novembro 01, 2012

VOLVO ART SESSION BY FLÁVIO FREITAS

 FLÁVIO FREITAS
Carioca de nascimento, potiguar de coração
Um dos mais renomados artista plástico do Rio Grande do Norte
 Fotografia: Canindé Soares

ARTE EM MOVIMENTO

Por 
Dani Pacheco

Imagine ter em sua frente um carro zero quilômetro, branquinho como uma folha de papel, disponível para você desenhar, pintar, escrever, e o melhor, ser escolhido para expressar sua arte por uma das mais importantes montadoras de carros do mundo.
 
E, não precisa ir longe ou pensar que isso é fruto da imaginação fértil de um artista. Na realidade, essa ideia surgiu da PG Prime, que revende a marca sueca Volvo, e decidiu fazer essa ação durante a Casa Cor – Rio Grande do Norte, convidando o artista plástico potiguar Flávio Freitas para idealizar este projeto de transformar o veículo em uma verdadeira obra de arte até então inédito no Brasil, tendo como referência a ação “Volvo Art Session”, que acontece em várias edições na Europa.

Essa ação de pintar um carro novinho começou na Suécia quando a montadora convidou alguns grafiteiros, designers e pintores para fazer a arte numa estação de trem de Zurique, capital da Suécia. O carro permaneceu exposto por cinco dias na estação, cercado de olhares curiosos. Segundo a montadora, mais de 35 mil pessoas passaram pelo estande da marca e assistiram aos artistas “rabiscando” na carroceria do sedã.


“É um grande desafio participar deste projeto. Mas, não pensei duas vezes quando recebi o convite. Porque a ideia de estar criando ao vivo e pintar um carro é uma proposta incrível, totalmente lúdica e livre. Sem contar que encaixa com o que penso sobre a minha arte onde sempre explorei novas possibilidades de expressar o que penso e o que sinto. Que vai muito além do que os limites de uma tela”, conta Flávio Freitas, um dos mais renomados artista plástico do Rio Grande do Norte.

O processo de criação artística terá três momentos. O primeiro aconteceu no último dia 17 durante o lançamento da edição deste ano da Casa Cor. “Foi emocionante! Minha adrenalina ficou a mil. Fiquei cinco horas pintando freneticamente sem parar. Diferente totalmente de quando estou criando no meu atelier onde o fator tempo não é tão limitado como de um projeto como este. Onde tudo acontece naquele instante, todas as possibilidades e soluções, a vibração e o burburinho do público, o som da música e a energia do lugar”, destaca Flávio Freitas.


Nesta quinta-feira (1° de novembro) o artista potiguar dará continuidade ao projeto “Volvo – Arte em Movimento”, a partir das 16h, no Pátio das Artes na Casa Cor (antiga Fábrica Sam’s que fica na Avenida Salgado Filho), onde vai dar nova vida a pintura já existente, dando continuidade ao projeto “Volvo – Arte em Movimento”. E, a última interdição artística será no dia 17 de novembro.

Além da arte de Flávio Freitas, o projeto ainda consiste no concurso Arte em Movimento já está no ar, no qual as pessoas devem fotografar o V60 pintado de forma que expresse melhor o tema do projeto e o concurso. As fotos passarão por uma comissão e, as pré-selecionadas, ficarão disponíveis no facebook. O vencedor com a foto mais “curtida” ganhará um jantar no restaurante Abade Ponta Negra, com acompanhante. Mais informações e regulamento do concurso podem ser obtidos através do site www.pgprime.com.br/volvo

Flávio Freitas é formado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Estudou trompete no New England Conservatory of Music em Boston-EUA, Desenho de Modelo Vivo no Cambridge Center for Adult Education em Cambridge-EUA e Desenho a Mão Livre, Escultura e Cores no Massachussets College of Art em Boston-EUA. Viveu 10 anos no arquipélago de Fernando de Noronha onde trabalhou como arquiteto e empresário. Em 1988, volta à capital potiguar. E, hoje em dia, seu atelier que fica no bairro histórico da Ribeira (Avenida Duque de Caxias, 182) é um dos pontos vivos de arte e cultura do estado.

...fonte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!