MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Máquina de fabricação
inglesa está ligada à história das linhas férreas no Nordeste
Museu do Trem do
Recife perde locomotiva para o Rio Grande do Norte
Maria Fumaça
encontra-se na capital pernambucana desde o fim dos anos 90
Foi reivindicada pelo
governo potiguar há dez anos
Fotografia: Raul
Lisboa
MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Por
JORNAL DO COMMERCIO
Editoria Cidades
Disputada há dez anos pelos
governos do Rio Grande do Norte e de Pernambuco, uma locomotiva de ferro a
vapor, de fabricação inglesa, despede-se da cidade do Recife nesta sexta-feira,
10 de outubro. A Justiça deu ganho de causa ao Estado potiguar, que moveu a
ação, e a máquina deixará a antiga Estação Central, no bairro de São José, onde
se encontrava desde os anos 90.
Em abril de 1916, a locomotiva
inaugurou a Ponte do Igapó, na cidade de Natal, diz André Cardoso,
representante em Pernambuco da ONG nacional Amigos do Trem. Esse seria um dos
motivos que teria levado o governo do Rio Grande do Norte a reivindicar a
máquina. De acordo com André, a locomotiva não era usada no transporte de
passageiros, mas em manobras de vagões nos pátios.
Na década de 50, com a
substituição do vapor pelo diesel, o trem só não foi desmontado porque o
ferroviário potiguar Manoel de Souza deu um jeito de esconder a máquina, conta
André Cardoso. Tempos depois, nos anos 70, a Rede Ferroviária trouxe a
locomotiva do Rio Grande do Norte e usou como peça decorativa na frente da sede
da RFFSA, no bairro de São José.
NOVO CAMPUS IFRN E MUSEU DO TREM
Restauração da antiga Refesa nas Rocas, em Natal/RN, já foi iniciada
A inauguração do novo campus IFRN está prevista para 2015
A história e memória da cidade também serão prestigiadas
Fotografia: Joanisa
Prates
Só no fim da década de 90 a
máquina, conhecida como Catita, por ser de pequeno porte, passou a integrar o
acervo do Museu do Trem, instalado na Estação Central, ao lado do prédio da
RFFSA. Na lateral do trem estão pintadas as iniciais da empresa inglesa Great
Western of Brazil Railway, além do número 3 no sino. Há, ainda, uma placa com
duas datas (1902-1882) e o nome do fabricante, R & W Hawthorn Engineers, da
cidade de New Castle upon Tyne.
Para André Cardoso, consultado
pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe),
essa não é a locomotiva número 3 do Recife. “A nossa também era de manobras,
mas o modelo é diferente”, diz ele. “Outro consultor argumenta que a pintura
feita na máquina (as iniciais G.W.B.R. e o número 3) não é original, pois o
comum seriam as letras em relevo”, comenta Adonias Ferreira, funcionário da
Fundarpe.
“Temos a memória oral dos
consultores, mas o fato é que o Rio Grande do Norte venceu a disputa na
Justiça”, diz Adonias. “Por causa do litígio, não podíamos restaurar a
locomotiva, que está bem estragada. Nesse tempo todo, só era feita
higienização”, acrescenta o artista plástico Márcio Almeida, responsável pelo
projeto de reabertura do Museu do Trem, na Estação Central, em andamento.
CATITA
Máquina de fabricação inglesa, série 200 - 2 eixos,
com forte vínculo com
a história ferroviária do Rio Grande do Norte
Fotografia: Jornal DeFato
Terça-feira (7), a Fundarpe e o
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) fizeram a última
vistoria na Catita, para liberar a viagem até o Rio Grande do Norte. “Estamos
cumprindo uma ordem judicial, nossa função é auxiliar a retirada da locomotiva,
garantindo sua integridade”, diz Márcio Almeida.
Afora a Catita, o governo do Rio
Grande do Norte levará um vagão para transporte de cana-de-açúcar, de
fabricação inglesa, que faz parte do acervo do Museu do Trem desde 1975. As
duas peças vão compor um futuro museu dedicado ao trem, em Natal. “Uma máquina
de manobra não necessitava de reboque, essa carroceria não é da locomotiva”,
alega André Cardoso.
A Estação Central, defronte à Praça Barão de Mauá, Recife/PE, é uma construção do século 19. Passou por obras de restauração e funcionará como Estação Central Capiba, expondo as peças do acervo do Museu do Trem, primeiro museu ferroviário do Brasil, criado em 1972. No local há troles manuais e a motor, locomotivas inglesas e alemãs. A Fundarpe divulgará, em breve, a data de reabertura do prédio.
...fonte...
www.jconline.ne10.uol.com.br
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