maio 19, 2011

AMANDA GURGEL - PROFISSÃO... PROFESSORA

GILBERTO GIL, ZÉLIA DUNCAN, MARCELO TAS
comentaram e apoiaram a declaração da profª Amanda Gurgel

A professora do Rio Grande do Norte Amanda Gurgel virou heroína da causa da classe, por melhores salários, nas redes sociais. Um vídeo no qual ela silencia os deputados do RN em audiência pública quando fala sobre a situação crítica da educação já tem mais de 1.800 mil visualizações no You Tube

Desde quarta-feira (18) o nome “Amanda Gurgel” já está na lista brasileira dos Trending Topics, no Twitter. A repercussão na rede não passou despercebida pelos portais de notícias como O Globo, Época e o R7, além de ganhar espaço em vários blogs que tratam de Educação e  Direito.

O vídeo com o depoimento da professora Amanda Gurgel foi postado no Youtube por um outro professor que também estava na audiência pública, mas nem ele, e muito menos Amanda, poderiam imaginar onde essa história iria parar. "Ele me ligou pedindo autorização e em poucos minutos já eram 50 acessos, depois 80 e hoje eu nem sei mais quantos acessos tem", disse.

A repercussão não era esperada, mas rendeu a Amanda entrevistas a veículos de comunicação de todo o país, com participação no Domingão do Faustão e possível presença no Programa do Ratinho. "Eu sou professora e sei que o meu lugar não é na mídia, mas eu vou aproveitar esse momento para dar visibilidade à nossa luta, para convocar todos os professores a participar do movimento", afirmou. 

PROFESSORA DO RN VIRA HEROÍNA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
APÓS POSTAGEM  DE VÍDEO NO YouTube

Por
Jussara Correa & Fernanda Zauli

As declarações de uma professora da rede estadual de educação, indignada com as condições de trabalho e a má qualidade do ensino público, tem circulado o Brasil inteiro e colocou as deficiências da educação do Rio Grande do Norte em evidência. A professora Amanda Gurgel não economizou críticas aos entes públicos durante uma audiência pública, realizada na Assembleia Legislativa.

As palavras verdadeiras caíram como uma bomba nas redes sociais. As reflexões fizeram com que o vídeo postado no site YouTube - uma reprodução do programa exibido pela TV Assembleia - alcançasse mais de 265 mil acessos. Rapidamente o assunto dominou os comentários no microblog Twitter, chegando ao Trending Topics, os dez assuntos mais comentados na rede social. Uma rápida consulta ao Google revela centenas de referências ao discurso revelador da professora, que está sendo tratado por muitos como o resumo da educação no país.

UMA PALADINA NA EDUCAÇÃO POTIGUAR

As palavras da professora encontraram eco em membros representativos da sociedade. Entre as inúmeras referências ao assunto no Twitter, o ex-ministro da Cultura Gilberto Gil deu o seu veredicto: "Ótimo depoimento da professora Amanda Gurgel". A cantora Zélia Ducan foi além, dizendo que "A professora Amanda Gurgel, essa sim, vai pro céu! Isso sim, faz pensar e exige uma ação, meu povo!".

Já o apresentador multimídia Marcelo Tas utilizou o vídeo para falar sobre a situação da educação no país, postando em seu blog: "Nos últimos 16 anos + 4 meses + 18 dias os governantes nos disseram que Educação é PRIORIDADE do governo deles (me refiro a FHC, Lula e Dilma, e deixo o passado-igualmente nefasto neste quesito- para trás). Desculpem os ilustres citados, mas na minha avaliação, no dicionário deles prioridade é sinônimo de blábláblá".

Tas encerra citando a professora: "Amanda Gurgel, portadora de um contra-cheque de R$ 930 reais mensais, é chamada ao microfone durante Audiência Pública na Assembléia que debate o estado atual da Educação no estado do RN. Em exatos 8 minutos, desenha com precisão, clareza e sobretudo com dignidade o seu estado de espírito como professora e o estado da Educação no Brasil. Professora Amanda, conte com meu apoio, respeito e admiração!".

 
O EFEITO REVELADOR DA VERDADE SILENCIA DEPUTADOS NO RN

O discurso foi feito no último dia 10 de maio, na Assembleia Legislativa e Amanda iniciou seu pronunciamento falando do salário de R$ 930, afirmando que tal valor não era suficiente para que os educadores tivessem uma vida digna. "Todos aqui falaram de números e eu gostaria de começar a minha fala apresentando um número também. São três algarismos: 9, 3 e 0. Os números do meu salário base. Gostaria que os senhores me respondesse se conseguiriam manter o padrão de vida atual com esse salário. Não pagaria nem a indumentária para frequentar esta Casa", disse.

A secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho estava entre as convidadas e se tornou "alvo" de Amanda. "Com todo respeito, secretária, mas asenhora diz que o governo não pode ser imediatista e resolver todos os problemas da Educação de uma só vez. Mas a minha necessidade de alimentação é imediata. O fato é que em nenhum governo a Educação foi prioridade", declarou. O deputado Hermano Morais, propositor da audiência, e a secretária estadual de educação foram procurados para repercutir o vídeo, mas não deram declarações.

 
DO SONHO PROFISSIONAL À REALIDADE DA SALA DE AULA

Amanda Gurgel é uma militante nata. A professora de Língua Portuguesa que chamou a atenção do país inteiro depois que o seu discurso em uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado foi publicado no Youtube, já foi dirigente do Centro Acadêmico de Letras e do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Logo nas primeiras assembléias do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN) das quais participou, assumiu a postura de oposição e no ano passado se filiou ao Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). Aos 29 anos, Amanda leva uma vida simples como a maioria dos professores do país: sai de casa às 5h50 e só retorna às 23h, pega três ônibus para chegar ao trabalho, estuda à noite, e tem pouco tempo e dinheiro para lazer.

Aos quatro anos perdeu os pais em um acidente de carro e foi morar no interior da Bahia com parentes. Voltou para Natal para cursar a faculdade de Letras na UFRN. Morou na residênciauniversitária e trabalhou durante todo o curso para se manter. Amanda é professora desde os 21 anos. O primeiro trabalho foi no cursinho pré-vestibular do DCE, fase que ela descreve como a melhor da sua carreira. "Era um projeto social e é uma experiência diferente, o perfil dessas turmas é de pessoas realmente interessadas e que estão em um nível de leitura e escrita que você consegue desenvolver um bom trabalho".

Segundo ela, o grande choque com a educação veio quando assumiu uma turma do 6º ano em uma escola municipal de Natal. "A minha maior frustração foi quando entrei na sala de aula para o nível fundamental, em 2005. Eu vi que os alunos do sexto ano não tinham a menor proficiência para estar nessa série, eram alunos analfabetos", recorda.

O sonho de ser professora nasceu no cursinho pré-vestibular. Amanda admirava as aulas da professora Claudina e sonhava em ser como ela. "Ela era uma professora indescritível. Eu olhava para ela e pensava 'é isso que eu quero fazer na minha vida'. Então me tornei professora", contou. Mas e hoje, o que aconteceu com esse sonho? "Eu não sei dizer o que aconteceu com o meu sonho, mas ele não é mais o mesmo, definitivamente. Eu estou em uma fase de avaliação, estou refletindo", disse. A desmotivação vem, segundo ela, dos baixos salários, da falta de condições de trabalho e do analfabetismo dos alunos.

A vida corrida, o desgaste diário e a desvalorização da profissão, renderam a Amanda um problema de saúde que ela prefere não revelar, mas que foi responsável por seu afastamento da sala de aula. Hoje, trabalhando na Escola Municipal Professor Amadeu Araújo e na Escola Estadual Miriam Coelli, ela atua na biblioteca e no laboratório de informática. "Estou em fase de readaptação de função, fora da sala de aula. Assim como eu, existem muitos professores com problemas de saúde em decorrência do nosso trabalho", afirmou.

...fonte... 
Jussara Correa
jussaracorreia.rn@dabr.com.br 
Fernanda Zauli
fernandazauli.rn@dabr.com.br

...veja o vídeo...
INTERTV CABUGI
DOMINGÃO DO FAUSTÃO

10 comentários:

  1. Como professora, chorei ao ouvir o discurso da colega e estou muito orgulhosa de você PROFESSORA AMANDA GURGEL!
    Essa sim, honra o "avental" que veste! rsrs Não se cala, não teme, sozinha falou em nome da nação de mestres desamparados pelo governo imundo, que não nos respeita, não nos valoriza e nos trata como lixos, dizem só que os professores precisam de "reciclagem"! Ótima! Ainda temos colegas que não prevaricam , não concordam com o sistema e conseguem dizer.
    Professora Rosângela Zorio de São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. MUITO BONITO O DISCURSO,MUITO PERTINENTE.MAS AO SABER QUE SE TRATA DE UMA MILITANTE E SINDICALISTA,JÁ FICO DESCONFIADO SOBRE A VERDADEIRA INTENÇÃO DESSE BELO DISCURSO.O QUE VEJO,É MAIS UMA SINDICALISTA(INTELIGENTE),SE APROVEITANDO DA SITUAÇÃO PARA SE PROMOVER.CERTAMENTE SERÁ A PRÓXIMA CANDIDATA A DEPUTADA OU QUALQUER OUTRO CARGO.DEPOIS , A JÉSSICA VAI SAIR DAESCOLA PUBLICA, PARA ESTUDAR NAS MELHORES ESCOLAS DO ESTADO.JÁ CONHEÇO ESSE FILME.
    WLAD SOUSA ( PEDAGOGO SOCIAL ).

