janeiro 17, 2012

REVERENCIANDO O PÔR DO SOL DO POTENGI

 PÔR DO SOL NO RIO POTENGI 
Uma nova atração cultural e turística de Natal/RN
  fotografia: Canindé Soares

 DESPEDIDA SOLAR EM FESTA
ROTEIRO PARA O FIM DE TARDE EM NATAL

 Por
Tádzio França 

O sol sai de cena mais brilhante do que quando nasce. Não precisa de grandes explicações científicas e geográficas para se constatar isso; basta escolher o lugar certo para apreciar um dos mais bonitos e tradicionais fenômenos da natureza. Em Natal, o cenário perfeito é conhecido desde que a cidade nasceu: o Rio Potengi continua oferecendo o melhor encontro de luzes, cores e sombras quando o sol se põe. Os melhores pontos de observação estão entre a Ribeira e a Cidade Alta. As iniciativas que favorecem essa apreciação ainda são menores do que se deveria. Mas ver o pôr do sol em Natal é um programa que todo natalense gosta, e que o Brasil - que por enquanto não conhece tanto - em breve deverá apreciar mais.

Música clássica e MPB no pôr do sol do rio Potengi
 fotografia: www.natalonline.com

NO IATE CLUBE, ELE É SAUDADO COM MÚSICA

O projeto Pôr do Sol do Potengi é a pioneira - e mais duradoura - iniciativa a contemplar a despedida solar no fim da tarde em Natal. Há três anos, o encontro se realiza semanalmente no Iate Clube, às terças, quartas e quintas, atrelado a uma programação musical e serviços de bar e restaurante. A ideia foi livremente inspirada no projeto similar que ocorre em João Pessoa, na Paraíba. Lá, o evento tem apoio maciço das agências de turismo, governo e empresários. Por aqui, apesar de não ter tantos apoios, já caiu no gosto de público, que passou a encarar o projeto como uma opção de lazer diferenciada na capital potiguar.

Um programa em família, bem perto dos natalenses
fotografia: Aldair Dantas

Há dois meses o Pôr do Sol no Potengi lançou uma nova programação, visando se renovar e atrair mais público. O formato básico continua: no momento do 'ocaso', o barco com sax vai às águas enquanto toca canções como "Royal Cinema", de Tonheca Dantas, a Ave Maria de Gounod, "Serenata dos pescadores (Praieira)", de Othoniel Menezes, e "Trenzinho caipira", de Heitor Villa-Lobos. 

Um dos mais belos pôr do sol do país, o do rio Potengi
  fotografia: www.joaquimtour.blogspot.com

Após o sol se pôr, entra em cena uma das novas aquisições do projeto, a banda Chico Preto Samba Jazz (formado por músicos do Perfume de Gardênia), que fazem uma trilha de acordo com o clima relaxante e romântico da ocasião. O cantor Isaque Galvão entra em cena rapidamente, sobre pernas de pau e com visual folclórico, para apresentar oficialmente o projeto, dar boas vindas e cantar uma música. A performance de Isaque impressiona. Depois entram em cena as rimas rápidas de Manoel do Coco, que vai de mesa em mesa fazendo seus repentes improvisados e agéis com as pessoas. Ninguém escapa. Os turistas adoram, e Manoel dá aula de geografia ritmada. 

O  rio Potengi, o "rio de camarões", em tupi 
Um crepúsculo de matizes de cores, mas que precisa ser preservado
  fotografia: Canindé Soares

Isaque Galvão volta, sem pernas de pau, às 18h30, para uma nova fase do show, agora focado em canções regionais, samba e jazz. "É um repertório para o horário. Já é noite e a ocasião pede músicas mais festivas, animadas", afirma. O cantor é integrante do projeto desde o começo - mas afirma que não se cansa do cenário. "Considero um momento de comunhão com a natureza, muito agradável e inspirador", diz. Com 15 anos de carreira, Isaque conta já ter se apresentado em praias, mas não é mesma coisa do Potengi. "Aqui o cenário é  romântico, nostálgico, bucólico... muito diferente do agito praieiro", conta. Para o músico, o pôr do sol no Potengi deveria ser visto não só como uma opção comercial a ser melhor explorada, mas também como item cultural. 

