setembro 11, 2011

FERNANDO CAMPOS: A ARTE IMITA A VIDA

Pedro Tergolina (direita), interpreta Felipe, personagem criado pela autora
Ingrid Zavarezzi (centro), que se inspirou em Fernando Campos (esquerda) 

FERNANDO PAIVA CAMPOS
UMA HISTÓRIA VIVA NA CAPITAL POTIGUAR  PARA A REDE GLOBO

... EDIÇÃO ESPECIAL ...

Fernando Paiva Campos, cuja história motivou a criação da Casa Durval Paiva, em foco nesta postagem, continua dando frutos. Sua experiência serviu de inspiração para um personagem que é  interpretado pelo ator Pedro Tergolina, na novela “Malhação” da Rede Globo. Sua visita ao Projac foi registrada pelo Vídeo Show no mês passado. A edição online da Tribuna do Norte deste domingo (11.09.11), em uma brilhante matéria feita pelo repórter Isaac Ribeiro, trouxe à tona um pouco do universo e do cotidiano deste jovem que, agora,  você passa a conferir adiante. Tenha uma excelente leitura!

VISÃO DE FUTURO

Por
Isaac Ribeiro

Ao ser avisado que a equipe de reportagem do TN Família já o aguardava na sala, o estudante de Jornalismo e ator Fernando Paiva Campos, 18 anos, desce as escadas em ritmo acelerado, esbanjando simpatia ao cumprimentar a todos e guiando o pessoal para um sofá onde concederia a entrevista. Mas qual o motivo? Sua história de vida! Ele perdeu a visão aos dois anos, devido a um câncer nos olhos, mas isso nunca o impediu - e nem impede - de fazer praticamente tudo que qualquer outro garoto de sua idade faz: vai a shows e ao cinema, cursa faculdade, adora televisão, escreve roteiros e navega muito na internet. Tudo isso inspirou Ingrid Zavarezzi, autora da nova temporada de "Malhação" (Rede Globo) a criar um personagem inspirado nele, Felipe, interpretado pelo ator gaúcho Pedro Tergolina.

Para compor o personagem, Pedro veio a Natal e passou um final de semana observando o comportamento e as reações de Fernando em casa, com a família e com os amigos. É o que chamam de laboratório.

O próprio Fernando era candidato a uma vaga para o papel; chegou a fazer um teste, mas não foi aprovado. Ele conta que Ingrid Zavarezzi o conheceu quando veio visitar uma tida dele, amiga de longas datas da autora. Ao saber de sua história, se interessou e criou o personagem.

Bem-humorado e perseverante, Fernando não deixou-se abalar e se prepara para retomar suas aulas de teatro. "A Ingrid disse para eu não desistir da carreira de ator. Eu disse: Então não desista de mim também não!" (risos) Questionado sobre a possibilidade de ainda entrar na trama global como amigo de Felipe, o personagem cego, ele comenta: "Eu preferia ser o vilão mesmo! Já que não consegui pegar o personagem, entraria para fazer mal a ele." (muitos risos).

Fernando conta que sempre gostou de teatro, desde os tempos de Marista, só parando na época do pré-vestibular. "Estou gostando do curso de Jornalismo, mas o meu negócio realmente é atuar", confessa.

 
Fernando e Pedro posam para fotos no cenário de 'Malhação'

"MAS, QUEM NÃO TEM DIFICULDADES?"

O dia a dia de Fernando Campos é o mais próximo possível da normalidade e da tranquilidade, como ele mesmo define. Estuda, faz os trabalhos da faculdade, interage com amigos tanto presencialmente quanto no mundo virtual. "Adoro internet; sou muito viciado no Twitter. Se quiserem me seguir é @fernandopcampos." Para navegar, ele usa um programa de leitor de tela no computador, que transforma em som o que está digitado. "Mas tudo demanda um tempo a mais para eu aprender. Eu tenho que ir desvendando. Uso Skype, Orkut, MSN. Hoje, eu sei fazer tudo no Twitter, mas no Facebook ainda não sei. Inclusive agora eu fui mencionado no Twitter (toca um bip no celular)."

Com relação à forma com que a deficiência visual interfere em sua vida, Fernando diz lidar bem com sua condição, com as pessoas à sua volta, os amigos, a família. Como perdeu a visão muito cedo,  ele diz não perceber barreiras ou ter dificuldades para adaptações e superações. "Todos sempre me trataram como uma pessoa normal, com capacidade para fazer qualquer coisa. Não vou mentir e dizer que nunca houve um momento de eu estar triste com isso. Já houve sim! Mas se eu for ficar pensando nisso o tempo todo... Sinto que o que eu faço me deixa muito feliz."

Tudo é uma questão de costume, ele afirma ao ser indagado sobre a forma desenvolta com que cruza os cômodos de sua casa. "Aqui, sou totalmente adaptado. Mas ainda não me sinto preparado para andar sozinho na rua.", confessa Fernando. Ao se despedir da equipe, ele não deixa de mandar um recado a quem não vive a vida em sua plenitude por causa de alguma deficiência física. "Acordem, pois esse pensamento não está com nada. É difícil, tem suas dificuldades, mas quem não tem dificuldades?"

Ele sorri e sobe correndo a escada para seu quarto. Só que dessa vez com o laptop na mão.

Ivete Sangalo

AMIZADE CONQUISTADA EM LIÇÕES ESPECIAIS 

"O ceguinho mais engraçado que você já conheceu" - É assim que o deficiente visual Fernando Campos, que inspirou o Felipe da nova temporada de 'Malhação', se define no Twitter. O Vídeo Show acompanhou  a sua visita guiada ao Projac, onde ele encontrou a cantora Ivete Sangalo.

