agosto 07, 2011

ETNIA E MAGIA NOS TRAÇOS DE UM POTIGUAR


AMMER JÁCOME 
ETNIA E MAGIA NOS TRAÇOS DE UM POTIGUAR
 Natural de Natal RN, Nordeste do Brasil, o artista plástico Ammer Jácome 
pinta desde os 13 anos de idade, em sua maioria figuras humanas, 
que formam a mistura étnica brasileira.

O SER HUMANO VALORIZADO EM TRAÇOS

Cores e formas de etnias brasileiras. Quadros que se sobressaem pela peculiar característica de transmitir sentimentos de figuras em primeiro plano. Os muitos negros, índios e nordestinos retratados por Ammer Jácome em suas obras, se misturam a formas inusitadas e materiais em alto relevo. Esse artista gosta mesmo é de gente e se emociona ao relatar esse fato.


 Ammer Jácome é um homem simples como o ser humano que descreve em suas pinturas. De sorriso largo e ar tímido, começou a mostrar o seu talento aos 13 anos. Do curso de pintura e desenho no Solar Bela Vista, Ammer passou a aluno da Irmã Miriam, no Colégio das Neves, onde estudava, e foi lá onde  se encantou "até com o cheiro da tinta". O dia em que aprendeu a pintar foi marcante e inusitado: "Foi quando a irmã não me deu aula e eu pude apenas observá-la pintando e misturando tintas", relata.


Aos 20 anos, Ammer decidiu seguir o dom com os pincéis e entrou para o curso de licenciatura em artes plásticas , na UFRN, onde começou a ministrar aulas de pintura. Estas não duraram muito, pois o artista, que sempre quis estudar Belas Artes, decidiu focar no aperfeiçoamento de sua técnica. Por sugestão de um professor, Ammer pintou três quadros de índios, que entraram para o Salão de Artes do Estado. A partir daí, as representações de etnias passaram a ser a marca do seu trabalho.


Os traços mais fortes, os detalhes em super close e as famosas faixas monocromáticas, técnica que o pintor denomina de Cores e Representações, surgiram com a série de quadros retratando a tribo Xingu. Para o artista, "cada etnia é uma descoberta, pois são utilizadas matizes diferentes de cores para cada representação". Novos materiais foram incorporados aos quadros, como o café, a madeira e o pó de mármore.


Ammer busca retratar a beleza e a felicidade em suas obras, para que elas transmitam bons sentimentos aos admiradores das artes. Segundo ele, "as pessoas já têm tantos problemas, veem tantas desgraças que, ao chegar em casa, é importante que apreciem algo que traga alegria". Sobre o futuro o artista pontua: "Não sei o que vou fazer futuramente. O que sei é que pinto hoje com mais amor à tela, ela é como um filho, você vai criando para que ele vá para o mundo".


As obras de Ammer valorizam a figura humana dentro de um contexto cultural próprio de cada representação, sejam índios com suas penas coloridas e rostos pintados ou uma bela negra de sorriso estonteante e tecidos vibrantes. É a multiplicidade de cores traduzidas em sentimentos e traços originais do cotidiano.

...fonte...
Natal Decor - edição 07 - Ago/2010

...ilustrações...
Obras de Ammer Jácome
 
...visite...
www.ammer.com.br
+55 (84) 9431.1779
ammerjacome@hotmail.com

Um comentário:

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!