HOTSPOT
Criado para incentivar e fomentar a criatividade em todo o país
Moda, design, beleza, arquitetura, cenografia e fotografia, dentre outros
Rio Grande do Norte na lista dos selecionados do Movimento
Bruno Povoa/Matheus Aires/Flavio Aquino/Ramon Vasc
Criado para incentivar e fomentar a criatividade em todo o país
Moda, design, beleza, arquitetura, cenografia e fotografia, dentre outros
Rio Grande do Norte na lista dos selecionados do Movimento
Bruno Povoa/Matheus Aires/Flavio Aquino/Ramon Vasc
HOTSPOT
UM FESTIVAL DE CRIATIVIDADE
Tádzio França
Jornal Tribuna do Norte
Produção criativa é a matéria-prima que faz circular o Movimento HotSpot, projeto de alcance nacional que visa identificar, divulgar e premiar novos talentos de variados segmentos artísticos do país. Natal comparece com nove artistas selecionados, cujos trabalhos serão expostos em 2013 durante os dias 22, 23 e 24 de fevereiro, no Teatro Riachuelo. Serão realizados exposições, shows, desfiles, debates e palestras envolvendo não apenas os potiguares, mas também nomes de Recife, Fortaleza, Brasília, Belém, São Luís, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
O festival itinerante do Movimento HotSpot premiará 11 categorias entre
os 225 projetos selecionados. Os vencedores em cada categoria serão
revelados em um grande festival final em São Paulo. Os representantes
potiguares são os seguintes: em Ilustração estão Max Pereira com
"Starscape", "Tecidos do selo voador", de Renato Melo Medeiros, e
"Amálgama das impressões", de Rodrigo de Medeiros Costa; na categoria
Moda, a coleção "Caju negro", de Jardel Liter foi a única selecionada;
em Foto, Rodrigo Sena, com "Identidade cultural", Matheus Aires com
"Folkloh", e "Dias de Alice", de Andrey Salvador Moura"; em Filme &
Vídeo, o clipe de "Cretino", da banda DuSouto, assinado por Flávio
Aquino; em Música, a banda The Red Boots. O RN não obteve classificação
nas categorias Arquitetura, Ideias e Cenografia.
O MHS integrará os selecionados de 22 de fevereiro até 21 de junho, entre as dez capitais, com várias ações. Além da exposição itinerante, cada festival terá algum tipo de intervenção urbana (grafite, mobiliário urbano, flashmob) que vai se apropriar e interagir com diferentes linguagens e símbolos imateriais da cultura regional. Também haverá uma programação particular de palestras, shows e encontros. Todos os vencedores receberão um prêmio de R$10 mil, destacando Ideia (com R$200 mil) e Moda (R$150 mil) - que fará uma coleção a ser apresentada no Fashion Week de São Paulo ou Rio de Janeiro.
O MHS integrará os selecionados de 22 de fevereiro até 21 de junho, entre as dez capitais, com várias ações. Além da exposição itinerante, cada festival terá algum tipo de intervenção urbana (grafite, mobiliário urbano, flashmob) que vai se apropriar e interagir com diferentes linguagens e símbolos imateriais da cultura regional. Também haverá uma programação particular de palestras, shows e encontros. Todos os vencedores receberão um prêmio de R$10 mil, destacando Ideia (com R$200 mil) e Moda (R$150 mil) - que fará uma coleção a ser apresentada no Fashion Week de São Paulo ou Rio de Janeiro.
Produtor Paulo Borges, idealizador do Projeto Hotspot
Iniciativa criada
há nove anos para identificar e apoiar novos talentos
Produção
criativa é a matéria-prima que faz circular o Movimento
Crédito Imagem: Divulgação
Crédito Imagem: Divulgação
UMA VITRINE DIVERSA
As paisagens estelares em papel do fotógrafo e professor Max Pereira já podem ser vistas em algumas paredes da Ribeira. "Starscape" surgiu, segundo ele, de uma obra criada para a Capitania das Artes que utilizava origamis em forma de estrelas coloridas. As estrelas viraram ilustrações para o livro do dramaturgo Júnior Dalberto, e logo se tornaram adesivos para compor arte urbana. "As colagens contam histórias de estrelas que se movem no tempo. Juntei a elas ilustrações dos contos de fadas de Andersen para dar um toque lúdico", explica. "O HotSpot será uma rara oportunidade de ter uma leitura nova do meu trabalho, já que em Natal não há crítica de arte. Já me sinto com o dever cumprido só de ter sido selecionado", afirma.