    ResponderExcluir
  3. Sou professor, e embora concorde com muita coisa que ouví,eu confesso que nunca ví uma greve de professores que não seja apenas por salário.Basta o governo fazer aqueles acordos com os sindicatos carruptos e financiado pelo próprio governo, e os professores retomam suas atividades, sem se importar com a qualidade das escolas, da merenda, do materia didático, a qualidade da formação dos professores, que inclusive está muito mal.Professora Amanda embora não seja uma regra,os professores são também responsáveis pela falta de qualidade do ensino,por que são profissionais que não se atualizam, não tem o hábito da leitura,não se informam, e ao invés de ler jornais,ouvir noticiários,aumentarem seus conhecimentos,assitem novelas e programas de auditório.

    ResponderExcluir
  4. Quando ela se eleger, o amor pela profissão acabará.

    ResponderExcluir
  5. Espero que o discurso e a luta de Amanda Gurgel não fique preso nas teias das redes sociais e ganhe corpo e grito nas ruas, com efetiva participação popular, ou do contrário cairá no esquecimento. E, lembrando, a saúde também é um assunto gravíssimo no nosso país. Me pergunto: onde estará a Amanda Gurgel da saúde? Está na hora!

    ResponderExcluir
  6. Parabens Amanda
    Devemos pensar educação como investimento e não como despesa, afinal desenvolvimento não se constrói com obras faraônicas e sim com educação saúde e moradia, pilares básico para sermos considerado cidadão. Nem PT, PSDB e qualquer Outro estão interessado pela educação povo burro é bom pois tem bolsa familia do Lula, tinha o bolsa escola do FHC e da Dilma bolsa para o Palocci e para nos professores bolsa miseria
    Maria Souza

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Amanda
    Sou estudante do curso de licenciatura Ciência Biológica ,estou triste com a educação em nosso pais,a precariedade e a falta de autonomia e capacidade de nosso governantes e um desrepeito com os professores e principalmente com os alunos que são o futuro do nosso Pais.

    ResponderExcluir
  8. Amanda, meu muito obrigada, por levar à público as minhas palavras, pois tudo o que disse, é exatamente a minha realidade de todos os nossos colegas professores aqui do Estado de São Paulo, não há o que tirar, só acrescentar, como você mesma disse.
    Sou de Barretos, SP, efetiva no cargo e é exatamente igual, só que as mentiras, ou camuflagens do governo são tantas, que ainda passamos por mentirosos.

    ResponderExcluir
  9. Conheço Amanda, ela não está tentando se promover mas promovendo o que está entalado na garganta de todos os professores.

    ResponderExcluir
  10. Diante da Vida e da luta dessa Pessoa chamada AMANDA GURGUEL, desejo de toda a minha alma que ela seja sempre MUITO FELIZ!!! DEUS mostra/abre sempre uma porta maior, "infinitamente maior", pras Pessoas que realmente merecem isso. Ontem, uma Professora com um soldo de R$ 930,00 mensais, onde o começo foi aos 21 anos. Hoje, com toda a clareza da Vida (porque Vida é DEUS, concordam comigo?), ela se tornou Vereadora, através de um plebiscito, e diga-se de passagem: a Vereadora mais votada da Cidade do Natal/RN. Então, pelo pouco que entendi dessa Pessoa chamada AMANDA GURGEl, ela também será a Vereadora mais atuante da Câmara (não tenho dúvida disso), tendo tudo para alçar voos maiores. É, agora cada vez mais ela só irá subir, em Janeiro de 2013, tomará posse como Vereadora, e depois disso a veremos tomando posse como Deputada Estadual/Federal e por conseguinte como Senadora. As portas já foram abertas pra ela, só espero que ela mesma não as feche, que ao entrar agora no mundo político não se torne uma criatura inescrupulosa; insensível; maquiavélica; corrupta; arrogante; desprezível; dissimulada; mentirosa; asquerosa; nojenta; podre; imunda..., como a grande maioria dos politicos são, aqui e como em qualquer outro Estado do nosso País. Então AMANDA, não perca nunca sua essência como Pessoa, porque se você se tornar uma "criatura" com todas essas características, essa certa demora de DEUS em abrir as portas agora nesse momento da sua Vida, ELE irá fechar mais rápido do que você imagina. Agora é contigo AMANDA, seja ponderada/inteligente/sábia nas suas decisões, FIQUE COM DEUS!!!

    ResponderExcluir

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!