junho 17, 2015

PROJETO CASA DAS PALAVRAS

PROJETO CASA DAS PALAVRAS
 Atividades culturais fazem parte da programação da “Casa”,
fortalecendo a cultura local e promovendo ações de intercâmbio
 e troca de experiências entre artistas e público.
Fotografia: Divulgação

"CASA DAS PALAVRAS"
MULTIPLICANDO CONHECIMENTO E AÇÕES DE INTERCÂMBIO

 Via 
TRIBUNA DONORTE

A mini-biblioteca artesanal da Casa das Palavras continua a ampliar horizontes no RN. O projeto, de implantação das minibibliotecas para compartilhamento de livros, vem percorrendo o interior do Estado, levando uma diversificada programação com  oficinas e apresentações culturais  voltadas às manifestações locais, como cordel, xilogravura, contação de história e mamulengos.


Esta semana, São Paulo do Potengi foi o município escolhido para movimentar a Casa. As atividades acontecem na  Praça da Matriz, entre oficinas e apresentações culturais, e segue até esta quarta-feira, 17, com o encerramento do projeto na cidade. A Praça da Matriz receberá, a partir das 19h, o espetáculo de mamulengos dirigido pelos artistas Emanuel e Gabriel, apresentação do Boi de Reis e do coral formado durante a oficina ministrada pelo maestro Denis Quirino.


Inicialmente a idéia dos jornalistas Rilder Medeiros e Osni Damásio, organizadores do projeto, era instalar mini-bibliotecas em formato de casinhas pelos municípios do RN, e em locais estratégicos como parques, escolas e praças, para que os freqüentadores pudessem compartilhar de maneira gratuita, livros, gibis, cordéis, revistas, etc.


A primeira mini-biblioteca do projeto foi instalada no ano passado em Mossoró, na casa do Poeta Antônio Francisco, durante a Feira do Livro de Mossoró. Em seguida no Parque das Dunas, em Natal. “A partir daí pensamos em não só levarmos a casinha, mas também promover uma série de ações como oficinas e apresentações, que pudessem resgatar e homenagear a cultura” lembra Osni Damásio.


Até agora, a Casa das Palavras já passou pelas cidades de Natal, Pau dos Ferros, Assu, Currais Novos, Ceará-Mirim, Macaíba e Angicos, e ao todo foram instaladas sete mini-bibliotecas, e cerca de 600 pessoas participaram das oficinas de cordel, mamulengo, xilogravura, contação de história e coral. As próximas cidades que serão contempladas são Caicó, Parnamirim e Mossoró.  O projetos é patrocinado pela Cosern, Oi e Governo do RN, através da Lei Câmara Cascudo.

...fonte...
www.tribunadonorte.com.br 

Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!
Os direitos autorais são protegidos pela Lei nº 9.610/98, violá-los é crime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!