setembro 06, 2011

FOTOGRAFANDO E BRINCANDO


PELAS LENTES DE YASMIM
 
As crianças de hoje fazem parte de uma geração que desde cedo se familiariza rapidamente com as tecnologias quando tem acesso a elas. Mas certamente, com tantas opções de diversão entre games, aparelhagens, celulares, computadores, tablets, querer mexer com a máquina fotográfica do pai não é a escolha mais comum. Porém, essa é a melhor das diversões para a pequena Yasmim Loia, seis anos, filha do fotógrafo Pacífico Medeiros.

No começo parecia só um interesse natural em experimentar fotografar. "Ela pegava a máquina compacta digital e saia fotografando. Esse ano ela começou a pedir a máquina maior e desde então sempre que a gente sai ela pede logo pra levar a máquina dela. O olhar de Yasmim para a fotografia tem me surpreendido muito. A mim e até a outros profissionais que percebem que ela tem facilidade para aprender o que levamos mais tempo", explica o pai.

Pacífico ressalta que para Yasmim fazer fotos é uma brincadeira e não há a pressão para que ela entenda técnicas de fotografia e como mexer na máquina. Tudo tem sido espontâneo e por isso a escolha dos enquadramentos já demonstra uma sensibilidade para entender que a fotografia não é apenas uma imagem estática, mas transmite sentimentos, registra momentos especiais.    


PREDILEÇÃO

Yasmim gosta de fotografar paisagens e a espontaneidade de seus familiares. Mas não espera muito para fazer os cliques. Os dedos clicam acelerados tudo o que lhe chama a atenção. Como a maioria das crianças, se mostra impaciente se algo atrapalha a "brincadeira" para que ela registre a foto como pensa.

Já tem guardadas mais de 500 fotos e o resultado é realmente belo. Tanto que o irmão de Yasmim criou um blog para as postagens das melhores fotos feitas por ela - www.yasmimloia.blogspot.com e que podem ser conferidas.

"Minha foto preferida é a de um passarinho no fio. Ele estava longe, no fio, mas gostei muito da foto", explica Yasmim. 

 
 TAL PAI, TAL FILHA

A pergunta que toda criança ouve - "O que você quer fazer quando crescer?" - obtém de Yasmim a resposta pronta: "Fotografar". A sinceridade já denota que ela reconhece a sua aptidão para fotografia. E é fácil entender de onde vem essa aptidão. Observando o ambiente que cerca Yasmim não é de surpreender seu gosto pelas imagens.

Além do pai, sua maior inspiração, na casa da avó, Albetiza Leite, que é artista plástica, há várias pinturas e expressões que estimulam a uma boa percepção do visual.

"Acho que o ambiente favorece, mas meu outro filho não se interessou em fotografar, se interessa mais na parte de edição no computador. Ela não, demonstrou interesse desde cedo em pegar a máquina. Yasmim coloca o que ela quer nas suas fotos. O que se vê nas fotos são totalmente dela, não tem nenhuma influência minha. O que modifico é alguma coisa na iluminação já depois que passo ao computador, para melhorar a qualidade. O senso crítico e as escolhas são feitas por ela. Se isso não mudar teremos uma grande fotógrafa em casa", explica o pai coruja que ressalta que a fotografia vem sendo instrumento de uma aproximação maior com a filha, com seu universo e tem colaborado para mudar o seu comportamento tímido.

"Ela quer me acompanhar nos ensaios, nos eventos em que estou trabalhando e explico que não dá para levá-la sempre. Mas Yasmim tem sido uma companhia mais frequente", ressalta. 


EXPOSIÇÃO

Yasmim deve realizar ano que vem a sua primeira exposição fotográfica, com a seleção das melhores imagens dessa brincadeira, pois já tem fotos suficientes, no entanto ela quer fazer mais.

Se depender de vontade e de apoio, o talento de Yasmim será revelado em papel e em cores, em um evento em grande estilo.

...fonte...
www.defato.com
Mossoró/RN

...fotografia...
Yasmim Loia

...autorretrato...
Pacífico Medeiros 
Yasmim Loia

...visite...

2 comentários:

  1. Parabéns a Yasmin pela sensibilidade evidenciada em suas fotos... belíssimas todas elas.

    ResponderExcluir
  2. A foto é muito boa e a futura profissional é nota 10. O casarão fica em qual praia ?

    ResponderExcluir

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!