setembro 23, 2013

A NOIVA DO SOL POR CANINDÉ SOARES

 
 CANINDÉ SOARES
 Exposição do premiado fotógrafo potiguar
 retrata paisagens da Princezinha do Atlântico
A capital potiguar em foco
Fotografia: Elias Medeiros
 
 NATAL, por CANINDÉ SOARES

Via
REDAÇÃO DO NOVO JORNAL

Vinte e seis imagens da cidade de Natal, focando principalmente a exuberância de suas paisagens, constituem a exposição do premiado fotógrafo Canindé Soares. As fotos estão expostas no Natal Shopping, precisamente na loja nº 328, e ficam à disposição do público até 14 de outubro. Cada quadro emoldurado custa R$ 380. 

“Essa exposição busca sintetizar Natal, o paisagístico, a arquitetura antiga, praias. A exposição retrata a cidade e seus diversos aspectos”, explica Canindé. No espaço, predominam imagens das praias e vistas aéreas da cidade. Estão expostas algumas das primeiras fotos feitas com câmera digital em 2002.

“A direção do shopping me convidou para realizar esse evento e cedeu o espaço, a ambientação e iluminação. As fotos foram escolhidas por mim”, ressalta. 

Canindé Soares tem 53 anos, é casado, pai de dois filhos e tornou-se fotógrafo profissional há mais de 35 anos. É natural de São Bento do Trairi. De origem humilde, lembra que o primeiro curso de fotografia foi feito por correspondência, mas não chegou a concluir por falta de dinheiro

“Hoje consigo viver da fotografia. Cerca de 30% da minha renda provém da venda de imagens”, comemora. Canindé retrata eventos e possui um acervo de imagens que são vendidas principalmente para o segmento de turismo, seguido de editoras de livros didáticos.

O fotógrafo ainda possui um blog e um site. No primeiro - blog Canindé Soares - ele divulga imagens dos trabalhos realizados. “Sou previamente contratado, vou lá, faço as fotos e posto no blog”, informou. O blog tem uma média de mil acessos diários. 

O segundo é um site que ainda está em desenvolvimento e pretende ser lucrativo. “Será um banco virtual de imagens, dividido em temáticas, como a gastronomia, artesanato, religiosidade e praias do Rio Grande do Norte. Postamos 500 imagens até agora e iremos ampliar esse número. 

O internauta encontrará imagens sobre qualquer assunto relacionado ao estado”, informou. Mais conhecido pelas paisagens evocando as belezas do estado, Canindé também tem trabalhos com enfoque no fotojornalismo ou documental: “Tenho diversos trabalhos nessas áreas, mas não são imagens divulgadas com muita evidência”, refletiu. 

O fotógrafo Ney Douglas, do NOVO JORNAL, acrescenta: “Canindé Soares é um cara que não está preocupa com o ‘contemporâneo’. Está preocupado com a fotografia, é um entusiasta da fotografia, que ele divulga muito bem”.

Tem repercutido positivamente um trabalho que ele realizou para o portal UOL. Canindé passou dez dias fotografando paisagens potiguares, percorrendo os principais roteiros de lazer, gastronomia e cultura do estado. O trabalho rendeu sete álbuns com os temas “Natal”, “Gastronomia”, “Pipa”, “São Miguel do Gostoso”, “Maracajaú”, “Centro Histórico” e “Praias”. 

Semana passada, ele recebeu uma ligação da governadora Rosalba Ciarlini, que o cumprimentou pela repercussão do trabalho de divulgação do estado. “Uso bastante a internet para divulgar as maravilhas do estado”, afirmou. 

Em novembro, Canindé pretende lançar seu terceiro livro de fotografias. O título será o mesmo do anterior, lançado em 2012: Natal, por Canindé Soares. “O projeto está em fase de finalização. Haverá, no máximo 100 imagens. O livro será impresso em acabamento especial; as imagens terão legendas. Quero fazer numa embalagem diferenciada, própria para presentear”, revelou, visando o período natalino. “Esse novo livro foi editado com base nas críticas recebida dos fotógrafos Orlando Brito e Marcelo Buainaim”. 

O livro anterior foi bancado por investimento do fotógrafo e por meio de empréstimos a amigos.

“O livro vendeu bem e eu consegui viabilizar rapidamente o valor gasto”, diz. Para essa edição ele quer obter patrocínios, mas se não conseguir fará vendas antecipada para os amigos. “A torcida muito grande de amigos tem mudado a minha vida. Postei ontem uma foto do estádio Arena das Dunas e, em menos de 24 h teve quase sete mil visualizações”.

 ...fonte...
BLOG POTIGUARTE NO GRANDE PRÊMIO TOP BLOG 2013 

 Estou participando, através do Potiguarte, blog de arte e cultura regional, 
precisamente da arte arte e cultura regional do Rio Grande do Norte, 
do Grande Prêmio Top Blog Brasil 2013.

 E já foi dado início à captação de votos! 

Pois bem, em 2012, ficamos entre os 100 mais votados na nossa categoria e, 
 em seguida, passamos para os três melhores, chegando ao 2º lugar na final. 

Agora, preciso do seu voto para chegar na final de 2013. 

Você pode votar uma vez pelo seu E-mail ou Facebook.
 Lembrando - depois - de ir à sua caixa de e-mails e confirmar o seu voto! 

Simples, assim! 

Para votar, aqui:
Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos! 
Os direitos autorais são protegidos pela Lei nº 9.610/98, violá-los é crime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!