maio 18, 2011

VALORIZAÇÃO DA DANÇA POTIGUAR NA SUIÇA



GRUPO SELECIONADO PARA APRESENTAÇÃO NA SUIÇA

Com o tema “Do Galo ao Barro”, o Grupo de Dança Popular do Colégio Marista de Natal vai se apresentar entre os dias 8 e 23 de julho na 14ª edição do Gymnaestrada, evento que será realizado na Suíça. Em sua apresentação na Europa, o Grupo pretende exibir dois espetáculos: “Tabuleiro de Feira” e “Batida de Ganzar”, ambos com coreografia de Artur Garcez. O Grupo de Dança Popular participará do evento representando as regiões N/NE do Brasil.

"Para a gente é um orgulho poder representar as regiões Norte e Nordeste. Vale ressaltar que não há nenhum profissional no grupo. Todos são alunos do Marista, que nos dar um grande apoio, através do Setor de Arte e Cultura”, enfatizou o coreógrafo do Grupo. Antes de partir para a Gymnaestrada Mundial, o grupo realizará uma última apresentação no estado que será realizado na sexta-feira (20) e sábado (21), no Teatro Alberto Maranhão. O ingresso custa R$ 5 antecipado e R$ 10 na hora.



DANÇA POPULAR  NO COLÉGIO MARISTA

Com 16 anos de estrada, o Grupo de Dança Popular do Colégio Marista de Natal mudou a cara da dança popular no estado do Rio Grande do Norte, ampliou e impulsionou a cultura regional, por meio da valorização da arte e dos artistas populares, aproximando a sociedade da sua própria cultura.

O grupo tem como finalidade a preservação, divulgação, documentação e recriação dos autos e folguedos populares do Nordeste e em particular do Estado do Rio Grande do Norte. Centenas de jovens já passaram pelo grupo e muitos, hoje, seguem a carreira artística. Sendo assim, o grupo conquistou uma linguagem própria, que o diferencia de outros grupos de dança popular do Nordeste por apresentar um processo forte de pesquisa e tradição


O Grupo de Dança Popular do Marista de Natal é formado por 40 componentes, todos estudantes da escola. Este mesmo grupo já foi premiado no Festival de Joinville, em 2006 e 2008, quando apresentou “Pau de Arara” e "Batida do Ganzá".


...fotografias...

”A dança não é apenas uma arte que permite à alma humana expressar-se em movimento, mas também a base de toda uma concepção da vida mais flexível, mais harmoniosa, mais natural.” (Isadora Ducan)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!