Uma visibilidade extra será dada ao sol se pondo no Potengi 
quando for ao ar a matéria gravada  pela equipe da apresentadora Xuxa
fotografia: Salomão Dantas/Fotolog

UM PÔR DO SOL PARA A TV XUXA

Uma visibilidade extra será dada ao sol se pondo no Potengi quando for ao ar a matéria gravada recentemente pela equipe da apresentadora Xuxa. A ideia do programa era mostrar os melhores pontos turísticos de Natal. A produção veio, filmou toda a programação, com a matéria sendo conduzida pelo ator Bernardo Mesquita. A reportagem será exibida no próximo dia 21 de janeiro, um sábado. Não foi a primeira vez que as câmeras da Globo filmaram o projeto; a anterior foi no Bom Dia Brasil. Mais um reforço para que as pessoas - sobretudo natalenses - vejam melhor algo que está bem perto delas.

Pedra do Rosário
O local é belíssimo, mas não inspira - ainda -  segurança 
  fotografia: Canindé Soares

OS MELHORES PONTOS PARA VER O SOL SE PÔR

Apenas uma iniciativa explora oficialmente a beleza do pôr do sol natalense. No mais, é preciso imaginação e um tanto de coragem. Fora do conforto do Iate Clube, também há locais estratégicos de onde se pode ver bem a  despedida solar, no entanto, sem as mesmas garantias de segurança. Um dos lugares mais visados é a área da Pedra do Rosário. O local recebeu melhoras , com uma pequena pracinha, escadaria, e um deck onde fica a estátua em um pedestal alto - para não ser roubada. O local é belíssimo, mas não  inspira segurança.

Pôr do sol no rio Potengi
com os manguezais da Zona Norte de Natal ao fundo
fotografia: Fábio Pinheiro

O fotógrafo Walmir Queiroz estava na Pedra do Rosário para fazer um ensaio com um casal de noivos. Eles queriam um banner com pôr-do-sol ao fundo. Melhor cenário não há - apesar de tudo. "Esse lugar é maravilhoso, mas não tem segurança. Torna-se um risco dar uma passada para ver o sol. É preciso encarar a Pedra do Rosário como um lugar turístico e investir mais nele", opina.

Outros pontos padecem do mesmo problema. No Cais da Tavares de Lira, na Ribeira, já teve passeio de barco para apreciar o pôr do sol. Mas a sujeira e abandono do local hoje em dia não ajuda. Na Cidade Alta, redondezas da Igreja do Rosário, a localização é das mais privilegiadas; a área é residencial, mas a falta de maior segurança inspira cuidados. Outro ponto bem localizado fica próximo à Fortaleza dos Reis Magos; o monumento encerra as visitas às 16h, mas a passarela ao lado do mangue oferece uma ótima visão. Sendo que, mais uma vez, falta vigília. Natal precisa olhar com mais cuidado para o seu pôr do sol.


...fonte...
 Tádzio França

 ...serviço...
Pôr do Sol do Potengi. 
Terças, quartas e quintas, às 17h, no Iate Clube do Natal
Rua Coronel Flamínio, s/n - Santos Reis - Natal/RN - (84) 3202-4402
 Preço promocional durante janeiro, R$15. 
...frase...
 "Aqui o cenário é  romântico, nostálgico, bucólico
... muito diferente do agito praieiro" 
(Isaque Galvão)

2 comentários:

  1. Amei e já tinha feito um post desses (http://www.conectandorionatal.com.br/component/content/article/73-natureza/111-por-do-sol-do-potengi.html).
    Já atualizei o post com o link do POTIGUARTE. Eu faço questão de linkar coisas boas, afinal net é isso..

    ResponderExcluir

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!