outubro 24, 2013

MOSTRA DE CURTAS METRAGENS DE NATAL

CURTA GOIAMUM
Mostra Competitiva Nacional de Curtas Metragens de Natal
Gêneros ficção, documentário, animação e experimental
Mostra encerra inscrições nesta sexta-feira
Fotografia: Divulgação

4ª CURTA GOIAMUM
MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS METRAGENS DE NATAL

Por
 Felipe Mamede
Especial para O Jornal de Hoje

A 4ª Curta Goiamum – Mostra Competitiva Nacional de Curtas Metragens de Natal, realizada pelo Festival Goiamum Audiovisual, está com as inscrições abertas até 25 de outubro. Podem participar realizadores que possuem obras de até 20 minutos, produzidas em 2012 ou 2013, nos gêneros ficção, documentário, animação e experimental. A Curta Goiamum é uma das principais mostras do Goiamum Audiovisual, sendo também a única de caráter competitivo, visando trazer a Natal o que há de melhor na produção curta-metragista brasileira. “Este ano a grande novidade é a estreia do prêmio de Melhor Filme Potiguar, que concorrerá em um Programa Local, apenas com produções do Rio Grande do Norte, mas que também têm a chance de figurar na Mostra Nacional”, explica a diretora geral do Goiamum, Keila Sena.
Os potiguares que inscreverem seus filmes no Curta Goiamum, estarão automaticamente inscritos na Mostra Desentoca, uma mostra de filmes produzidos no RN, sem caráter competitivo. Os filmes selecionados irão compor uma coleção importante da produção audiovisual potiguar, numa coletânea que será distribuída em diversos pontos de exibição em Natal, as Tocas. “O objetivo é conhecer o que a gente produz, sem limite de tempo, gênero ou duração. O material participante vai para coletânea em DVD, e posteriormente é repassado para bibliotecas, TVs públicas e instituições públicas ligadas ao meio audiovisual”, pontua Pedro Fiuza, diretor de Mostras do Goiamum. Até o momento, 148 filmes foram inscritos, desses, 24 são produções potiguares.
GOIAMUM AUDIOVISUAL
O maior evento de cinema do Rio Grande do Norte chega à sua sétima edição em 2013, levando para o grande público a oportunidade de vivenciar o universo da produção cinematográfica nacional e internacional das mais diversas formas. Este ano, o Goiamum exibirá, entre os dias 25 a 29 de novembro, ficções, documentários, animações e experimentais, além de enaltecer a identidade local com a única mostra competitiva nacional do RN: a 4ª Curta Goiamum.
Para Keila Sena, diretora geral do festival, um dos objetivos do evento é fomentar – cada vez mais – o tripé: exibição, capacitação e discussão políticas para o setor. “Esse caminho está certo, mas, estamos desenvolvendo tudo isso para oferecer o melhor que pudermos para o público, dentro dos nossos conhecimentos, recursos e possibilidades gerais para realizar a sétima edição do Goiamum”, afirma.  Entre as novidades, a diretora cita a participação de William Hinestrosa como curador do Goiamum Audiovisual.
Produtor do programa brasileiro do Fest Internacional de Curtas de São Paulo, o mais importante da América latina, ele é ainda produtor do guia Kinoforum, que é um catálogo que reúne os festivais nacionais de cinema. “Criamos uma relação com ele muito bacana e este ano, propusemos ao William uma espécie de consultoria, curadoria do festival. Estamos sempre procurando aprimorar o evento, o formato, as ideias a fim de que o Goiamum se torne um festival em sintonia com os demais festivais nacionais, com uma programação inteligente. Esse diálogo com o William está nos possibilitando esse amadurecimento através das sugestões e das críticas construtivas”,  comenta Keila Sena.
O Goiamum Audiovisual fechou em 2013 uma importante parceria com duas plataformas internacionais de inscrição de filmes em festivais: a espanhola Movibeta a britânica Festhome. Diretor de Mostras do Goiamum Audivisual, Pedro Fiuza comenta que a iniciativa se traduz em mais uma opção para os realizadores brasileiros e estrangeiros se inscreverem no Goiamum. Pedro conta que até o momento 87 realizadores inscreveram seus filmes através das plataformas, número bastante comemorado. “Diferente de outros anos quando recebíamos acervo de festivais parceiros, dessa vez os próprios realizadores estão participando”.
“Elas também possibilitarão uma mostra internacional de curtas (que será realizada especificamente para o festival) de caráter não-competitivo. As plataformas colocam o Goiamum em pé de igualdade com os festivais mais atuais. Os realizadores hoje preferem se inscrever de forma online,  poupando tempo e dinheiro, além de ser uma forma mais ecológica. É ainda uma forma muito mais prática para o festival também, pois podemos analisar os filmes mais rapidamente também, além da qualidade ser melhor que da cópia em DVD”, complementa Pedro Fiuza.


!!! ATENÇÃO !!!
POTIGUARTE CONCORRE AO PRÊMIO TOP BLOG BRASIL 2013

Para votar, aqui:

Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!
Os direitos autorais são protegidos pela Lei nº 9.610/98, violá-los é crime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!