setembro 16, 2017

PINACOTECA POTIGUAR: UMA HERANÇA CULTURAL

 

PINACOTECA POTIGUAR

Um palácio que guarda a história e herança cultural do estado

Via
Fundação José Augusto

Você sabia que a atual Pinacoteca do Rio Grande do Norte já foi o Palácio do Governo Estadual? A maior expressão da arquitetura neoclássica em Natal foi inaugurado em 1873. Em 1902, em ato do governador Alberto Maranhão, foi transformado em sede do Governo Estadual, permanecendo como centro da vida política do RN até 1995. Atualmente é um importante centro cultural, com exposições permanentes das obras mais relevantes do acervo da Pinacoteca Potiguar.

A construção do Palácio Potengi aconteceu entre os anos de 1865 e 1873. O engenheiro responsável pelo projeto foi Ernesto Augusto Amorim, instituído pelo então chefe da província de Natal, Olindo José Meira. A intenção de criar o prédio foi para que ele servisse como Tribunal do Júri e também como Assembleia Legislativa.

Quando foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), passou a ser um centro cultural muito importante não apenas para Natal, mas para o país inteiro. O Palácio Potengi conta com um acervo com mais de 500 obras registradas e expostas. Além de tais, o local ainda dispõe de temporadas exclusivas com exposições especiais.

Atualmente o espaço é um importante centro cultural, com exposições permanentes das obras mais relevantes do acervo da  das artes visuais pertencentes ao Governo do Estado. Com uma reunião de obras de arte tanto de artistas locais, nacionais e internacionais. Entre estes: Volpi, Tarsila do Amaral, Cícero Dias e Fayga Ostrower. Dos nossos, Maria do Santíssimo, Newton Navarro, Dorian Gray e Abraham Palatnik.

No aspecto museológico, a Pinacoteca Potiguar tem dois grandes destaques: Uma escultura do Budda do Laos, uma raridade do final do século 12, procedente do Laos, na Ásia. A peça é de chumbo e banhada em ouro. Foi doada pelo colecionador suíço que morou em Natal, Fritz Alain Gegauf.

O objetivo de manter uma pinacoteca no Palácio Potengi veio da necessidade de expor, incentivar e também conservar as artes visuais do estado do Rio Grande do Norte. Ao todo são seis núcleos voltados para esta ação com salas reservadas exclusivamente para exposição de artistas locais. Além do acervo e do espaço, todo o conjunto mobiliário do Palácio Potengi foi mantido para deixar a pinacoteca ainda mais grandiosa. Durante suas férias na cidade, não deixe de visitar o espaço e conhecer um pouquinho mais da herança cultural que a cidade de Natal tem para oferecer.

...visitação...
Terça a Domingo, das 8h às 17h

...endereço...
Praça 7 de Setembro, SN, Cidade Alta, Natal/RN
Ponto de referência: ao lado da Assembléia Legislativa.

...contato...
(84) 3231.3498 | (84) 3211.7056

pinacotecarn@gmail.com

...fotografia...
FJA/Informática

...fonte...
Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!
Os direitos autorais são protegidos pela Lei nº 9.610/98, violá-los é crime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!