julho 02, 2012

TITINA É DESTAQUE EM "CHEIAS DE CHARME"

  Titina Medeirosé um dos grandes trunfos da novela “Cheias de Charme”,
  feliz descoberta de ‘olheiros globais’, a  atriz esbanja talento e graça,

ela interpreta Socorro, a empregada espoleta de Chayene 

ATRIZ TEATRAL É DESTAQUE EM "CHEIAS DE CHARME"

 Por
Gustavo Fioratti 
  
A novela das sete "Cheias de Charme", que a Globo exibe desde abril, revelou uma atriz potiguar até então desconhecida na televisão.

Pescada da cena teatral potiguar, a atriz Titina Medeiros, 35, se deu bem já em seu primeiro papel na telinha. Ela interpreta Socorro, a empregada espoleta de Chayene, cantora brega interpretada por Cláudia Abreu.

Festeira, indisciplinada e com muito talento para "dar o truque", Socorro roubou espaço na trama e acabou ganhando status de "peça fundamental", diz um dos autores da novela, Filipe Miguez.

"Ela conquistou posição de protagonista. É uma atriz que deu certo porque sempre demonstra muita disponibilidade. Uma intérprete que se policiasse mais, que fosse muito crítica, não poderia fazer tão bem esse papel", avalia.

Com veia para a comicidade, Titina temperou cenas com toques clownescos, como no capítulo de quarta (27), em que dançou forró com a patroa à beira da piscina.

O sotaque cearense-potiguar da atriz se metamorfoseia em prosódia do Piauí, terra da personagem. "A palavra 'dodio', por exemplo, vem de lá, não falamos assim em Natal", diz Titina, em referência ao jeito de se pronunciar a palavra doido.

A vocação para a comédia vem do trabalho que Titina desenvolveu em uma companhia de teatro de Natal/RN. Ela faz parte do grupo Clowns de Shakespeare, que desde 2010 tem percorrido vários Estados brasileiros com "Sua Incelença, Ricardo 3º", dirigido pelo mineiro Gabriel Villela.

Esse berço profissional teve desde o início um olhar especial para a cultura popular nordestina. Na peça, ela solta a voz em interpretação que remete às cantoras de beira de rio, embora encarne uma rainha shakespeariana. O espetáculo será apresentado no Sesc Belenzinho em julho.

Titina conta que nasceu em uma cidade chamada Currais Novos, apesar de sua família ser de Acari, onde não havia, na época, hospital que fizesse cesárea. Na adolescência, mudou-se para Natal e assistiu a uma peça com a atriz portuguesa Maria do Céu Guerra. Encantada, decidiu dedicar-se às artes cênicas.

O começo da carreira foi nas coxias da companhia Tambor, nos mesmos anos 1990 em que os Clowns de Shakespeare davam seus primeiros passos. Era uma turma muito influenciada pelo movimento do mangue beat de Recife, ela lembra.

A agenda da atriz para 2013 já prevê uma montagem de "Hamlet" sob os auspícios de Marcio Aurelio.
 
 Cláudia Abreu - Titina Medeiros - Luiz Henrique Nogueira
   "Ela vai arrebentar, é uma atriz talentosíssima", 
diz Izabel de Oliveira, autora da novela ao lado de Filipe Miguez  

TITINA MEDEIROS FOI DESCOBERTA POR OLHEIRO

Quando Titina Medeiros entrou em cena no espetáculo "Sua Incelença, Ricardo 3º", durante o Festival de Curitiba de 2011, ela não sabia, mas dois caça-talentos da Rede Globo estavam sentados na plateia.

Festivais de teatro são vitrines por excelência. E a estratégia da emissora de tirar proveito dessa movimentação tornou-se peça fundamental na descoberta de profissionais de fora do eixo Rio-São Paulo.

Dias depois de se apresentar em Curitiba, Titina e outros três intérpretes da companhia Clowns de Shakespeare receberam, por telefone, um convite para fazer testes para novelas.

Além dela, o ator potiguar César Ferrario também conseguiu emplacar papel na novela "Cheias de Charme". Ele faz Morvan, um motorista de caminhão.

Para Bruna Bueno, uma das duas produtoras de elenco que viram Medeiros e Ferrario em cena, "o Festival de Curitiba é uma grande oportunidade de encontrar talentos do Brasil inteiro. É uma janela do que está acontecendo no cenário cultural do país".

A gerente de produção da Globo Ana Margarida explica que o produtor de elenco, normalmente, escala atores a partir da necessidade de um texto específico ou a partir do perfil de seus personagens.

"Eles pensam em opções para oferecer a um autor e diretor, que são quem efetivamente define o elenco", esclarece. Cursos de teatro também são campos férteis para essa sondagem.

Segundo a assessoria de imprensa da Record, os produtores de elenco do canal também têm por hábito frequentar peças do Rio e de São Paulo em busca de atores para as produções da casa.  

...fonte...
 GUSTAVO FIORATTI
www1.folha.uol.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!