abril 26, 2012

UM ESTILO ELABORADAMENTE POP

 "SEM PARAR"
 Sofisticação e poesia permeiam as 11 faixas do novo disco de Mariano Tavares
   Seu trabalho busca atingir a criação de uma sonoridade 
que venha a ser extremamente pessoal e intransferível, 
um conceito poético, melódico e harmônico 

MARIANO TAVARES

 Por
Silvia Yama
 
Eu estou apaixonada pelo trabalho do Mariano Tavares. Eu sempre me pergunto onde ele estava todo este tempo, até porque este é seu segundo disco. Sabemos que o caminho que o artista trilha às vezes é longo, cheio de conflitos, desencontros e paixões. Aliás, paixão, é o seu combustível, pelo que percebi.

Mariano preza pelo primor, palavras polidas, arranjos sofisticados, um pouco de regionalismo, nostalgia. Também sinto que seu trabalho musical é um pequeno diário pessoal, que se confunde com as nossas vidas. Passamos a vida toda engolindo sentimentos como culpa, dor, arrependimentos. Mariano grita isso em sua obra. Palmas pra você, querido!

E é neste clima que o poeta assuense e professor de Literaturas Norte-Americana e Inglesa na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) lança, com exclusividade em nosso espaço, o álbum Sem Parar, definindo-o como ”a continuidade de tudo aquilo que não controlamos no mundo: A natureza, o amor, o acaso, a beleza, o futuro, a inocência, o sonho, a morte; tudo que desliza nos espaços da vida, continuamente, ininterruptamente, sem parar”. Palavras dele.

Professor de Literaturas Norte-americana e Inglesa na UERN,
 cantor e compositor, assuense, potiguar, nordestino. É Mariano Tavares

As composições de Sem Parar são simples, porém de uma emoção só: “E se a gente não se apaixonasse tanto e se morrer não fosse sempre um gesto tão difícil” e mais “Eu dou subsídio pra você saber de mim…”. Mariano é um artista de coração nobre, que se permite escrever sobre todo tipo de sentimento: “Nessa cidade, não tem parada. Todas as luzes (e as cruzes, as riquezas, os pecados, as virtudes) são jóias raras.

Dirigido pelo próprio e por Humberto Luiz, Sem Parar é um trabalho maduro, forte, de uma beleza e requinte que ultrapassam as fronteiras da música pop. Fronteiras que também não existem em suas influências, que vão – como Lupicínio Rodrigues, Ary Barroso, Nelson Gonçalves, Jamelão, entre outros – aos contemporâneos norte-americanos Antony Hegarty, líder da banda Antony and the Johnsons, e Rufus Wainwright, compositor sobre o qual desenvolve pesquisa acadêmica.

"Escrever e cantar canções são partes de um mesmo processo"

Em “Sem Parar”, Mariano Tavares nos presenteia com 10 faixas composta por ele, sendo três em parceria, uma delas com a poetisa e atriz Civone Medeiros (“É Dando Que Se Recebe”), outra com o economista e estudante de Direito Hugo Vargas Soliz (“It’s Not For Us”), e a última com o cantor e compositor Romildo Soares (“Sacrifício”), além de uma releitura de “How Should I Your True Love Know”, composta por William Shakespeare para o clássico da dramaturgia universal “Hamlet”. A canção “Sacrifício” também integra o repertório do DVD “Dos Pés à Cabeça”, do coral Harmus (Fundação José Augusto), que será lançado ainda neste semestre, do qual Mariano participa como intérprete.

Eu me sinto privelegiada em escrever sobre este poeta de espírito livre, escancarado, que não tem medo de voar. Com vocês: Sem Parar! Um álbum para lavar a alma, chorar, recordar lembranças boas do passado, perdoar-se, arrancar o coração do peito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!