abril 04, 2011

A DANÇA POTIGUAR CHEGANDO A BERLIM

Gira Dança foi selecionada para o Festival Move Berlim, na Alemanha

FESTIVAL NA ALEMANHA

COMPANHIA DE DANÇA POTIGUAR FAZ APRESENTAÇÃO EM BERLIM

A Companhia Gira Dança foi selecionada para o Festival Move Berlim, na Alemanha. Nos próximos 12, 13, 14 e 16 de abril, o grupo apresenta os espetáculos "A Cura", "Corpo Estranho" e uma intervenção nas ruas da capital alemã. Na próxima quarta-feira, 6, às 9h, ocorre uma coletiva de imprensa e apresentação exclusiva para jornalistas na sede do Ponto de Cultura Giratório, na Ribeira.

O Festival de Dança Brasil Move Berlim leva o melhor da dança brasileira para a Alemanha há 8 anos. No processo de seleção, a curadoria percorre todo o país em busca de bailarinos e companhias que representem a diversidade cultural do país. O Gira Dança está entre os oito grupos do país selecionados. O evento é patrocinado pelos governos dos dois países e está em sua quinta edição, ocorrendo a cada dois anos.

APRESENTAÇÕES

A intervenção urbana que será apresentada em Berlim tem como base os mesmos processos criativos de "A Cura", mas o público torna-se um co-autor. O objetivo é que a coreografia seja montada no momento da apresentação.

"A Cura", por sua vez, questiona qual a solução para um mundo norteado por intolerância e relações interpessoais. Para representar isso, os bailarinos são separados do público por um plástico transparente.

Em "Corpo Estranho", a vida dos bailarinos da Companhia é que vem à tona. Relatos verídicos, documentados em uma série de entrevistas foram o suporte para a montagem da coreografia.

A COMPANHIA

Gira Dança é uma companhia de dança contemporânea formada por pessoas com e sem deficiência que tem como proposta artística ampliar o universo da dança através de uma linguagem própria, voltada para o conceito do corpo como ferramenta de experiências.

A companhia, criada em Natal (RN) em 2005 pelos bailarinos Anderson Leão e Roberto Morais, teve sua estréia nacional na Mostra Arte, Diversidade e Inclusão Sócio-cultural, realizada no Rio de Janeiro, em maio de 2005 e, desde então, tem apresentado em palcos de todo o Brasil um trabalho que rompe preconceitos, limites pré-estabelecidos e cria novas possibilidades dentro da dança contemporânea.

Aliado ao trabalho corpóreo, a companhia usa sua arte para instigar nos espectadores a discussão sobre os limites do corpo, além de desenvolver ações sociais, dentre as quais estão a realização de palestras e oficinas em instituições de ensino e organizações corporativas.

...fotografia...
Rodrigo Sena

ESPAÇO GIRA DANÇA
Rua Frei Miguelinho, 100 • Ribeira
Cep 59012-180 • Natal.RN • Fone: +55 84 3344.4110
giradanca@giradanca.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!