agosto 09, 2011

VAQUEIROS TRADICIONAIS DO SERIDÓ

Alex Fernandes e Pablo Pinheiro mergulharam durante cerca de um ano,
entre idas e vindas, em pesquisas, vivências, ensaios; convivendo e
fotografando  o cotidiano dos tradicionais vaqueiros do Seridó

VAQUEIROS TRADICIONAIS DO SERIDÓ
FRAGMENTOS DE UMA TRADIÇÃO

Por 
Alcides Mafra

Fenômeno relativamente recente na fotografia contemporânea, a reunião de fotógrafos em torno dos chamados coletivos torna-se cada algo vez mais comum. Cia. de Foto, Garapa são dois dos mais conhecidos representantes do segmento, que vê surgir no Rio Grande do Norte mais um representante, o coletivo Byreçá Foto Potiguar, que tem exposição marcada para o Mês da Fotografia, no Solar Bela Vista, em Natal.


A exposição, em cartaz de 9 a 25 de agosto, é parte de uma série de documentação intitulada Ensaios Potiguares de Fotografia. O primeiro projeto dessa série chama-se Vaqueiros Tradicionais do Seridó e, como primeiro resultado deste projeto, temos a série que será exibida, Fragmentos de uma tradição, que faz um registro do cotidiano desses personagens, os elementos de sua cultura e o ambiente onde desenvolvem sua atividade. Durante cerca de um ano, os fotógrafos Alex Fernandes e Pablo Pinheiro, membros do coletivo (que conta ainda com Tiago Lima), visitaram o município de Acari, na região do Seridó, para compor o ensaio. 

 
Segundo os autores, o Seridó escolhido como cenário desse documentário fotográfico em função de sua natureza agreste, peculiar, na qual a tradição vaqueira ganha contornos icônicos, nas vestimentas, nos instrumentos de lida e nas práticas tradicionais, tais como a “apartação”, os “derrubadores” e o “arrebanho”.   


Inaugurado no começinho deste ano, o Byreçá ainda está em processo embrionário, explica Alex Fernandes, fotógrafo carioca que vive na capital potiguar. O nome escolhido para batizá-lo vem da língua tupi. Trata-se da junção de byr (levantar-se, erguer-se) e eçá (ver, olhar).

Vaqueiros do Seridó 
 exposição fotografia
Solar Bela Vista 
Av. Junqueira Aires, 417 – Cidade Alta – Natal / RN
  09 a 25 de agosto de 2011 -   8hs às 12hs e 14hs às 18hs

Alex Fernandes 
contato@alexfernandes.com.br
Pablo Pinheiro 
contato@pablopinheiro.com.br  
 
...fonte...
Alcides Mafra 
http://photos.uol.com.br
 
  ...fotografia... 
coletivo Byreçá Foto Potiguar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!