maio 10, 2011

A SONORIDADE POTIGUAR EM REDE NACIONAL

ROBERTA SÁ
A SONORIDADE POTIGUAR EM REDE NACIONAL
 ARTISTAS LOCAIS  TEM VISIBILIDADE EM NOVELAS DE SUCESSO

Por
Sérgio Vilar

A música da jerimunlândia tem invadido as novelas da TV brasileira. Três potiguares são autores de trilhas sonoras de novelas atuais. Duas são consagradas pela mídia nacional: Roberta Sá e Marina Elali. E o terceiro, um paraibano de família natalense e radicado na província cascudiana desde 2000, Erick von Sohsten. Na recém finalizada novela Araguaia, o potiguar Babal teve sua canção O amanhã é distante interpretada por Zé Ramalho.

Na novíssima Morde & Assopra, no horário das sete horas da TV Globo, uma canção é conhecida na voz do rei do baião, Luiz Gonzaga. O que a maioria dos potiguares desconhece é que Ovo de codorna - que ajudou a resgatar a carreira de Gonzagão - é composição do caicoense Severino Ramos, com registro de nascimento em Campina Grande e descoberto potiguar na identidade graças ao trabalho da pesquisadora Leide Câmara, que mantém o Instituto Leide Câmara - Acervo da Música Potiguar.


DORGIVAL DANTAS
Talvez o sucesso mais emblemático tenha sido do potiguar nascido em Olho D'água dos Borges. Difícil saber quem é? Basta tocar: "Você não vale nada, mas eu gosto de você..." e a imagem de Norminha vem à lembrança, junto com o nome de Dorgival Dantas. Mas apesar do momento inédito à música de Poti, a história das trilhas sonoras de novelas já ouviu mais de 25 canções potiguares. E essa história começou em 1979, na novela global Marrom Glacê.

Alguém deve lembrar da música cujo refrão dizia assim: "Eu queria ter na vida simplesmente/ Um lugar de mato verde/ Pra plantar e pra colher/ Ter uma casinha branca de varanda/ Um quintal e uma janela/ Para ver o sol nascer". Foi nessa Casinha branca, canção do potiguar Gilson, onde nasceu a história potiguar nas trilhas sonoras de novela. A música era tema de Otávio (Paulo Figueiredo), na novela de Cassiano Gabus Mendes.


Gilson emplacaria no ano seguinte a música A mesma porta, na novela Plumas & Paetês, também de Cassiano Gabus Mendes. Nesta mesma novela, outro potiguar, Gilliard, interpretaria a canção Fracasso, de Fagner. Gilson seria convidado mais uma vez, em 1998, para trilha de novela. E Gilliard se transformaria no potiguar com maior número de trilhas em novelas. Foram sete ao total, com seis participações globais e uma novela no SBT.


As informações foram colhidas no Instituto Leide Câmara. Segundo a pesquisadora, Gilliard participaria também da trilha das novelas Final Feliz (1982), Pão Pão Beijo Beijo (1983), Champagne (1983/1984), Partido Alto (1984), Festa dos Insetos (1984, pelo SBT), e Cambalacho (1986). Se novelas são vitrines para hits, em nenhuma delas figuraram seus maiores sucessos: Aquela nuvem, Pouco a pouco, Não diga nada e Pensamento.

MARINA ELALI
 TRILHAS TAMBÉM EM FILMES, MINISSÉRIES E PROGRAMAS

Quem toma proveito da exposição diária da novela é a cantora e compositora Marina Elali. Praticamente iniciada na TV Globo, no programa Fama, a neta do parceiro de Gonzagão, Zé Dantas, já acumula seis músicas em novelas, praticamente consecutivas, e já recebeu convite para gravar trilha da próxima novela global. A cantora também gravou Sabiá para trilha da minissérie Amazônia; e Vem dançar, tema do especial Casos e Acasos, também na Globo.


A trajetória começou com a interpretação da música Habib, na novela O Clone (2001/2002), onde também atuou. Em seguida, a música Você, tema da novela América (2005). One last cry veio depois, na novela Páginas da Vida (2006). A versão do Xote das meninas, All she wants, foi tema de Duas Caras (2007/2008). A última foi Viver a Vida (2010), com a música Lost inside your heart.

