abril 04, 2014

PASSO DA PÁTRIA: A CIDADE DE COSTAS

PASSO DA PÁTRIA
Comunidade localizada entre os bairros Alecrim e Cidade Alta, Natal/RN
Dividida de um lado pela linha do trem e do outro pelo Rio Potengi
Um lugar hostilizado, estigmatizado e deformado pela mídia, mas
é possuidor de uma história que precisa ser recontada
para que possa ser conhecida e respeitada.
Fotografia Acervo: 
Feira Passo da Pátria/Giovana Paiva

UM LUGAR DE MEMÓRIAS

Por
Yuno Silva
TRIBUNA DO NORTE

“Por conhecer melhor a dinâmica do Passo da Pátria, através de suas ruas, vielas, desejos, amores, paixões, sofrimentos, tristezas, alegrias, homens, mulheres, espaços de negócios, de histórias ressignificadas, de códigos, simbologias, signos e manifestações, ou seja, de suas práticas e discursos, percebi que era possível apresentar outro Passo da Pátria, não aquele que só é conhecido através das páginas policiais, hostilizado, estigmatizado e deformado pela mídia como ‘lugar de bandido’ e ‘antro de miséria’. Para fugir desse senso comum, o Passo da Pátria que aqui queremos mostrar é diferente, é uma comunidade ‘marginalizada’ sim, pois vive à margem, mas é possuidora de uma história que precisa ser recontada a partir da visão de seus atores sociais, para que possa ser conhecida e respeitada”.

A declaração de Carlos Magno de Souza, historiador, professor e autor do livro “Passo da Pátria – Um lugar de memórias” (R$ 177 páginas, R$ 35) sintetiza sua intenção de revelar e preencher lacunas históricas que o tempo, o preconceito e a falta de atenção se encarregaram de apagar. Ele compartilha seu ‘tesouro’ com o público nesta sexta-feira (4), às 19h, no IFRN-Cidade Alta. A publicação sai pelo selo Sarau das Letras com apoio dos colégios Salesiano, Cei Zona Sul e Jelm. Após o lançamento, o título pode ser encontrado nas livrarias Nobel Salgado Filho e Saraiva. 

Morador da comunidade encravada entre o Rio Potengi e a linha do trem, na parte baixa da Cidade Alta, guardada por Nossa Senhora da Apresentação do alto da Pedra do Rosário, Magno materializa com a obra o desejo antigo de contar – sob a ótica de quem vive às margens do mangue – um capítulo significativo da Natal que remonta ao século 19, quando o Passo da Pátria era o principal porto e porta de entrada do comércio da capital potiguar.

CARLOS SOUZA
Busco provocar um olhar mais sensível para aquele espaço
Fotografia: Ana Silva/Tribuna do Norte

Atualmente a comunidade é formada por três núcleos: Areado, Pantanal (ou Bairro de São Francisco) e a área do Passo em si, onde vivem cerca de 3,8 mil pessoas.

Com informações atualizadas, vasta iconografia e referências, o livro começou a ser pensado no início dos anos 1990, quando Carlos Magno trocou Mãe Luiza pelo Passo com dois ‘esses’ (Paço com cedilha faz referência à palácio). Cinco anos se passaram do início das entrevistas com moradores antigos, e pesquisas em arquivos públicos e de jornais, até a impressão da obra. “Trabalhei com a memória, dando visibilidade às lembranças daqueles que ainda viram todo o movimento que o Passo da Pátria viveu”.

O autor investigou vestígios culturais e sociais de um passado nem tão distante quanto parece. “(O prefeito) Djalma Maranhão e sua equipe se reuniam no Passo da Pátria para formatar o que viria a ser a cartilha do projeto educacional ‘De pé no chão também se aprende a ler’ (1961-64)”, lembrou o autor, para quem a oralidade possibilita contar a história a partir do sujeito, “de baixo para cima”: “Busco provocar um olhar mais sensível e cuidadoso para com aquele espaço”, afirma.

Os depoimentos, os arquivos e a história amealhada por Magno dão conta de uma feira que concentrava “toda a dinâmica comercial da cidade” desde a primeira década dos anos 1800 até o início da segunda metade do século 20. No Passo da Pátria funcionava o porto que abastecia o Alecrim, a Ribeira e a Cidade Alta, a linha do trem que corta o local ajudava a escoar produtos que chegavam de Macaíba e São Gonçalo do Amarante para cidades vizinhas. “O mesmo galpão ocupado pela feira livre de dia, se transformava em forró à noite”, contou Carlos Magno.

A CIDADE DE COSTAS

Entre as entrevistas que ajudaram a dar corpo ao conteúdo de “Passo da Pátria – Um lugar de memórias”, algumas com longos trechos transcritos, figuram desde nomes conhecidos como Dom Nivaldo Monte (1918-2006) a gente anônima como Jaime Rosendo e Antônia Silvestre. “A cidade deu as costas para essas pessoas, para o Potengi, para as comunidades ribeirinhas; lugares que guardam uma riqueza histórica e cultural oculta, e que, hoje em dia, só são lembradas quando aparecem nas páginas policiais.

O nome Passo da Pátria, contou o autor, foi dado pelo então presidente da província José Olinto Meira, que homenageou os natalenses voluntários na Guerra do Paraguai (1864-1870) e ao fato do lugar ser passagem importante, porta de entrada da cidade na época.


O jornalista Tarcísio Gurgel, que assina a orelha do livro, reforça a importância da pesquisa e da publicação: “Até onde sei com as poucas exceções – e são bem poucas, mesmo – a historiografia potiguar, seguindo uma tradição que remonta há séculos tem direcionado o seu foco para ditos protagonistas, deixando de lado o que, sob essa ótica considera irrelevante. (…) Carlos Magno desvenda para nós todos a história de uma parte da cidade que a cidade desconsiderou, e isto, torna sua experiência relevante”.

...fonte...

POTIGUARTE CONCORRE AO TOP BLOG BRASIL 2013/2014

Pois bem, em 2012/2013, ficamos entre os 100 mais votados na nossa categoria e, em seguida, passamos para os três melhores, chegando ao 2º lugar na final. Agora, precisamos do seu voto para chegar na final de 2013/2014. Você pode votar uma vez pelo seu E-mail ou Facebook. Lembrando - depois - de ir à sua caixa de e-mails e confirmar o seu voto! Simples, assim! 

...serviço...
Para votar, aqui:

...fonte...

Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!
Os direitos autorais são protegidos pela Lei nº 9.610/98, violá-los é crime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!