março 19, 2012

CONTANDO HISTÓRIAS AO PÉ DO OUVIDO


O teatro em domicílio, histórias ao pé do ouvido
grupo O Pessoal do Tarará - Mossoró/RN
 fotografia: Fred Veras

TARARÁ MAIS INTIMISTA

Por
Jornal DeFato

Às vezes, no meio cultural, é preciso retomar antigas propostas que promovam grandes resultados. É assim que os integrantes do grupo O Pessoal do Tarará visualizam o início dos trabalhos em teatro neste começo de 2012, retomando uma prática dos grupos teatrais em Mossoró há mais de vinte anos quando não existiam espaços propícios às encenações, ou seja, as peças eram encenadas também em frente ou dentro das residências.

O projeto "Teatro em Domicílio" começou a ser realizado pelo grupo no mês de março como experimentação, mas começa efetivamente em abril com dois espetáculos novos e com cenários criados especialmente para ser realizados em espaços pequenos, criando um clima intimista entre público e atores.

"Inicialmente fizemos apresentações em casas de amigos, como uma forma de ir testando o que dá certo e o que não dá, filmando, documentando tudo. O projeto que já está acontecendo deve começar em abril, mantendo a mesma ideia das visitas aos finais de semana", ressalta Dionísio do Apodi.

Para o ator, esse projeto teatro em domicílio resgata até mesmo o início do próprio grupo, quando se fazia um teatro nas portas das casas, mas do lado de fora. "A proposta agora é fazer o teatro dentro das casas dos anfitriões".

Para o ator, esse resgate e essa proposta de um teatro mais íntimo do público é também uma forma de curar as próprias dores do grupo que, após a perda repentina de Ludmila, atriz da companhia ano passado, retoma os projetos: "A ideia do projeto deve-se ao nosso momento. A gente ficou mais caseiro, os integrantes quiseram dar um tempo, mas sentimos ao mesmo tempo essa necessidade, de estar em família, perto dos amigos. Também por essa loucura que é essa vida hoje, as pessoas não tinham tempo de parar para nos ver. Então, resolvemos fazer algo menor, mas de valor", afirma Dionísio.

O projeto é composto por dois trabalhos que não estrearam oficialmente: Os espetáculos "Aurora Boreal" ou "Casca de nós" e o espetáculo "Sem palavras". O primeiro é um drama, com uma visão de que as pessoas conseguem a felicidade mesmo com as dificuldades da vida. O outro - Sem palavras - Não há diálogo falado, dois atores interpretam com o corpo.

"Ambas as peças são pequenas, minimalistas, lembra o espetáculo O pulo do gato (2009), esses dois foram feitos nessa perspectiva de aconchego. A gente tem de estar pronto, de falar para a alma das pessoas e estes trabalhos foram criados para ser desenvolvidos em pequenos espaços.
As primeiras apresentações foram feitas na casa de amigos dos integrantes: Rogério Dias, José Romero, Damásio Costa da companhia A Máscara e Aécio Cândido. O público que pode assistir são convidados do dono da casa",  explica Dionísio.


O Grupo de Teatro emplaca nove anos de fundação
 fotografia: Fred Veras

CRONOGRAMA E FESTIVAL

O grupo ainda não estabeleceu ainda um cronograma de apresentações, pois, no início de abril, participará de um dos maiores festivais de teatro do país, o Festival de Teatro em Curitiba (PR), com os mesmos espetáculos do projeto Teatro em Domicílio.

"Por enquanto, as apresentações continuarão a ser realizadas junto aos nossos amigos, muita gente já pergunta, mas já estamos negociando um patrocinador para manter esse trabalho, pois as apresentações serão gratuitas. É uma forma também de celebrar os dez anos do grupo", afirma o ator.

O Festival de Teatro de Curitiba, conforme Dionísio, é apenas uma das boas coisas para o Pessoal do Tarará. "Vai ter muita coisa boa esse ano".

O formato do grupo, que é o de nem todos os integrantes estarem em todos os espetáculos, permite ao grupo estar em dois lugares ao mesmo tempo, podendo estar com uma apresentação em João Pessoa e outra em Mossoró, participando de eventos como agora no final de março.


...fonte...
 www.defato.com

...fotografia...
Fred Veras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!