O fervilhante cenário artístico e popular de Mossoró inspirou o fotógrafo Matheus Aires no ensaio "Folkloh", uma releitura moderna dos movimentos folclóricos da cidade. "A prefeitura me deu acesso aos figurinos dos espetáculos populares e pude criar uma história baseada nelas, sobre uma lenda que une a tradição folclórica aos novos tempos", explica. Matheus afirma que pretende se estabelecer como fotógrafo de moda, e o MHS sugere essa oportunidade pela ligação com o São Paulo Fashion Week. "Não estou criando expectativas sobre, mas estou animado pela possibilidade de ter contato com outros profissionais de primeira linha. Será ótimo", diz.
O fotógrafo Rodrigo Cortez de Sena também incorporou a cultura popular nordestina como mote do ensaio "Identidade cultural" que é, para ele, "uma fonte inesgotável de inspiração e de possibilidades". "Eu me inscrevi no MHS pela possibilidade de troca e linguagem visual entre os selecionados em um festival inovador. O evento oferece liberdade para criar dentro do olhar de cada um uma vasta gama de ofertas em fotografia. Quero aproveitar a oportunidade de aprender fazendo e crescer mais", afirmou.
O premiado fotógrafo e videomaker Rodrigo Sena
O groove cheio de malícia do DuSouto virou imagem pelas lentes do fotógrafo e artista visual Flávio Aquino e conquistou a curadoria do MHS. O clipe da música "Cretino" teve cenas gravadas entre um motel e um bar da cidade, complementadas no estúdio de Flávio. "Foi algo bem simples. Escolhemos as locações, convidamos algumas amigas para interpretar, e a tecnologia de hoje facilitou o processo. A inspiração total veio da música, que é sexy e maliciosa", diz. Ele ressalta o incentivo que o HotSpot vai proporcionar ao artista local, bem como a visibilidade. Aliás, "Cretino" já havia sido selecionado por um festival de curtas de Sergipe e também no projeto Conexão Vivo.
O estilista e artista plástico Jardel Liter buscou no cajueiro de Pirangi as imagens e o conceito de "Caju negro". "Busco em meu trabalho o mistério desse cajueiro em suas formas, cores e detalhes. Tento despertar o desejo através da moda com identidade", disse. A coleção do estilista também traz um protesto em defesa do cajueiro, contra a poda da árvore. Jardel ressalta que utilizou bastante o trabalho dos artesãos locais, inspirado por Ronaldo Fraga, de quem foi assistente no projeto "Pensando Moda", pelo Sebrae/RN.
O embrião do Movimento HotSpot foi a Amni HotSpot, uma iniciativa criada há nove anos para identificar e apoiar novos talentos em design de moda. A primeira edição do MHS é uma ampliação do Amni, em sintonia com um novo momento da economia brasileira, que se acredita favorável à profissionalização de talentos empreendedores."Quando desenhamos o projeto do MHS, uma das nossas metas era tanto buscar como expor a diversidade cultural e criativa brasileira vencendo as grandes dimensões geográficas do país. Nossa riqueza e pluralidade são desafios para o brasileiro 'se conhecer' melhor e queremos aproximar os diversos 'brasis' que temos espalhados. Daí a proposta de viajarmos por diversas capitais, passando por todas as regiões", já declarou Paulo Borges, idealizador do projeto, em entrevistas anteriores.
...fonte...
Tádzio França
...visite...
www.movimentohotspot.com
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Os direitos autorais são protegidos pela Lei n° 9.610/98, violá-los é crime!
Os direitos autorais são protegidos pela Lei n° 9.610/98, violá-los é crime!
como participar?
ResponderExcluirtemos grupos de pastoril e danças com roupas recicladas!
Recomendo visitar o site do projeto para informações adicionais. O link foi disponibilizado abaixo da postagem. Cofira, por favor!
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