setembro 19, 2011

RODRIGO SENA: O CAÇADOR DE IMAGENS

O premiado fotógrafo e videomaker Rodrigo Sena

 RODRIGO SENA
TALENTO RECONHECIDO
 
Rodrigo César Cortez de Sena, começou a trabalhar como vendedor numa loja de fotografia aos 15 anos. Decidiu ir para  São Paulo e tronar-se técnico de laboratório, mais rentável que a posição de vendedor, para revelar filmes.

Com a chegada das câmeras digitais, a loja de artigos fotográficos e revelação em que trabalhava, não resistiu à mudança e faliu. O dinheiro recebido com a demissão foi revertido para uma câmera digital. A frustração com a má remuneração em eventos, motivou o fotógrafo a iniciar no fotojornalismo. Após três tentativas, é recebido pela editora de fotografia da Tribuna do Norte, Ana Silva e em 2006, Rodrigo Sena inicia no jornal. 

3º lugar - Rodrigo Sena - Cavalo Marinho

Em 2008, recebe duas premiações por fotografias feitas durante pautas no jornal. A fotografia dos palhaços do circo Grock, Spaguetti e Ferrugem é primeiro lugar no prêmio Rubens Lemos e o registro da dança tradicional pernambucana, Cavalo Marinho, é premiada em  3º  no  concurso "Um Olhar Sobre a Cultura Popular Nordestina". Inicia-se um ciclo de conquistas para um olhar atento às cenas do cotidiano. 

NATAL EM FOCO
  
 "O Nosso Potengy" - registro vencedor de Rodrigo Sena

Rodrigo Sena  foi o  vencedor do concurso fotográfico “Natal em Foco” com a foto intitulada “O Nosso Potengy”, promovido pela Prefeitura do Natal por intermédio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte).

O tema do concurso foi voltado para os registros fotográficos de monumentos, paisagens e manifestações culturais da cidade do Natal, feitos por profissionais e amadores. Foram inscritas no concurso 238 fotografias e escolhidas 20 fotos como finalistas e ficaram  expostas na Galeria de Artes Newton Navarro, Funcarte, durante a semana em que comemorou-se o dia internacional da fotografia, em agosto passado.

“Procurei produzir uma imagem que fugisse dos clichês da cidade e que não tivesse o estilo de um cartão postal, mas que fosse fotografia”, definiu o fotógrafo colocado em primeiro lugar, Rodrigo Sena. O registro campeão lhe rendeu  um prêmio de R$ 3 mil.

VITÓRIA DA  DANÇA QUE CURA


O documentário A Cura dirigido por Rodrigo Sena 
selecionado pelo Festival de Cinema Curta Amazônia 2011

Um olhar especial sobre a Companhia Gira Dança e suas apresentações pelo Nordeste captou a atenção do júri do XI Festival do Vídeo Potiguar, realizado entre os dias 3 e 4 de setembro. "A Cura", curta-metragem do fotógrafo  e videomaker Rodrigo Sena, levou  o primeiro lugar.

O vídeo campeão do Festival do Vídeo Potiguar é o registro da turnê nordestina realizada pela Companhia Gira Dança, em abril do ano passado, entre o laboratório dos atores, na rua, e o espetáculo no palco, com imagens feitas em Pernambuco, Maceió e Rio Grande do Norte. A produção, totalmente independente, foi apresentada com boa repercussão na edição passada do Festival Goiamum Audiovisual  e teve convite para exibição na Alemanha.

Sena acompanhou a construção do espetáculo do Gira Dança

Rodrigo Sena registrou a encenação do espetáculo "A cura" em teatros, ruas e praças, bem como as diversas reações do público. Segundo ele, era chocante para algumas pessoas ver um grupo de artistas com diversas deficiências físicas, atuando. O fotógrafo captou o impacto entre as plateias, aliado à mensagem própria do espetáculo. "A Cura" fala sobre a ociosidade das relações sociais contemporâneas e o egoísmo individualista. No palco, o elenco faz uso de  recursos cênicos como muletas, pernas de pau, andaimes e máscaras de oxigênio, além das habituais cadeiras de roda, para sugerir variadas reflexões à plateia.

"A cura" é a primeira investida de Rodrigo Sena como diretor no segmento audiovisual. Como é corrente no meio natalense, fez tudo sem apoio financeiro, contando apenas com colaborações. Para o roteiro e edição, teve o apoio de Maria Clara, editora de imagens da TV Câmara. Outra produção sua também foi inscrita no festival, "Festa de deuses e homens", documentário sobre o cotidiano de uma casa de candomblé em Parnamirim. O curta premiado conferiu ao Rodrigo a premiação de R$ 3.000,00.

UM OLHAR SOBRE A CULTURA POPULAR NORDESTINA 

O fotógrafo Rodrigo Sena desenvolveu projetos pessoais, 
como os registros do Maracatu, durante três anos, na Zona da Mata pernambucana

O colorido das danças, a religiosidade e a tradição da cultura popular ganharam destaque nas fotografias premiadas na segunda edição do concurso fotográfico "Um Olhar sobre a Cultura Popular Nordestina", realizado no ano passado. O Concurso teve a participação de fotógrafos de 17 estados brasileiros, totalizando mais de 400 trabalhos inscritos de fotógrafos profissionais e amadores. 

A rainha do maracatu iluminou o belo cenário captado por Rodrigo Sena

Rodrigo Sena arrebatou o segundo lugar com a imagem "Rainha do brinquedo", um registro feito em Nazaré da Mata no Estado de Pernambuco. "Diferentemente dos personagens da capital, os do interior não fazem pose. Fotografei a rainha do maracatu, seu sorriso e sua simplicidade", disse Rodrigo Sena. 

Rodrigo marcou presença em três edições do concurso e segue deixando sua marca. Na primeira edição ele ficou com o décimo primeiro lugar, em seguida ficou em terceiro e em 2010, emplacou o segundo lugar, prometendo avançar em 2011.

...fonte...
Tádzio frança
www.tribunadonorte.com
www.natal.rn.gov.br

....Vídeo Documentário...
A CURA
YouTube

...visite...
Galeria Rodrigo Sena
flickr

Um comentário:

  1. Parabéns Rodrigo, é admirável o seu trabalho!!! SUCESSO!!! As fotos são sensacionais, vou conferir o curta....parabéns amigo querido!!!! Janaína

    ResponderExcluir

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!