novembro 11, 2011

KHRYSTAL - SIMPLES, ASSIM!

 Cantora e compositora. Simplesmente... Khrystal

KHRYSTAL SEM  RÓTULOS

Por
Yuno Silva

Reconhecida pelo grande público por ter atualizado o coco de embolada imortalizado por Chico Antônio, a cantora e compositora Khrystal Saraiva é muito que isso - e faz questão de deixar claro que foge de rótulos como quem foge da cruz. Atravessando a melhor fase de sua carreira até o momento, ela colhe os frutos de seu talento: foi destaque de vários programas de televisão em rede nacional nos últimos dois anos, participou do Festival de Inverno de Garanhuns, acabou de encarnar uma cangaceira no longa-metragem de Alceu Valença, está preparando o lançamento de seu primeiro DVD junto com álbum duplo 

Sobre essa fixação pela imagem da nordestina arretada que toca coco com pandeiro na mão ela é, como sempre, direta: "Muitas pessoas fixaram essa imagem e ainda não perceberam que já passei daquela fase de fazer coco. Foi apenas a forma que encontrei para começar, e nada melhor que ir buscar algo que nos pertencia", disse a cantora durante entrevista ao VIVER. "Antes eu nem havia me descoberto como compositora", sentencia. Não adianta, e nem precisa, enquadrar a música de Khrystal, ela transita entre o regional, o samba, a MPB e o rock com desenvoltura e rapidez.

Sua veia compositora explodiu pra valer durante o período que participou do projeto Retrovisor. Ao lado de Valéria Oliveira, Simona Talma, Luiz Gadelha e Ângela Castro, descobriu como é divertido e prazeroso interpretar um repertório autoral. "São as várias fases da vida e da carreira, não dá pra ficar parada", disse. "O mais importante é estar próximo desse grupo, continuar compondo com  eles até hoje", emenda Khrystal, que brilha o olho com a possibilidade de desmistificar essa imagem regional diante de um público mais jovem que o de costume. "Quero atingir pessoas que geralmente não vão aos meus shows. É importante levar minha música até essa galera", acredita.

 
 Khrystal Saraiva
Reconhecida pelo grande público por ter atualizado o coco de embolada

EP NOVO NA ÁREA

Antes de lançar DVD e o novo disco duplo (um ao vivo e outro de estúdio), previstos para maio de 2012, Khrystal aproveita a entressafra entre os finalmentes da temporada do show "Trem" para apresentar EP com oito músicas, todas autorais e inéditas. E não pensem que ela estará adiantando material, são todas exclusivas para este projeto.

Apesar de ter lançado o EP "Seis por Meia Dúzia", em 2005, este "tem um tratamento mais caprichado, participação de amigos como Valéria Oliveira, Simona Talma, Luiz Gadelha, Ricardo Baia (guitarra), Zé Fontes (baixo) e vai entrar na minha discografia", garante.

Ela está adicionando o EP nesse meio, "antes do lançamento 'à vera' em maio", por causa da demora em viabilizar um projeto através de lei de incentivo: "tem que enquadrar em lei, esperar  as coisas acontecerem, captar... aí o dinheiro acaba, e espera de novo. Nessa vou colocando dinheiro do próprio bolso", informou. "Apesar do material estar gravado (CDs e DVD), preferi aprontar esse EP em novembro para deixar as coisas bem organizadas até o próximo ano. Quero que tudo sair do jeito que estou planejando".

A respeito do disco duplo, Khrystal contou ser de personalidades bem distintas: "o gravado em estúdio é todo autoral, já o ao vivo será de intérprete. Coloquei nesse CD ao vivo todas aquelas músicas que funcionaram nos meus shows, mas que ainda não tinham sido gravadas por mim como "Candeeiro encantado" (Lenine), "Cara do Brasil" (Vicente Barreto e Celso Viáfora), "Carcará" (João do Vale), entre outras que as pessoas cobravam e que já ligavam ao meu nome".

 Khrystal no Set de "A Luneta do Tempo" - Uma produção de Alceu Valença

CINEMA POR ACASO

A participação da potiguar no filme "A Luneta do Tempo", com texto e direção de Alceu Valença, foi obra do acaso - ela estava no lugar certo na hora certa: "Conheci Alceu gravando o Som Brasil (TV Globo). Ele estava procurando uma atriz para encarnar a cangaceira Nair Brilhante Ferreira, me viu cantando e tocando pandeiro (minha personagem toca no filme) e fez o convite: 'Vem cá, está faltando uma pessoa para fazer a cangaceira do meu filme, você não quer fazer?' Disse que não era atriz, mas ele insistiu - 'tem problema não, vai dar certo'", recordou.

A cantora achava que era brincadeira, mas 15 dias depois a produção ligou. "Me chamaram para fazer um teste. Perguntaram: 'tu vem?' e eu 'só se for agora!' Fiz a mala e passei uma semana em Pernambuco fazendo testes. Chorando de manhã, de tarde e de noite, não aguentava mais. Disse que quando saísse de lá iria ser feliz pra sempre de tanto que eu chorei. Enfim, passei no teste, e já terminei as gravações de minha participação. Passei quatro meses em São Bento do Una, sertão pernambucano. Meu personagem tem um filho no meio do filme, e esse filho é que vai determinar muita coisa no desenrolar do filme, que tem previsão para ser lançado em 2012".

Acredita que se Alceu não fosse músico sua participação poderia ser inviabilizada. Continuava tocando, fazendo shows. Arrochava daqui e dali, chegava cansada, dormia três horas, acordava cedo pra ir pro set. Mas deu tudo certo! Depois do filme, passou a encarar o trabalho de ator com muito mais respeito do que já tinha.

...fonte...
...fotografia  início  postagem... Júnior Santos www.tribunadonorte.com.br  ...música...Zona Norte / Zona Sul ...ouvir...

...visite... 
www.alceuvalenca.com.br 

DE QUE LADO MORA O SEU PRECONCEITO?

"Khrystal  é a mãe de LINDA e de JACKSON. É uma mulher extraordinária. Uma filha exemplar e uma amiga sincera. A vida quase derrota ela, quando a mesma perambulava pelas ruas do centro da cidade e que - após várias batalhas nos bares da vida -  tive o prazer de conhecê-la e trabalhar com ela. Eu, que era um bom produtor, virei o marido de KHRYSTAL. Deixe seu preconceito de lado e vá a um show dela ou escute seu disco...  Você  irá respeitá-la como uma grande artista deste estado."
Zé Dias 
Produtor Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!