março 15, 2013

O GUARDIÃO DA MEMÓRIA POTIGUAR

 VALÉRIO MESQUITA
O escritor e articulista Valério Mesquita toma posse como novo presidente
 da mais antiga instituição cultural do Estado. Mesquita adianta que a meta
 é digitalizar o acervo, informatizar as pesquisas, climatizar as principais
 salas  e facilitar a consulta, inclusive via internet.
Fotografia: Arquivo/TN 

 INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE
 VALÉRIO MESQUITA ASSUME PRESIDÊNCIA

 Por
Dani Pacheco
JORNAL DE HOJE 

“O Instituto é o guardião do maior acervo histórico do estado. Ele detém a guarda de todas as Leis e Decretos de Governo de 1835 a 1952; documentos de demarcações de terras de 1615 a 1807; Sesmarias de 1702 a 1716 e de 1748 a 1754; o livro de Barleaus que fala da colonização holandesa e onde descreve os oito anos do governo de Maurício Nassau; Bíblias antigas, bibliotecas; mapas geográficos, objetos de museus, manuscritos e registros eclesiásticos, fotografias de personagens da história politica, jurídica, religiosa, social e cultural do Rio Grande do Norte dos períodos colonial, imperial e republicano, entre outros, conta em entrevista para O JORNAL DE HOJE Valério Mesquita.

O ex-deputado estadual, ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e escritor Valério Mesquita vai ser empossado como novo presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte nesta sexta-feira, dia 15, a partir das 19h30, na sede da Academia Norte-rio-grandense de Letras. Valério substitui o procurador aposentado Jurandir Navarro, que por sua vez assumiu o posto após o falecimento de Enélio Petrovich que esteve durante 42 anos à frente da instituição.

ENÉLIO LIMA PETROVICH
Esteve na presidência do IIHGRN  por 42 anos, 
onde desenvolveu um inigualável trabalho em favor da cultura do RN
Teve como missão de vida, o zelo pela memória potiguar
Fotografia: AG Sued

“Serei empossado no mês em que o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte comemora 111 anos de sua existência. Os desafios são muitos que enfrentarei, mas, tenho bem claro como iniciarei essa batalha. O foco será modernização, visibilidade e acesso. E, claro com uma gestão compartilhada junto a nossa diretoria. Queremos nos aproximar mais da sociedade como um todo, ouvi-los, retomar o interesse da população e principalmente, mostrar a riqueza que é o nosso acervo”, declara.

O antigo prédio que fica no número 622 da Rua da Conceição, na Cidade Alta, abrigou inclusive a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça, o Tribunal Eleitoral, a Academia Norte-rio-grandense de Letras, além de outras entidades culturais, passará por uma reforma. “Inicialmente e urgentemente começaremos restaurando toda a rede elétrica e o prédio. Para isso, já fomos pedir ajuda ao CREA que nos orientará junto ao IPHAN (porque o prédio é tombado) para que a reforma seja realizada da melhor forma possível”, disse Valério Mesquita.

Instituto Histórico do RN e Igreja de N. S. da Apresentação
 A Casa do IHGRN, na Rua da Conceição, nº 622, foi construída em 1906
Expressa arquitetura neoclássica, típica da européia da 2ª metade do século XIX
Fotografia: Acervo

Outra necessidade do Instituto é quanto a climatização do prédio para que abrigue melhor os documentos. Verdadeiras relíquias, registro da memória do Rio Grande do Norte que está correndo risco de se perder por falta de um cuidado adequado. “Temos que garantir a segurança do acervo. Hoje em dia, boa parte do acervo está em condições precárias e preocupantes, para se ter uma ideia, muitas estantes estão há mais de 40 anos sem um tratamento adequado. Sabe o que significa isso, são documentos seculares que registram a nossa história que estão em risco por falta de uma manutenção adequada”, destaca.

Como um dos objetivos é aproximar a instituição da população, outra ação proposta por essa nova diretoria é digitalizar todo o acervo, informatizar as pesquisas, climatizar as principais salas e facilitar a consulta. “Para isso, contaremos com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que numa parceria e cooperação técnica pretendemos desenvolver todo esse processo de digitalização do acervo para a preservação da memória”, disse o presidente eleito.     
 
  INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO  DO RIO GRANDE DO NORTE
 Os Institutos Históricos e Geográficos são instituições responsáveis
 pelos acervos documentais que guardam grande parte das fontes
 da história colonial, imperial e republicana brasileira
Fotografia: Acervo
 
Mas, não é possível esquecer que para realizar todas essas ações há necessidade de recursos financeiros. Diante desta questão, Valério Mesquista prontamente disse que, “a falta de recursos realmente é o nosso principal obstáculo. Diante deste fato, antes mesmo de tomar posse, conseguimos que Assembleia Legislativa aprovasse uma emenda no orçamento deste ano do Governo do Estado no valor de R$ 200 mil para o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. Sei que não será suficiente para tudo o que pretendemos realizar, por isso, que estamos em busca de parcerias com instituições públicas e privadas. Como também, vamos criar e inscrever projetos em editais do Governo Federal”.

E, disse ainda que, “Estamos diante da Copa do Mundo, evento que se espera trazer um grande número de turistas. É preciso que o Governo considere a cultura como uma das prioridades do Estado. A nossa sede fica no corredor cultural da cidade que está praticamente abandonado. É essa a nossa história que queremos mostrar? Não me preocupo somente com o Instituto. Quero que todo o entorno da sede seja cuidado, aqueles prédios e praças são registros da nossa história que se encontram abandonados e se tornaram palco de consumidores de drogas “.

Confira a  nova diretoria do IHGRN: Valério Mesquita – presidente/ Ormuz Simonetti – vice-presidente / Carlos Gomes – secretário geral/ Odúlio Medeiros – secretário adjunto / George Veras – diretor financeiro/ Eduardo Gosson – diretor adjunto/ José Targino Araújo – orador / Edgar Dantas – diretor da biblioteca, arquivo e museu. Conselho fiscal: Eider Furtado, Paulo Pereira dos Santos, Tomislav Femenick e Lúcia Helena Pereira.

...fonte...
 Dani Pacheco
www.jornaldehoje.com.br
 
    Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!
Os direitos autorais são protegidos pela Lei n° 9.610/98, violá-los é crime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!