outubro 10, 2016

MARIANO TAVARES: TALENTO IN PROGRESS

MARIANO TAVARES
ENTRE CANÇÕES E ACORDES
Fotografia: Divulgação

MARIANO TAVARES
CANÇÕES QUE NUNCA TOCAM NO RÁDIO
O TALENTO ASSUENSE IN PROGRESS

Por
Assessoria Comunicação 

Para criar uma identidade autoral e inventar sua própria dicção, todo artista deve, cedo ou tarde, tentar se distanciar das influências que absorveu durante a vida, e procurar construir novos caminhos a partir daquilo que, por paixão, lhe alimentou e formou o espírito. "Dentro dessa perspectiva", diz o cantor e compositor Mariano Tavares, “a arte não é propriedade, mas acúmulo”. “No meu caso”, prossegue, ”de todos esses encontros, minha admiração por Nico é a única que permanece mais ou menos intacta, nunca decepciona ou diminui, só amadurece, deslumbra, provoca, arrebata, cresce”.

Pensado originalmente para ser um exercício pessoal de gravar 12 canções escritas ou interpretadas pela cantora e compositora alemã Nico, Canções Que Nunca Tocam no Rádio acabou resultando no que Tavares chamou de EP “in progress”, um trabalho paralelo ao seu trabalho autoral que pode ser interrompido ou retomado, de acordo com sua intuição e vontade, ao longo do tempo. “Instinto, convicção e desejo me levaram a crer que eu poderia lançar novas luzes sobre essas canções, e receber delas novas iluminações. Somente depois veio a vontade de mostra-las. Agora que finalmente começo a pensar num novo álbum de canções inéditas, eu quis voltar a esse repertório,” diz.

Iniciado em 2014 com os singles The Fairest of the Seasons (Jackson Browne/Gregory Copeland) e Secret Side (Nico), cujos vídeos podem ser encontrados no canal do artista no youtube, o show lança mais duas faixas: Sixty-Forty (Nico), do álbum “Drama of Exile” e Afraid (Nico), de “Desertshore”. Produzido, arranjado e dirigido pelo próprio Mariano Tavares, Canções Que Nunca Tocam no Rádio é, segundo afirma, “a realização de um desejo antigo de me aproximar do universo de Nico, de participar dele, de habitar sua paisagem, e talvez acrescentar a ele novas visões, sentidos, timbres e sons”.

Misturando canções escritas ou interpretadas por Nico com seu próprio repertório autoral, Mariano Tavares apresenta "Canções Que Nunca Tocam no Rádio" no próximo dia 15 de outubro, sábado, às 21h, no Cine-Teatro Pedro Amorim, em Assu, sua cidade natal. Ao lado do pianista e compositor Humberto Luiz, o show segue o conceito basicamente acústico do EP (disponível para download gratuito no site do cantor), de violão, piano e teclados.

MARIANO TAVARES

Nascido em Assu, celebrada como a terra dos poetas, o cantor e compositor Mariano Tavares começou sua carreira se apresentando no circuito universitário de estudantes de letras, e em bares entre Assu, Mossoró e Natal.

Como ele próprio afirma, a canção popular esteve sempre presente em sua vida, tanto pela criação extremamente musical que recebeu (seu pai era seresteiro), como por uma curiosidade natural pelo que considera como a mais vigorosa expressão artística de nosso tempo.

O  trabalho de Mariano concentra-se principalmente na construção de uma identidade autoral que transite, ao mesmo tempo, entre o universal e o regional, entre o contemporâneo e o tradicional.

Mestre em Literatura Comparada, além de cancionista Mariano também atua como professor de literaturas inglesa e norte-americana na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, onde desenvolve pesquisas sobre canção popular e performance.

...serviço...
Sábado, 15 de outubro
Horário: 21h
Cine-Teatro Pedro Amorim – Rua São João, 267, Assu/RN

 ...informações, downloads e contatos...
www.marianotavares.com
marianotavares@gmail.com

Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!
Os direitos autorais são protegidos pela Lei nº 9.610/98. Violá-los é Crime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!