A carreira de Marina Elali também tem se pautado na trilha de filmes. Já gravou Hipnotizar você e Mulheres gostam, ambas para o filme Se Eu Fosse Você (Globo Filmes). No filme de ação Segurança Nacional, Marina Elali participou como atriz e na gravação das trilhas Conselhos e Talvez, esta última canção sendo composição sua em parceria com Dudu Falcão. Também atuou e gravou no filme Didi o Cupido Trapalhão, com a música Sem você eu vou.

Na tarde de quinta-feira, Marina Elali viajava para Nova Iorque onde daria entrevista exclusiva a uma emissora de TV para comentar participação em um filme ainda inédito, produzido por um brasileiro residente nos Estados Unidos, com participação de Giovana Antonelli. "Quando ela voltar já conversa com a produção da Globo para acertar esse convite para gravar uma trilha sonora pra próxima novela", se orgulha o pai, o empresário Sami Elali.

Segundo o empresário, o trabalho de composição de Marina Elali aos poucos se iguala ao da intérprete. "Ela tem colocado suas músicas aos poucos nos CDs. Começou com duas, depois três e no próximo serão seis músicas suas: a metade do álbum". Dessa forma, os convites da produção global para gravar trilhas chegam à intérprete. A exceção foi a canção Eu vou seguir, versão portuguesa com letra de Marina Elali e Dudu Falcão, tema da novela Sete Pecados (2011).

"Os convites chegam de forma variada. Às vezes pedem pra ela escolher a música para o tema tal. Ora já pedem um estilo musical. Varia. Mariozinho Rocha pediu uma versão portuguesa para uma música gravada em inglês e ela compôs Eu vou seguir", comenta Sami Elali. "É uma posição fantástica pra ela. A Globo é a primeira emissora do país. Mas é mais uma abertura conseguida, como também são os CDs, DVDs, shows, mídia em jornal e rádio. E sempre levando a bandeira de Natal e do Rio Grande do Norte". 

ERICK VON SOHSTEN
FAMA QUE VEIO POR ACASO  
 
São 29 de anos de carreira e tentativas de ingresso na vitrine nacional da música. É a história de 99% dos compositores potiguares. Mas o acaso - alguns chamam de sorte e outros, de destino - trouxe a boa nova ao músico Erick Von Sohsten quando menos esperava. "Já tinha tentado de tudo: gravei vários CDs, enviei material a produtores e jornalistas, liguei, participei de festivais e nunca aconteceu. Quando estava quieto no meu cantinho, o produtor da novela Rebelde (da Record) me liga. Pensei em trote. Mas era verdade".

Os caminhos até chegar à ligação poderiam ser os comuns: o produtor escuta um dos milhares de CDs enviados, gosta da música e entra em contato. Poderia ter sido assim. Mas tudo começou numa sala burocrática de departamento. "Minha mulher comentou meu CD com uma amiga de trabalho. Ela pediu pra escutar. No outro dia ela entregou o CD e ficou nisso. Acontece que essa colega de trabalho é filha do produtor da novela, que é até irmão do Fábio Jr. Ele escutou, gostou e ligou pra mim em seguida".

Erick já vive outra rotina após um mês de exibição da novela. "Minha música já recebeu mais de 48 mil acessos no Youtube. Respondo vários e-mails de fãs de várias partes do Brasil..." O CD com a trilha sonora da novela ainda será lançado. A repercussão, por hora, ainda está presa ao mundo virtual. "A expectativa é que a música chegue às rádios do Sul após o CD da novela". E pra isso, Erick já iniciou processo de gravação de um novo CD puxado pela canção-tema da novela, intitulada Do meu lado (composta em parceria com Adriana Pessoa), escolhida para o casal Silvia e Leonardo.

"O CD que chegou às mãos do produtor era uma espécie de coletânea com cinco músicas retiradas de três CDs anteriores. Fiz uma tiragem mínima desse CD para divulgação, pra não ficar sem nada em mãos para apresentar. Entreguei a alguns jornalistas e produtores, apenas. Mas foi justo este que me deu essa visibilidade", comentou. Erick também trabalha na produção de um DVD também para pegar carona na música, produzido com imagens retiradas de cinco shows e já com viabilidade aprovada em leis de incentivo.
  
...fonte...
www.dnonline.com.br


...fotografia...
Roberta Sá - crédito: Felipe Souto Maior 
Dorgival Dantas - crédito: acervo do músico
Marina Elali - crédito: Canindé Soares
Erick Von Sohsten - crédito: acervo do músico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!