novembro 10, 2011

UM POTIGUAR EM AVANT PREMIÈRE

Geová Rodrigues e Fabiana saba

EAST VILLAGE EM MOVIMENTO

ESTREANDO COMO DIRETOR  DE CURTA-METRAGEM, ESTILISTA POTIGUAR
GEOVÁ RODRIGUES APOSTA NA CONEXÃO MODA, CINEMA E ROCK AND ROLL

Por
Cínthia Lopes

O estilista potiguar radicado em Nova York,  Geová  Rodrigues, está buscando no cinema e na música uma nova conexão para suas criações sustentáveis. Em conversa com a revista GLAM, por telefone, direto de Esat Village, bairro novaiorquino onde rside há pelo menos 25 anos, ele conta que acaba de co-dirigir seu primeiro curta-metragem. A estreia como videomaker nasceu de desejo de registrar as impressões de seu trabalho, numa parceria com o cineasta, fotógrafo e também estilista, Peter Azen, amigo de longa data.

Conceitual, o filme não possui diálogos e busca nas cenas em movimento a linguagem necessária para transmitir as referências da próxima coleção do estilista, inspirada no cinema mudo de Charles Chaplin e no bairro onde também possui ateliê – uma região que transpira arte, música, agito e onde estão alguns pontos turísticos de Manhattan.

O curta foi batizado de “Geova Night and Day”, mas não por imposição autoral. Pela simples coincidência da fachada de sua loja ter surgido numa das cenas, de forma inusitada: “ambos decidimos pelo nome”, disse ele. A direção de fotografia é de Tiago Chediak e tem duração de 22 minutos.

O East Village é um bairro de Manhattan em Nova York

O curta de Geová e Azen  ainda conta com um elenco bem brasileiro. Tem participação dos irmãos músicos Supla e João Suplicy e ainda das super modelos veteranas brasileiras, Sílvia Pintor e Fabiana Saba. “Acredito muito em trabalho em grupo, ,isturando cinema, moda e rock roll... Tem toda uma linguagem de momento que eu adoro”, disse o estilista. Ele lembra que quando pensou em fazer este filme veio na cabeça a possibilidade de usar as modelos mais veteranas, gente que faz parte de sua história também. Foi  então que surgiu a ideia de convidar Sílvia Pintor e Fabiana Saba. “São duas mulheres lindas, com muita história e de um profissionalismo nota dez.”  

 Os irmãos Supla e João Suplicy

Já a inclusão de João e Supla, além além de dar o toque rock and roll da proposta, vem carregada de referências sentimentais. “Para mim, Supla é a cara do East Village. Foi onde ele morou por muito tempo e onde nos conhecemos”, recorda-se. As cenas em que ele aparece  foram rodadas em frente ao apê onde o mais pop punk/roqueiro brasileiro morou nos últimos seis anos, “que por acaso fica em frente a minha loja”.
 
O curta vem carregado de elementos do surrealismo e abstracionismo. “São referências a rapidez com que as coisas acontecem. Gosto de coisas assim, quase instantâneas. Tenho o ritmo de New York no meu coração”.

club The Darbys 
palco da pré estreia do curta-metragem "Geova Night and Day"

O curta foi apresentado durante a festa “Farofa”, dia 06 de novembro,  no The Darbys, em NYC. Geová descreve o curta como “Sonho com estilo e glamour no momento de crise atual, usando como pano de fundo o bairro do East Village. Cada um procura o lugar onde o sonho grita mais forte…. de noite e de dia”. Aqui no Brasil, Geova Night and Day será lançado durante o Rio Fashion Week, em 12 de janeiro de 2012.

Apesar de falar português com aquele sotaque de quem já está há muito tempo longe de seu país, Geová deixa  perceptível  toda a sua nordestinidade no tom alegre da conversa, ao lembrar que recentemente esteve em Natal  “para o batizado de um sobrinho” e que “acabou não podendo participar de um evento sobre moda e sustentabilidade por que teve de viajar às pressas”. Sobre seu retorno ao Brasil, ele conta que antes deve ir para Israel e só em novembro pretende passar uns dias em sua cidade natal, Barcelona, na região agreste do Rio Grande do Norte. Algo que faz parte de um ritual sentimental do estilista: “vou visitar minha família em Barcelona e o túmulo de meu pai no dia de finados”.

"Tenho o ritmo de New York no meu coração”

Geová Rodrigues nasceu em Barcelona/RN, sendo o quinto de uma família de 13 filhos e aprendeu logo cedo com sua mãe e avó a recilclar roupas e tecidos e fazer bonecas de pano de feira.  Na juventude, virou artista plástico, veio para Natal e daqui para São Paulo e, em seguida, para  o exterior. O jogo de cintura fez com que trocasse o pincel pela agulha após ter ganhado uma máquina de costura de um amigo.

A necessidade  de trabalhar acabou transformando-o em um dos pioneiros da moda sustentável – no princípio reciclava retalhos tirados do lixo dos ateliês de estilistas famosos e criava novas peças, usando a técnica do moulage. Hoje, participa da principal semana de moda de Nova York, tem clientes famosos e suas criações estão em algumas das lojas mais importantes da América do Norte, Europa e do Brasil.

...fonte... 
 Revista GLAM - nº 09 - 2011
   
...visite...  
 www.maisglam.com.br 
  www.geovafashion.com 

 "Cada um procura o lugar onde o sonho grita mais forte…. de noite e de dia” 
 Geová Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!