agosto 07, 2012

SOB AS ASAS DA MONALISA

 MONALISA SILVÉRIO
 A autora, agora com 16 anos, reconhece a juventude de sua obra
 está atualmente às voltas com as obrigações do vestibular
e a divulgação do  quinto livro de sua bibliografia

MONALISA SILVÉRIO CRESCE E CRIA ASAS 
 
Via
Tribuna do Norte

Celebrada desde os nove anos de idade como escritora prodígio, a agora adolescente Monalisa Silvério quer apresentar uma nova fase de sua literatura.  "Sob asas", o quinto livro de sua bibliografia traz um romance que mescla suspense, romantismo e o providencial toque de fantasia que parece permear boa parte dos bestsellers atuais - sobretudo, aqueles favoritos entre o público mais jovem. Monalisa amadurece em sintonia com sua idade.

"Sob asas" é uma trama que Monalisa criou utilizando doses de realidade e fantasia. A história apresenta Maria Elisa - ou Lisa, como prefere ser chamada -, uma garota de Santa Catarina que se muda para o Rio de Janeiro para começar uma nova vida sem a presença do pai, falecido há dez anos em um misterioso assassinato. Lisa se sente infeliz, solitária e indiferente ao mundo, devido a mágoa que conserva  pelo mal resolvido desaparecimento do pai. Até que ela encontra um novo sentido para a vida ao conhecer Caio, um  belo rapaz que ela encontrou desacordado na mata. Ele começa a frequentar a mesma escola de Lisa, e vem a revelação: o moço é um anjo que veio para ajudá-la a elucidar o caso do pai. "Ele responderá a dúvidas que nem ela sabia que existia", ressalta.

A autora, agora com 16 anos, reconhece a juventude de sua obra, mas não gosta de rótulos. "Mesmo em meus livros infantis, as histórias eram sobre o mundo adulto sob a ótica de uma criança. Gosto de observar e dar minha interpretação", afirma. "Sob asas" é um trabalho que ela burilou durante dois anos e meio, com a intenção de mostrar o quanto tinha amadurecido em sua escrita.  O livro foi escrito sob a influência de escritoras contemporâneas como Meg Cabot e Alyson Noël,  populares pela capacidade de unir questões adolescentes a situações mágicas. 

Monalisa, como quase todos os jovens de sua idade, já leu a série de vampiros românticos "Crepúsculo", mas afirma que não recebeu influência direta dela. "Resolvi trabalhar uma história com anjos desde 2010 para fugir da onda de vampiros e, para minha surpresa, os anjos começaram a ficar na moda. Não tive como fugir a isso", justifica. Ela afirma que, apesar de estar em um nicho de literatura adolescente, não fez algo pensando em faixa etária específica. "Eu digo que sempre escrevi pra mim, e as pessoas curtem conforme seus gostos", diz.

Monalisa está atualmente às voltas com as obrigações do vestibular - vai prestar provas para Letras -, mas adianta que já tem ideias para um novo livro. Só falta tempo para escrever. Apesar da idade, não costuma colocar seus textos na Internet, em blogs, como vários de sua geração. No máximo, divulgação no Facebook.  "Gosto de sentir o livro de papel nas mãos, e não tenho vontade de mudar", avisa. O segundo livro da estudante, "Minha bolsa mágica", escrito aos 10 anos, virou CD e um curta-metragem.

...fonte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!