março 20, 2012

A HOMENAGEM AOS FOTÓGRAFOS POTIGUARES

   Palácio Padre Miguelinho  sedia a Câmara Municipal de Natal
fotografia: elpídio júnior 
CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL
HOMENAGEIA FOTÓGRAFOS POTIGUARES

Por
Alex Gurgel
José Carlos da Silva

As celebrações ao Dia Nacional da Fotografia aconteceram em 8 de janeiro, tendo a Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto) feito várias ações para marcar a data. Porém, a Câmara Municipal de Natal fará uma sessão solene em menção à data nesta terça-feira, dia 20 de março, às 18 horas, no Plenário Erico Hackrat.

Como a Câmara Municipal de Natal estava em recesso durante o mês de janeiro, os vereadores resolveram fazer um ato de consideração ao Dia Nacional da Fotografia, homenageando  importantes fotógrafos que contribuiram e contribuem no campo da  fotografia potiguar.
 
 Fotógrafo Wellington Lima
 fotografia: Piauí     
 
Serão agraciados vinte e um nomes com forte conotação na diversidade de atuação na fotografia na capital potiguar. Entre os  homenageados estão Canindé Soares, Valdemir Germano, João Maria Alves, Geovani Sérgio, Wellington Lima e Adrovando Claro e outros, representando orgulhosamente toda a categoria de fotógrafos potiguares, profissionais e amadores.

Na ocasião, o gabinete do vereador Júlio Protásio dará entrada ao processo para que a Aphoto se torne uma entidade de Utilidade Pública Municipal, já que a Associação Potiguar de Fotografia vem atuando ativamente no desenvolvimento da fotografia norte-riograndense com exposições fotográficas, palestras sobre temas ligados a produção fotográfica, oficinas de fotografia para inclusão visual, expedições fotográficas, encontros, entre outras atividades correlatas.

Fotógrafo Canindé Soares
fotografia: Miguel Weber

HOMENAGEADOS

Das primeiras experiências de Hercules Florence (o franco-brasileiro que foi pioneiro da fotografia) ao instante decisivo de Cartier-Bresson. Da câmara escura de Leonardo da Vinci às imagens publicitárias com pós-produção. Toda a linguagem fotográfica evoluiu. E graças a um sem número de  obstinados fotógrafos profissionais  e amadores espalhados por este mundo a fora.

  Fotógrafo João Maria Alves
fotografia: Alex Gurgel

Sim, vocês - profissionais e amantes da fotografia -  que não se contentaram e não se contentam em somente enquadrar um tema e apertar um botão. Vocês que fizeream e fazem experimentos com negativos, mudam o foco, brincam com o obturador, encararam a chegada da fase digital, com ou sem resistência, fizeram e  fazem da fotografia uma nova forma de expressão e uma arte de caçar imagens com a luz.

Fotógrafo Adrovando Claro
fotografia: Alberto Leandro

Confira a lista completa dos fotógrafos que serão homenageados na noite desta terça-feira, 20 de março, na Câmara de Vereadores de Natal. A saber: 1. Adrovando Claro; 2. Aguimarinho Sousa; 3. Alex Gurgel; 4. Canindé Soares; 5. D´Luca; 6. Daniel Guerra; 7. Eliana Felix da Silva; 8. Elpidio Junior; 9. Fátima Melo; 10. Geovanni Sérgio Rego; 11. Jardson Amaral;  12. João Maria Alves;  13. José Aldenir Joinha; 14. Kalina Veloso; 15. Kener Paulo; 16. Lolita do Nascimento Rego; 17. Sandro Menezes; 18. Valdemir Germano da Silva;  19. Vilmar Costa;  20. Welington Lima; 21. Marcelo Barroso.

 Fotógrafo Geovanni Sérgio Rego
 fotografia: Canindé Soares     
 
Entendam que vocês fizeram e fazem mais do que capturar o real, vocês dão à imagem do real um novo significado, um novo olhar. Para vocês, Caçadores de Imagens, os nossos parabéns pela homenagem especial! E que vocês possam  oferecer ao mundo - sempre -  novos olhares. 

...visite... 
APHOTO
 Associação Potiguar de Fotografia
 www.aphoto.com.br 

Câmara Municipal de Natal 
www.cmnat.rn.gov.br

...fotografia...
Elpídio Júnior  - Piauí - Miguel WeberAlex Gurgel - Alberto Leandro - Canindé Soares

2 comentários:

  1. Adorei o texto. Com relação a homenagem já manifestei a minha opinião no Facebook louvando e parabenizando essa iniciativa. Adoro fotografia, fiz curso e pratiquei bastante na época da câmera analógica, mas aos poucos fui me dedicando a carreira na educação e as fotos foram ficando de lado. Por sorte a minha filha mais velha adora fotografar e outra é modelo, assim a arte da fotografia ainda permanece aqui. Hoje sou uma admiradora e incentivadora.Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Estão de parabéns,por esta iniciativa mas faltou alguns por exemplo o Teotônio Roque
    obrigado..

    ResponderExcluir

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!