novembro 26, 2011

O PRESTÍGIO DA MÚSICA INSTRUMENTAL

O 1º  trabalho autoral dos irmãos Roberto (violonista) e Eduardo Taufic (pianista)
 
MÚSICOS DE DESTAQUE INTERNACIONAL
LANÇAM  O PRIMEIRO CD JUNTOS NA ESCOLA DE MÚSICA DA UFRN

Por
Sérgio Vilar

Em Natal há fatos inexplicáveis. Pouca gente argumenta o porquê de tantos poetas e tão poucos prosadores. Na música, a situação é parecida, quase uma metáfora: há um sem número de instrumentistas virtuosos de fama internacional, mas intérpretes a contar nos dedos e presos na redoma quase intransponível deste Rio Grande de Poti. Os irmãos Roberto e Eduardo Taufic são exemplos clássicos. Amanhã lançam o primeiro CD juntos na Escola de Música da UFRN (às 18h e 20h). Só música instrumental. E depois voam pelo mundo afora.

Os dois conhecem cenários musicais brasileiros e europeus, mas não explicam essa tradição local. Talvez o violoncelo de Aldo Parisot tenha navegado além da Ribeira, naquele início de século 20. Ou as modinhas de Lourival Açucena e outros seresteiros tenham deixado um lirismo musical nos ouvidos e corações apaixonados da Belle Epóque natalense. O maestro Oswaldo de Souza morreu sem reconhecimento local e tocado na Europa - outro gênio da música instrumental potiguar. Royal Cinema foi apenas uma das peças de Tonheca Dantas...

Boa explicação para esse virtuosismo instrumental de tantos bambas, a exemplo de Sérgio Groove, Manoca Barreto, os irmãos Beethoven e Jubileu, Junior Primata, Gilberto Cabral, talvez sejam as décadas em que o maestro Waldemar de Almeida ministrou curso de piano em seu instituto de música, entre 1930 e 1950. Dali brotaram alunos e alunas notáveis, a exemplo do sobrinho Oriano de Almeida. E acelerado o rolo do tempo, no século 21 Eduardo e Roberto Taufic mantêm essa tradição secular da música instrumental norte-riograndense desprestigiada aqui e cheia de ecos para além-mar.

 Duo instrumental com irmãos potiguares

OS TAUFIC EM DUETO INÉDITO

Por
Yuno Siva 

O diálogo harmonioso entre piano e violão presente no álbum "Bate Rebate" marca o início de um novo ciclo na carreira dos irmãos Taufic. Pela primeira vez ancorados em um repertório inteiramente autoral, Roberto e Eduardo compartilham entre si e com o público a bagagem musical adquirida ao longo de duas décadas.

Gravado em São Paulo e produzido pelo jovem e experiente pianista carioca André Mehmari, "Bate Rebate" equilibra as forças entre dois instrumentos completos. "Tivemos o cuidado para um não sobrepor o outro, pois violão e piano são instrumentos complexos, e buscamos criar arranjos que respeitassem os espaços", disse Eduardo. "Eles se complementam como em um bate-papo. Percebe-se o momento do silêncio, a pausa para respirar", complementa Roberto.

Segundo eles, o disco foi concebido para ser um trabalho acessível. "Conseguimos o resultado esperado. Criamos a liga que une o repertório baseada em uma maneira leve, livre e cuidadosa de interpretar", explica Roberto. "O foco está nas melodias, na emoção e na forma simples como construímos os arranjos. Não é um disco de virtuoses", emenda o irmão mais novo. Na opinião de ambos, há um tratamento quase erudito que transpira a maturidade dos músicos populares.

O trabalho também reflete a versatilidade e as possibilidades criativas de personalidades que trilharam caminhos distintos dentro da música: enquanto Eduardo dava suas primeiras dedilhadas no teclado, ainda no início dos anos noventa, Roberto resolveu 'pegar a viola, botar na sacola e viajar'. Ex-integrante do saudoso grupo Cantocalismo, Roberto Taufic se mandou para a Europa e acabou fixando residência na Itália. Em 1994, veio ao Brasil em turnê com Elza Soares, como arranjador e guitarrista dela. Vive na Itália até hoje. "Nossas carreiras foram construídas de forma paralela, mas sempre tocamos juntos quando surge uma oportunidade", disse Dudu Taufic, também arranjador e proprietário do estúdio Promídia.

Apesar do show de amanhã na EMUFRN representar o lançamento oficial do álbum, a dupla esteve em Fortaleza na semana passada para única apresentação no Centro Cultural do BNB. "Estamos apostando todas as nossas fichas nesse trabalho, e a meta é cair na estrada a partir do próximo ano", informou o tecladista. Em janeiro de 2012, o duo de apresenta em São Paulo e Cuiabá, e quem perder as duas sessões deste domingo em Natal só terá nova oportunidade em fevereiro, quando os irmãos se apresentam na Casa da Ribeira   dentro do circuito Cena Aberta.

Os planos ainda incluem articulações para shows no Clube do Choro em Brasília, no Carnaval instrumental de Guaramiranga (CE) e no Festival de Garanhuns (PE). "Em junho e julho, também vamos aproveitar o verão na Europa para uma turnê", adiantou Eduardo, que garante ser possível viver de música em Natal: "Só tocar é realmente complicado, tem que se virar de várias formas. Eu trabalho com produção musical, arranjo, estúdio... não adianta ficar só no circuito de barzinho, acordar tarde e gastar todo o cachê; mas é inegável a maior valorização que a música potiguar encontra fora do RN", critica.

Antes de "Bate Rebate", Roberto e Eduardo haviam lançado um DVD ao vivo em 2008, com repertório mesclado de músicas autorais e clássicos da MPB mais standards da música instrumental internacional.

Sobre o novo disco dos Taufic, o bossanovista e produtor musical Roberto Menescal escreveu o seguinte: "O CD dos irmãos é demais! Impressionante o trabalho deles! A dinâmica dos arranjos, as andanças por execuções tão difíceis , incrível! Parece que vocês tocam juntos desde que nasceram, o dia inteiro, tal o entrosamento que têm. Parabéns, categoria top!". Se ele diz, quem somos nós para contrariar o compositor da clássica "O barquinho" e músico que já atuou ao lado de nomes como Nara Leão, Maysa, Dorival Caymmi e Elis Regina.


...fonte...
Sérgio Vilar
Yuno Silva

...fotografia...
Pablo Pinheiro
www.tribunadonorte.com

...serviço...
Apresentação neste domingo (27), em duas sessões (18h e 20h) no auditório da Escola de Música da UFRN - com direito a piano de cauda acústico -, repertório do novo disco que sai do forno com 18 faixas. Gravado em fevereiro deste ano, a dupla esperava o momento certo de lançar oficialmente o CD e pelo visto chegou a hora. Os ingressos estão à venda na loja Arte Musical do Via Direta (antecipados) e no próprio local por R$ 20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!