 

2 comentários:

  1. Olá José Carlos, como vai?

    Escrevo-te em nome do Thiago Cóstackz para dizer ele agradece pela matéria publica em seu blog. Ele valoriza e aprecia muito todas as formas de divulgação e democratização da arte.

    Atenciosamente;

    Felipe
    Studio Costackz SP

    ResponderExcluir
  2. Date: Thu, 6 Dec 2012 12:48:33 -0800
    From: costackz@yahoo.com.br
    Subject: Foto indevida sobre Thiago Cóstackz
    To: potiguarte@hotmail.com

    Olá blog Potiguarte.

    Como vai?

    José Carlos, venho atrás deste email pedir cordialmente a retirada desta foto que mando em anexo da noticia sobre o artista plástico Thiago Cóstackz. Além dele não gostar da foto, ninguém obteve autorização do fotografo o que pode ocasionar problemas relacionados à justiça.
    O artista já teve problemas anteriores com fotógrafos em brigas judiciais e é de desejo do próprio Thiago Cóstackz a retirada desta foto de sua matéria.
    Atenciosamente agradecemos sua atenção e prontidão em resolver este problema.

    Obrigado

    Cordialmente;

    Felipe - Studio Cóstackz SP

    ResponderExcluir

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!