janeiro 14, 2013

COLETIVO ATORES À DERIVA EM FESTA!!!

 COLETIVO ATORES À DERIVA
Henrique Fontes, Thazio Menezes, Doc Câmara, Bruno Coringa e Paulo Lima
Obra de Rubem Fonseca inspira novo espetáculo
nos cinco anos dos Atores à Deriva
Fotografia: Maurício Cuca 
 
 O COBRADOR NOS CINCO ANOS DOS ATORES À DERIVA  
 
Via
Jornal Tribuna do Norte   
 
O coletivo teatral Atores à Deriva completa cinco anos em 2013 e anuncia espetáculo "O Cobrador" para estrear dias 20 de janeiro, 18h, na Casa da Ribeira. Antes, no dia 19, o grupo realiza workshop laboratório". No dia da estreia de "O Cobrador" será reapresentada a peça que deu origem ao Coletivo: "A Mar Aberto". 

As atividades integram o Projeto Cena Aberta Nordeste, que tem patrocínio da Cosern, Lei Câmara Cascudo e Governo do RN. O grupo batizou a empreitada de aniversário de "Occupy à Deriva". A ideia é que logo depois da apresentação na Casa da Ribeira, façam uma ocupação do Teatro Glauce no Rio de Janeiro dentro do projeto Visões Coletivas promovido pelo Coletivo Angu de Teatro de Recife.

"Manter um repertório vivo com um trabalho diário de ensaios e pesquisa é nossa principal conquista nestes cinco anos de coletivo," disse Doc Câmara, ator e presidente do Atores à Deriva, por email, ao jornal Tribuna do Norte.

A peça "O Cobrador" foi construída a partir do texto de Rubem Fonseca publicado originalmente em 1979 (ano da Anistia) e narra a história de um homem tomado pelo ódio à sociedade consumista e de valores superficiais.
 
  COLETIVO ATORES À DERIVA  
São criações do coletivo as produções A mar Aberto (2008), 
Corte Sem Casca (2009); Flúvio e o Mar (2010) 
e Recomendações a Todos (2011)
Fotografia: Divulgção
 
 COLETIVO ARTÍSTICO ATORES À DERIVA 
 
Via
 Memorial Brasil de Artes Cênicas

Surgiu em Natal (RN) no final de 2007 por iniciativa do ator, diretor e dramaturgo Henrique Fontes. À procura de atores para montagem do espetáculo A MAR ABERTO, baseado na obra Grande Sertão: Veredas de João Guimarães Rosa, Fontes convida alguns de seus ex-alunos do Centro Experimental de Pesquisa Teatral, espaço no qual atuou como professor, para formar o elenco da peça. O espetáculo estreou em abril de 2008 marcando o início da trajetória do grupo.
 
A MAR ABERTO conta a historia de um homem sábio que há mais de 30 anos tira do mar o sustento e a própria razão de existir. A luta contra a tormenta interna e externa do desejo forma o conflito central dessa história. Já nesta montagem de estreia, o grupo obteve resultados maiores que a expectativa, tendo um bom retorno do público e de crítica. O espetáculo então passou a circular em diversos festivais importantes como: Festival de Garanhuns, Mostra SESC Cariri, Festival de Teatro Nordestino de Guaramiranga, e o Porto Alegre em Cena, consolidando o Coletivo.

Desde então o COLETIVO vêm desenvolvendo um trabalho de pesquisa em dramaturgia o qual, acreditam, dialogar com o momento atual do teatro que estimula um "fazer as pazes" entre autor e ator, entre dramaturgo e encenador, no processo de criação. O processo de pesquisa do Coletivo tem primado pela construção de um ator que deixe de ser mero reprodutor de imagens e sentimentos e que possa ser realmente um criador da obra. O grupo aposta na troca de saberes e nas possibilidades que a precariedade pode trazer como potência criativa da cena.

"CORTE SEM CASCA" 
2009
Fotografia: Divulgação

Em 2009 surge, como atividade de conclusão do curso de artes cênicas pela UFRN de Doc Câmara, o segundo espetáculo chamado CORTE SEM CASCA, dando continuidade às atividades do grupo. A peça questiona as regras do jogo afetivo e as consequências das relações atropeladas pela imposição de respostas rápidas, do desejo de sentir-se preenchido, da maneira como cada um aprendeu a sentir.

No ano seguinte o grupo estreia sua primeira montagem infanto-juvenil FLUVIO E O MAR. Atendendo a princípio, a um convite do IDEMA (órgão de gestão ambiental) para participar do projeto CARAVANA ECOLÓGICA, e tendo como mote inicial o arquétipo do herói, a peça fala de um menino com um destino de onda, um desejo de Mar. A peça circula por diversas cidades do interior do Rio Grande do Norte. Já no ano de estreia a montagem foi selecionada para a primeira edição do Festival Agosto de Teatro, realizado em Natal - RN.

"FLUVIO E O MAR"
2010
Fotografia: Divulgação

Em 2011 o grupo estreia RECOMENDAÇÕES A TODOS que foi montada pelo Coletivo de forma independente, com o apoio do SESC e NatalCard que garantiram hospedagem e alimentação dos diretores e o transporte durante o período de ensaios. Esta é a quarta peça montada pelo Coletivo sem nenhum edital público para montagem ou manutenção.
 
A obra homônima, escrita por Alex Nascimento em 1982 relata os passos de um louco que, expulso do manicômio, tenta conviver com os "lindos normais". Para adaptar e dirigir esta montagem, o grupo convidou a atriz e diretora Equatoriana CONSUELO MALDONADO, que em Junho de 2012, de passagem por Natal, trabalhou intensamente com o Coletivo e junto com seu companheiro ANATOL WASCHKE, facilitaram os caminhos para a construção da peça que estreia assinada colaborativamente por ela e o Coletivo.

RECOMENDAÇÕES A TODOS
2011
Fotografia: Divulgação

Este desafio marca a volta de Henrique Fontes aos palcos, que até então assinara duas direções do Coletivo (A MAR ABERTO E FLÚVIO E O MAR). Esta quarta montagem também marca a estreia no Coletivo do bailarino THÁZIO MENEZES da Companhia de DANÇA DO TEATRO ALBERTO MARANHÃO. THÁZIO chegou no meio do processo de RECOMENDAÇÕES e se integrou totalmente à proposta.

No segundo semestre de 2012, após uma breve circulação pelo nordeste do país, e inspirados na troca de conhecimento com outros grupos, o Coletivo inicia as atividades do seu Núcleo de Pesquisa que nada mais é do que um espaço de exploração onde cada integante do Coletivo pode experimentar outros modos de criação na cena, seja no sentido estético como funcional, as funções de direção - interpretação podem ser compartilhadas. Como resultado deste Núcleo surge o experimento O COBRADOR do texto de Rubem Fonseca que teve sua estreia na primeira edição da VIRADA CULTURAL DE NATAL.

Atualmente o Coletivo Atores à Deriva tem sete componentes, dois espetáculos de repertório, uma sede situada na Ribeira, em Natal (RN).

...fonte...
www.memorialdeartescenicas.com.br

...visite...
 www.atoresaderiva.com
 
 Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!  
Os direitos autorais são protegidos pela Lei n° 9.610/98, violá-los é crime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!