janeiro 08, 2012

A SUAVIDADE POTIGUAR DE CAMILA MASISO

  O Rio Grande do Norte é o berço de mais uma artista 
que optou pelo Samba e Bossa Nova como foco principal de sua carreira

CAMILA MASISO
SUAVE COMO A VIDA DEVE SER

 Por
Erta Souza

Ela trocou o pop rock pela Música Popular Brasileira (MPB). Mas quem pensa que a mudança prejudicou sua vida profissional está enganado. O reconhecimento pelo seu talento foi ainda maior depois que resolveu alterar seu estilo musical. Com apenas 26 anos, o rosto de menina não deixa transparecer que desde os 15 anos Camila Masiso canta na noite da capital potiguar.

Em todos esses anos ela integrou quatro bandas, mas foi com a Tricor que ela passou a ser reconhecida pelo público natalense. O grupo formado por duas mulheres e três homens fez sucesso no Rio Grande do Norte durante uns quatro anos. Até que a "diferença de interesses" afastou os componentes da Tricor e cada um resolveu seguir um rumo.

Mesmo sem prever o encerramento definitivo da banda, em 2009, Camila Masiso resolveu aceitar o convite de uma casa noturna local para fazer um show especial de MPB. Ela montou o show com outros músicos e se apresentou. Era para ser uma única apresentação, algo diferente. O "problema" é que o público gostou tanto que outros convites surgiram e Camila não parou mais. "Recebemos convites de várias casas de show de Natal e resolvemos aceitar o desafio", lembra.

  Variedade musical
"Faço o meu som que considero genuinamente brasileiro"
 fotografia: Rayane Azevedo

A partir daí a vida de Camila mudou completamente. Ela brinca ao dizer que as pastas de seu aparelho MP4 foram totalmente modificadas. "Antes ouvia muito pop e rock. Depois disso me apaixonei pela MPB e meu estilo é outro, agora ouço jazz, por exemplo, baião, afoxé, maracatu e bossa", conta.

É dessa variedade musical que Camila tira inspiração para cantar e montar seu segundo cd que deverá estar pronto até o mês de maio. Seu primeiro CD, lançado em setembro de 2010, foi bem recebido pela crítica que a caracterizou como uma nova cantora de bossa nova. Contudo, Camila não se considera uma cantora específica desse ritmo. "Ouço tudo e da mistura de ritmos e sons faço o meu som que considero genuinamente brasileiro", assegura.

Show na França
Foram quatro meses de trabalho e estudo para aprender o novo idioma

Graduada em Direito, Camila somente exerceu a profissão quando ainda era estudante e atuou como estagiária em um escritório que presta assessoria jurídica. Porém, apesar de afirmar que o curso foi proveitoso, o mundo das leis não conquistou Camila que garante: "É possível, sim, viver só de música".

Mesmo com a quantidade de shows do projeto de MPB crescente, Camila ainda manteve sua carreira solo ainda atrelada à Tricor. "Era bem complicado porque eram dois repertórios diferentes, mas conseguimos manter os dois por um ano até que a Tricor se desfez e cada componente seguiu sua vida numa boa", garante.

Show Camila Masiso & Orquestra
fotografia: Moraes Neto

Pouco tempo depois de ter entrado de cabeça no projeto MPB, Camila resolveu aceitar um convite de um músico francês e ir apresentar o show na França. Foram quatro meses de trabalho e estudo para aprender o novo idioma, mas a jovem conseguiu. Entrou em contato com alguns músicos de lá e apresentou o mesmo show para os franceses.

Camila agora espera ansiosa a conclusão do DVD institucional do Sesc/RN que deve ser apresentado ainda neste mês de janeiro. No final do ano passado ela foi escolhida pela equipe do Sesc/RN para compor o projeto com a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foram quatro apresentações e o resultado é este DVD. "Foi um presente para mim. No meu show tenho poucos instrumentos para me preocupar. Agora nesse eram mais de 70 músicos. Foi uma experiência inesquecível", descreve.

 Mudança do pop rock para MPB 
ajudou a intérpetre  a ser reconhecida pelo seu trabalho
 
AMOR PELA MÚSICA SURGIU AINDA NA INFÂNCIA

Os ensaios em frente ao espelho usando uma escova de cabelo no lugar do microfone anunciava o gosto forte pela música ainda na infância. O tempo passou e a intensidade pela arte só aumentava. Enquanto os colegas de escola e amigos de sala de aula optavam por esportes como futebol e vôlei, Camila preferia participar das aulas de arte, independente se fosse teatro, banda de música ou coral. Quando menos as pessoas esperavam lá estava Camila de novo nas encenações ou mesmo cantarolando na banda.

A desenvoltura da infância e adolescência deu lugar à timidez, mas nada que atrapalhe sua carreira. Hoje Camila se considera uma pessoa tímida, mas não nos palcos onde, segundo ela, sente-se em casa. "Meu maior problema é quando as pessoas me reconhecem e vêm falar comigo em algum local público", confessa.

 Graduada em Direito
"É possível, sim, viver só de música"

Antes de entrar no palco seu ritual é agradecer a Deus por mais aquele momento. Camila diz que o único cuidado que tem com a voz é hidratar com muita água. Por onde anda tem sempre uma garrafa perto. "O resto é normal. Só evito mesmo usar gelo seco no palco e comer camarão. Tomando esses cuidados minha voz está sempre boa, não tenho grandes problemas com ela", conta.

Quando não está ensaiando os próximos acordes, Camila provavelmente está lendo algum livro ou comprando um novo título. Ela disse que se existe um lugar onde se sente bem é nas livrarias. Além da leitura diária, a jovem aproveita o tempo livre para sair com os amigos, namorar e ir à praia. 


...fonte...
Erta Souza
ertasouza.rn@dabr.com.br 
www.diariodenatal.com.br

...fotografia...
www.giovannaegeorgia.com.br
  Rayane Azevedo
Moraes Neto 

Um comentário:

  1. Um texto muito bem escrito que rima com uma visão de quem conhece e de quem acompanha a história dessa talentosa artista de nossa terra. Sensibilidade musical Camila tem, mas muitos não! Isso faz a diferença!!

    ResponderExcluir

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!