fevereiro 07, 2012

NO DIA EM QUE EU SAÍ DE CASA...

 Chicão e Matias saíram do RN e hoje estão no Grupo Rubaiyat

 UMA HISTÓRIA NASCIDA DO ENCANTO

 Por
 Cinthia Lopes

A história de Matias e Chicão bem que poderia estar em um livreto de cordel. Amigos de infância, eles nasceram no mesmo sítio, no município do alto oeste potiguar "Encanto". Pais agricultores, família numerosa que não cabe num alpendre. Poderiam ainda estar na mesma lida se o destino não tivesse dado conta de injetar uma boa dose de criatividade em suas vidas. Foram embora de casa no final da adolescência, tentar uma vida diferente na cidade grande. Primeiro um, depois o outro pegou o rumo de São Paulo. 

Quase três décadas depois, Chico é o Chef Francisco Gameleira, executivo de três badalados restaurantes do grupo Rubaiyat - entre eles o Figueira Rubaiyat (Haddock Lobo). Matias Carvalho, que saiu de Encanto aos 17 anos e deixou apenas a saudade e um jumento, é o nome por trás do sucesso de Cabaña Las Lilas, um dos mais conceituados restaurantes de Buenos Aires, pertencente ao mesmo grupo Rubaiyat, fundado por Belarmino Fernandez Iglesias.

Aliás, a trajetória de Belarmino poderia ser narrada nos mesmos versos não fosse pela descendência diferente. Um espanhol da Galícia que emigrou para o Brasil em 1951, começou a vida lavando pratos e construiu o que se pode chamar de um império gastronômico de proporções internacionais - seis restaurantes de alta gastronomia que atendem em média quatrocentas pessoas sentadas cada e possui 150 profissionais trabalhando só no salão de uma das casas. 

São quatro casas em São Paulo, uma na Espanha e outra na Argentina, uma fazenda, escola de excelência para formar profissionais da gastronomia... o gallego viu São Paulo virar metrópole, construiu um restaurante à sobra de uma figueira de 130 anos e ensina, ele próprio, as artes de receber a quem chega em seu restaurante pedindo emprego. Ao lado do filho, Belarmino Jr, são referências em serviços e no alto padrão de carnes nobres e cozinha mediterrânea. Em vez de comandar um batalhão de funcionários, forma profissionais altamente valorizados que fazem carreira dentro da própria empresa.

Quem diz é o próprio Matias: "Somos como uma grande família", conta o maitre, que está de férias por aqui e só parou em Natal depois de matar as saudades na Festa de São Sebastião de Encanto. "Deixei o sertão mas ele não me deixou. Trabalho de terça a domingo quando estou em Buenos Aires, e já viajei muito, mas gosto de ir para o interior de férias, aquela coisa de juntar a família numerosa para um churrasco", brinca. Filho de mãe professora, Matias conta que a mãe lhe encorajou a terminar o segundo grau em Pau dos Ferros. "Chicão foi primeiro a ir para São Paulo, depois fui eu".

Chicão entra na conversa: "Comecei minha vida profissional lavando panelas", relembra o profissional que hoje comanda os fornos mais cobiçados da cidade de São Paulo e coordena uma brigada de mais de 50 profissionais só na cozinha do Figueira Rubaiyat. Três filhos, esposa de raízes potiguares, Chef Chicão diz que "chegou aonde queria", mas ainda quer fazer mais antes de um dia pensar em se aposentar. Da mesma forma o Matias, maitre e gerente executivo do Cabanas Las Lilas, três filhos nascidos entre SP e Buenos Aires, esposa potiguar e morador do agradável bairro de Belgrano.

Além de conhecedor de vinhos, futebol e de boa gastronomia, Matias é lendário pela "onipresença". Se um cliente está em São Paulo e vai para Buenos Aires no feriado, se surpreende ao ser recebido com aquele habitual sorriso do maitre. "Em datas especiais, feriados, trazemos uma verdadeira 'tropa de choque' de São Paulo ou fazemos o caminho inverso. Tudo para surpreender o cliente", conta ele.

Chicão passou de copeiro a assistente de churraqueiro em pouco tempo. Desempenhou diversas funções e chegou a estagiar no Uruguai e na Espanha por alguns anos. Em 2001 foi convidado a integrar a chefia do restaurante A Figueira Rubaiyat. Aprendeu a cozinha mediterrânea e as artes das altas temperaturas com o argentino Francis Mallmann. É hoje quem acompanha e executa receitas impecáveis  e cortes nobres, como bife de chorizo, ojo de bife, pescados de España e receitas como o carpaccio de cogumelos, frutos do mar, como ostras, lulas e mexilhões. 

Já o restaurante comandado por Matias fica numa das áreas mais bonitas de Buenos Aires, Puerto Madero. Foi inaugurado em sociedade entre o Rubaiyat e Cabaña, empresa argentina de atividade agropecuária de alta excelência. Tanto Matias como Chicão desbravaram os primeiros anos do Cabaña, que atualmente é formado só por brasileiros, da cozinha ao salão.

Amigo de Matias há vários anos, o diretor da revista Deguste, Benício Siqueira, é suspeito ao falar sobre os dois: "A história deles é muito bonita. São pessoas que vieram de uma vida humilde e venceram na vida. Matias e Chicão estão num nível profissional e pessoal que pouca gente consegue chegar no ramo da gastronomia", diz Benício.  É peleja para contar em mais de um folheto.

...fonte...
Cinthia Lopes
editora

...fotografia... Rogério Vital

...visite...
Saiba mais sobre os restaurantes do grupo Rubaiyat
Cabaña Las Lilas http

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!