dezembro 20, 2012

ASAS SOBRE A FOTOGRAFIA POTIGUAR

 JOÃO ALVES DE MELLO
Fotógrafo, jornalista e escritor, nasceu na fazenda Pitombeira,
 município de Macaíba - RN, no dia 19 de maio de 1896.
 Além de registrar os movimentos aéreos de 1920 até 1945, 
 também captou a vida social e urbana natalense, 
com seus personagens, ruas e prédios públicos.
A fotografia era para ele a própria vida!

 RELÍQUIAS DO PIONEIRO DA FOTOGRAFIA

Via 
Tribuna do Norte

Um dos acervos visuais mais preciosos sobre o período da aviação civil até a Segunda Guerra Mundial em Natal/RN foi, enfim, publicado. Guardado há 50 anos pela família do fotógrafo, escritor e jornalista João Alves de Mello (1896-1989), o livro "Asas sobre Natal - Pioneiros da Aviação no RN" foi lançado oficialmente nesta quarta-feira, (19/12) em Macaíba/RN, no Solar Caxangá, e ganhou os salões do Palácio Potengi - Pinacoteca do Estado, na Cidade Alta, em Natal, na quinta-feira, (20/12) . A foto dos presidentes Roosevelt e Vargas no jipe, às margens do Potengi em 1943, é o clique mais famoso do fotógrafo. A obra póstuma de Alves de Mello pode, inclusive, responder uma das questões mais polêmicas do último século: afinal, o escritor e aviador Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944), autor do célebre "O Pequeno Príncipe", esteve ou não em Natal?

O filho do autor, Edmundo Alves, 72, garante que sim. "Está lá no livro, essa e outras tantas imagens inéditas". Ele disse que "o material ficou guardado esse tempo todo por falta de interesse do poder público em publicar". O acervo de João Alves de Mello, que foi correspondente da revista Time-Life durante a Guerra, tem cerca de quatro mil fotos, tiradas a partir dos anos 1920, e inclui até as chapas de vidro que os fotógrafos da época usavam. 

 Acervo até então inédito para o público ganha as páginas de Asas sobre Natal
Acervo João Alves de mello

Edmundo explicou que o pré-lançamento em Macaíba tem justificativa afetiva: o fotógrafo nasceu no município e parte de sua história está contada na museologia do Solar Caxangá. "O importante é manter a memória do meu pai e da minha família". Ele explicou que há tempos foi procurado por pessoas querendo digitalizar o acervo inédito para montar uma exposição. "Agora posso pensar nisso com o lançamento do livro", considerou.

Com quase 600 páginas e 380 imagens da época, muitas delas inéditas, "Asas sobre Natal" desperta curiosidade por seu conteúdo histórico e já surge como mais uma peça do quebra-cabeça da memória natalense. O título, que sai com selo da Editora UNA (Marize Castro) e apoio da Fundação José Augusto dentro da Coleção Cultura Potiguar, também traz encartado o documentário (DVD)  "New Film" sobre a Intentona Comunista dos anos 1930, produzido pelo próprio fotógrafo com imagens e vídeos da época.

Estuário do rio Potengi, Natal/RN, em 1920, base de pouso de hidroaviões
Arquivo

Interessado em aviação, Alves de Mello não só registrou o intenso movimento de hidroaviões nos anos 1920 e 30, e dos caças e bombardeiros dos Aliados na década de 40, como também documentou a vida social e urbana de então pequena Natal da primeira metade do século 20 até o início da transformação da cidade em metrópole em meados dos anos 1980 - seis décadas de cliques. 

Entre os detalhes destacados na obra, registros únicos da passagem de grandes nomes da aviação mundial como  Paul Vachet com seu Breguet nº 307; Le Brix e Costes, em 1927; Mermoz, que realizou em 1930 a primeira travessia sobre o Atlântico; a aviadora Maryse Bastié, que fez a rota Paris/Dakar/Natal, em 1936, sem rádio; Marcel Bouilloux; Comte. de La Vaux; Edmond d’Oliveira; e o único registro da passagem de Antoine de Saint-Exupéry, piloto e escritor do memorável “O Pequeno Príncipe”.   
 
 Romaria em frente ao busto do aviador Augusto Severo, Ribeira,
 Natal/RN, durante a Semana da ASA de 1936
 Divulgação

"Ele tinha o olhar de historiador", disse o filho Edmundo Alves, informando que o acervo do pai também inclui recortes de jornais, crônicas, reportagens, entrevistas, artigos, comentários e notícias sobre a presença significativa de Natal na rota da aviação mundial. João Alves de Mello foi testemunha de episódios que mudaram os rumos da recente história do Ocidente. 

Tais registros mostram seu olhar de repórter-fotográfico, membro da Associação Brasileira de Imprensa, que antes de seu falecimento deixou alinhavado e estruturado o trabalho “Pioneiros da Aviação no Rio Grande do Norte”, que agora, após diagramação de Marize Castro e autorização do seu filho Edmundo Alves, é lançado sob o título de “Asas sobre Natal – Pioneiros da Aviação no Rio Grande do Norte”.  
 
...fonte...

Um comentário:

  1. ADVERTÊNCIA FEITA POR
    CINTHIA LOPES CARDOSO OUTEDA:

    O crédito dessa reportagem não é só Tribuna do Norte. Ela tem um autoria que deve ser creditada. No caso é de Yuno Silva É importante que as matérias sejam assim reproduzidas nos blogs e portais. É um produto intelectual

    RESPOSTA DADA PELO EDITOR DO BLOG POTIGUARTE:

    Cinthia Lopes Cardoso Outeda, o blog Potiguarte sente-se honrado por você ter chegado até aqui. Obrigado por enfatizar a suma importância em creditar um produto intelectual na globosfera, quer sejam blogs e ou portais. No caso em tela, a reportagem veiculada no portal da Tribuna do Norte, em data de 20 dezembro de 2012, intitulada "Relíquias do pioneiro da fotografia" e postada pelo blog Potiguarte, só assim o foi, sem o devido crédito do autor, porque o próprio jornal , a Tribuna do Norte, edição on lhe do dia 20 de dezembro2012, assim procedeu, o que pode ser conferido no link adiante: http://tribunadonorte.com.br/noticia/reliquias-do-pioneiro-da-fotografia/239361. O Potiguarte entende e isto já é inerente à filosofia do blog que, ao copiar textos e ou fotografias, deve-se atribuir os devidos créditos, pois os direitos autorais são protegidos pela Lei n. 9.610/98. Portanto, violá-los é crime. Aproveito a oportunidade para informar que o blog Potiguarte sagrou-se em segundo lugar no grande prêmio Top Blog Brasil, dia 26/01, em São Paulo, cerimônia presencial, no teatro da UNIP - Universidade Paulista. Graças ao trabalho e ao talento de fotógrafos e jornalistas do Rio Grande do Norte, profissionais que enaltecem a arte e a cultura potiguar, que conseguimos tamanho feito. E, entre estes profissionais, o seu nome e o do jornalista Yuno Silva, figuram como referência maior. Fique certa que o blog Potiguarte mantém e manterá este zelo com toda e qualquer postagem que nele seja ancorada. Finalizo agradecendo a você pela elegância demonstrada no assunto abordado neste espaço. (José Carlos da Silva - Editor do Potiguarte) www.potiguarte.blogspot.com

    Fonte:https://www.facebook.com/groups/potiguarte/

    ResponderExcluir

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!