A cantora baiana Ivete Sangalo dirigia um dos carros elétricos do Projac, no Rio de Janeiro, quando encontrou um velho amigo. Na hora, ela freou o veículo no meio da rua e correu ao encontro dele, abraçando-o com carinho. Era Fernando Campos, o jovem de 18 anos que inspirou o personagem Felipe da nova temporada de "Malhação".

Ele fazia uma visita guiada às instalações da TV Globo na última quinta-feira e ficou radiante com o acaso. Vidrado em redes sociais, micareteiro e viciado em TV, Fernando não enxerga, mas isso está longe de ser o que mais chama a atenção nele. "Sou o ceguinho mais engraçado que você já conheceu", define o próprio em seu perfil no Twitter. "Ivete é um amor antigo", brinca.

"Comecei ir aos shows dela com 9 anos e nunca parei. Como eu ficava lá na frente, acabamos nos conhecendo." Bem mais recente é a sua amizade com Pedro Tergolina, que interpreta o papel inspirado no deficiente visual. Em julho, o ator passou três dias na casa de Fernando, que mora em Natal, para conhecer o dia a dia do personagem.

Além de conversar bastante, os dois saíram com os amigos de Fernando para ir ao cinema, onde Pedro teve de explicar o filme cena a cena para o colega. Eles foram também a um almoço de família e assistiram ao empate do Brasil com o Paraguai, em 9 de julho. 

"Eu observei o comportamento dele em todas as situações. Certos detalhes como o modo de usar a bengala e de ser guiado, a gente só percebe com atenção", comenta Pedro, que também reparou no modo como Fernando usa o computador e o celular adaptados para poder tuitar.

Fernando estudou teatro na escola e aproveitou o contato com Pedro para viver um laboratório ao inverso, entendendo melhor o ofício de ator. Ele chegou a fazer o teste para interpretar o personagem inspirado nele, mas não passou, o que não quer dizer que desistiu: "Da próxima vez que voltar ao Projac, espero que seja para trabalhar", fala ele, que também está escrevendo uma minissérie.

A amizade com a autora de "Malhação", Ingrid Zavarezzi, é antiga. Sobrinho de uma amiga de infância da roteirista, ele a conheceu via internet. "É incrível como as redes melhoram a vida dele. Até esqueço que é cego", conta a autora, que usará o bom humor de Fernando para explorar a leveza do personagem nessa temporada.

 Pai e filho em uma trajetória de luta e superação

 CASA DURVAL PAIVA DE APOIO À  CRIANÇA COM CÂNCER

São notórios os serviços prestados pela Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva na luta contra a doença. Além de buscar a cura o projeto também contribui para a restauração da cidadania, dignidade e qualidade de vida. 

Em 1994, Rilder Campos, descobriu que o seu filho, Fernando Paiva Campos, de um ano, tinha retinoblastoma, um tumor ocular identificado por uma mancha na pupila do olho, também conhecido como “reflexo do olho de gato”. Durante o tratamento, percorreram uma longa trajetória. Nos Estados Unidos, a família conheceu uma Casa de Apoio mantida pela Rede McDonald, onde durante um ano receberam todo o suporte para o tratamento do seu filho. Ele obteve a cura e a família um grande projeto: criar uma casa em Natal para apoiar crianças e adolescentes em tratamento do câncer, vindas de todo o Rio Grande do Norte.

O avô materno de Fernando, doou uma casa para começar o novo projeto e com muita força de vontade e dedicação a família e alguns amigos, começaram uma trajetória de conquistas pela vida. Em 11 de julho de 1995 foi fundada a Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, uma homenagem ao bisavô de Fernando. Crianças e adolescentes de todo o Estado começaram a receber atendimento com dignidade e a ter esperança de dias melhores. 

A Casa oferece acolhimento às crianças e seus familiares no momento da investigação e diagnóstico da doença; hospedagem e alimentação para os pacientes advindos do interior do Estado, juntamente com seus acompanhantes; mediação do tratamento médico hospitalar; encaminhamentos e transporte para exames e consultas; além de promoção do bem estar, numa perspectiva de saúde integral, com apoio multiprofissional – psicológico, social, nutricional, fisioterápico, odontológico, farmacêutico, pedagógico, arte terapêutico e terapêutico ocupacional.  

Durante os 16 anos de atividades, a Instituição já beneficiou 1.303 pacientes. Números de julho de 2011 registram que a Casa possui 712 pacientes cadastrados, sendo que 511 estão em tratamento. A cada mês são distribuídas cerca de 300 cestas básicas e fornecidas mais de 3.600 refeições. Outras ações e projetos são desenvolvidos visando o bem estar dos pacientes e familiares. O blog Potiguarte pesquisou estas informações no site da Revista Idéias e Negócios, onde - Rilder Campos -  presta uma comovente e esclarecedora entrevista à equipe do peiódico e que você poderá conferir na íntegra no link apontado logo abaixo.

....fonte....

...fotografia...
Roberto Moreyra / Agência O Globo
acervo família

...visite...
Casa Durval Paiva
APOIO A CRIANÇA COM CÂNCER

...twitter...
Fernando Paiva Campos
@FernandoPCampos  natal

...Visão de Futuro...
vídeo-entrevista para a Tribuna do Norte
YouTube

Um comentário:

  1. legal, saber dessas coisas. agora vou ver malhação com outros olhos....

    ResponderExcluir

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!