novembro 15, 2011

...E O CORDEL CAIU NO SAMBA, HEIN?

 Salgueiro vai levar o cordel para a avenida em 2012

CORDEL VIROU SAMBA

Por
Jornal DeFato

A literatura de cordel, rica em detalhes e beleza de versos e rima, sempre foi um dos símbolos do Nordeste. Mas, está cada vez mais atraindo a atenção de brasileiros de outras regiões que veem uma brasilidade sem igual nos versos dos poetas populares.

No ano que vem, o cordel será traduzido para a linguagem própria do Carnaval e estará presente em fantasias, alegorias e no ritmo do samba. A escola de samba Salgueiro do Rio de Janeiro virá com samba-enredo dedicado à literatura de cordel, com o tema "Cordel branco e encarnado", e a escola de samba paulistana Gaviões da Fiel fará uma homenagem ao ex-presidente Lula, com o tema "Verás que um filho fiel não foge à luta".

Crispiniano Neto presenteia o ex-presidente Lula com exemplar de cordel

O jornalista, escritor e cordelista Crispiniano Neto, na última semana, esteve no galpão da escola paulistana Gaviões da Fiel, em Bom Retiro, convidado pela direção e pelo carnavalesco Ígor Carneiro, para conhecer as fantasias que serão utilizadas na exibição da escola. 

A relação de Crispiniano com a escola começou quando a Gaviões teve acesso ao seu livro "Lula na Literatura de Cordel" e, diante do desejo de dedicar o tema ao ex-presidente, foi o livro do escritor que serviu de inspiração para o enredo e para a elaboração das alas que vão compor a apresentação da Gaviões.

"Fiquei muito honrado com o convite e, mesmo não sendo ligado ao futebol nem ao carnaval, desloquei-me a São Paulo, a convite da Escola Gaviões da Fiel. Fui convidado a descrever cada fantasia apresentada naquela ocasião em versos da literatura de cordel. A estrutura da escola Gaviões da Fiel é grandiosa e tem tudo para ganhar o carnaval paulista de 2012. Esse casamento do cordel com o samba está dando certo", explica Crispiniano.

 
 A novela das seis ainda impulsionou a grade de programação noturna da Globo

DISSEMINANDO CORDÉIS

Para Crispiniano Neto, a repercussão em um dos eventos mais importantes do país, como o Carnaval do Rio e São Paulo, mostra o bom momento da literatura de cordel, que vem ampliando a sua presença em eventos literoculturais.

"O cordel já está ganhando espaços específicos nas principais bienais do país fora da região Nordeste, sem falar que as escolas estão aplicando e estudando os folhetos nas escolas e há mais de vinte editoras nacionais (sem citar as editoras artesanais) que estão publicando o cordelismo, ou seja, a literatura de cordel em formato de livros ilustrados", ressalta Crispiniano.
 
Muito desse momento o escritor atribui à mídia televisiva. "Não podemos negar a força da mídia televisiva, que durante oito meses neste ano, diariamente, veiculou o nome cordel e os elementos do cordel em uma telenovela. Isso gerou uma curiosidade e interesse maior ainda pelo cordel", reforça.

 
Cicero Cleber de Oliveira, 9, à direita, vestido como Padre Cícero,
acompanha garotas vestidas como anjos em frente a imagem do padre no CE

PROJETOS

Atualmente, Crispiniano Neto tem ampliado os trabalhos no Sudeste, a partir dos seus livros, e também vem produzindo cordéis para ações educativas e culturais. Recentemente, elaborou cordéis com os temas "Bulling", "Nanotecnologia" e "Assédio Moral", temas da atualidade que, no cordel, ajudam a esclarecer de forma poética e em linguagem clara.

No momento, Crispiniano também está concluindo alguns projetos para publicação em breve. Um dos títulos conta a história de Juazeiro do Norte (CE) e a força do padre Cícero Romão e deve ser lançado em 2012. "Em toda casa no Juazeiro há uma imagem de padre Cícero", ressalta Crispiniano Neto, sobre a força da imagem do religioso ainda nos dias atuais.

Outro trabalho é a pesquisa "A Obra da Escravidão", que fala sobre os aspectos que ainda permanecem na sociedade atual aos descendentes de negros no país, como a discriminação, pobreza e exclusão.

Enquanto as obras não ganham as livrarias, vale a pena acompanhar o crescimento da literatura de cordel, um pouco do Nordeste, mais brasileiro do que nunca, na mídia e nas expressões de maior destaque, como o Carnaval, sendo disseminadas mundo afora.
   
 Para alguns, o cordel é a “cara do nordeste”. Para outros, a “cara do Brasil”

LITERATURA DE CORDEL: MEIO NOTÍCIA , MEIO JORNAL

 Por
Juliana Dias

Histórias de pessoas, interpretações de fatos políticos, crítica social e uma dose de humor que não poupa ninguém. Apesar de todas essas características, não estamos falando sobre o jornalismo político ou do caderno de opinião. Pelo menos, não no tradicional do formato de jornais ou revistas: é sobre literatura de cordel, aquele livreto pendurado nas cordas cujo conteúdo é a poesia oral popular.

Existente no Brasil desde o final do século XIX, o cordel é uma espécie de folheto noticioso, que conta histórias por meio de rimas e métricas próprias. Ele segue a proximidade do jornalismo em sua forma mais profunda: é do povo e para o povo. O cordelista mostra sua versão dos acontecimentos mais marcantes do país e mundo, com uma única condição, de que o fato seja relevante para a comunidade, cidade ou estado que reside. Daí, nada escapa.

Por meio da linguagem regional, o cordel mostra a sua versão das eleições, corrupções, escândalos financeiros… transformando tudo isso em histórias literárias, onde presidentes são cavaleiros maravilhosos, a corrupção é um dragão, os maus governantes são encarnações do diabo e o povo luta em batalhas imaginárias para superar as diferenças sociais. Ao lado desse realismo fantástico, vem a opinião do cordelista, reflexo da opinião do próprio povo. O resultado dessa mistura é a leitura de muitas histórias divertidas e míticas, mas com uma forte crítica social em seu pano de fundo.

Para alguns, o cordel é a “cara do nordeste”. Para outros, a “cara do Brasil”. Hoje em dia, com a globalização, podemos afirmar que é os dois. O cordelista utiliza os fatos que vê in loco ou nos noticiários para dar a sua própria cobertura. Até a internet ele usa, para divulgar os seus cordéis. Já leu seu jornal popular hoje?

...fonte...
http://www.defato.com
http://diasderesenha.wordpress.com

...fotografias...
coletas via internet

...veja...
"O MATUTO NO CINEMA"
 Um causo de Jessier Quirino
Ilustração e design Rebecca Agra, Animação e edição Marcus Hora
...YouTube...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!