abril 14, 2012

POTIGUARES CHEIOS DE CHARME NA TV

  Cheias de Charme: Titina Medeiros é aposta como vilã,
 que já chega com estatus de "quinta protagonista"
 
POTIGUARES ESTREIAM NA GLOBO

Via
TV Globo - Tribuna do Norte - Diário de Natal

Estreia nesta segunda-feira, 16, a nova novela da Rede Globo, Cheias de Charme, que traz no elenco dois atores potiguares: César Ferrario e Titina Medeiros. César, integrante do grupo Clowns de Shakespeare, fará o papel temporário de um motorista de caminhão que terá um romance com Socorro (Titina). Durante a novela, César aparecerá de vez em quando... de acordo com o coração de Socorro.

Já Titina - que dará vida à personagem Socorro, terá destaque durante toda a trama. Nascida no Rio Grande do Norte, a atriz é considerada, pelos autores e a direção, uma grande aposta da novela. "Ela vai arrebentar, é uma atriz talentosíssima", diz Izabel de Oliveira, autora da novela ao lado de Filipe Miguez.

Os convites para os papeis surgiram durante a turnê que os atores realizaram com os Clowns pelo Brasil com o espetáculo Sua Incelença, Ricardo III. No segundo semestre os atores estarão juntos novamente na preparação da nova montagem dos Clowns de Shakespeare, o espetáculo Hamlet. 

 CÉSAR FERRARIO
Integrante do Clowns de Shakespeare, vive o personagem Morvan, 
que aparecerá em alguns capítulos da nova novela

 TITINA MEDEIROS EM CHEIAS DE CHARME

Na trama televisiva, ela é uma piauiense que vem para o Rio morar com o irmão Naldo (Fábio Lago). Ela será empregada em várias casas, sempre aprontando. Futriqueira, entrona, truquenta, perigosa. É colega de condomínio de Penha (Taís Araújo), Cida (Isabelle Drummond) e Rosário (Leandra Leal), que não confiam nela.

Fã de Chayene (Cláudia Abreu), sua conterrânea, Socorro vai fazer de tudo para trabalhar na casa da cantora. Louca, aprontando mais uma das suas,  vai até se fazer passar pela cantora num show, subindo ao palco e imitando as coreografias da artista. Porém, o público descobre a farsa e Socorro passará por momentos delicados.

Em Cheias de Charme, Socorro está muito longe de ser a profissional exemplar. Ao contrário de Cida (Isabelle Drummond), Penha (Taís Araújo) e Rosário (Leandra Leal) e tantas outras empregadas domésticas que ralam pesado para pagar as contas no fim do mês, ela está sempre maquinando uma forma de se dar bem sem esforço. Socorro mesmo! Essa peste promete ser a pedra no sapato das patroas e das colegas de trabalho.
 
Titina Medeiros faz sua primeira novela interpretando esta figura. Para a atriz, Socorro tem um quê de folclórico. “Ela é o Saci-Pererê, que é uma figura mítica que vem para provocar o caos. E é um malvado que ninguém percebe como malvado. Ele é visto com graça. A Socorro é essa figura popular dentro da novela. Ela faz errado, mas ela é engraçada, ela é humana”, explica Titina que aposta que a empregada irá conquistar o público pelo humor.
 
  Titina no papel da doméstica que inferniza a vida das colegas
Socorro promete aprontar muito em Cheias de Charme 
fotografia: Cheias de Charme / TV Globo
 

DE SHAKESPEARE PARA A GLOBO

Há quase vinte anos, a adolescente Izabel Cristina de Medeiros percebeu que não adiantava querer controlar o destino em seus mínimos detalhes. Acalentando o desejo de atuar como jornalista profissional, seus planos foram abalados logo na primeira ida ao teatro, quando ela foi pela primeira vez assistir a um espetáculo, Pranto de Maria Parda, com a atriz portuguesa Maria do Céu Guerra. "Quando saí de lá, eu sabia que era aquilo que eu queria fazer da vida". Ela então começou a procurar no jornal oficinas de teatro em Natal e foi estudar com Jesiel Figueiredo. A primeira peça encenada por ela foi A Bela Adormecida, em 1993. O ano seguinte foi de dedicação ao vestibular para o curso de jornalismo. Em 1995, Titina conheceu o Grupo Tambor de Teatro onde trabalhou com João Marcelino, a quem ela se refere como "grande mestre".

"Como não amar João Marcelino? João me ensinou tudo: como amar o teatro, como amar a profissão. Eu acho que João me deu o maior presente que é o amor por uma profissão. Mesmo que eu não esteja mais trabalhando com ele hoje porque os caminhos se distanciaram, eu tenho ele como meu grande mestre. Ele me ensinou a respeitar o teatro, a amar o teatro como uma profissão, como uma atividade possível".

A peça O Príncipe do Barro Branco, encenada em 1997, é considerada por Titina o seu primeiro trabalho profissional. "A gente demorou um ano e meio para montar o espetáculo. Foi um ano e meio de escola,  não foi só montar o espetáculo, foi aprendizado da linguagem, foi muito especial". Em 1998 o grupo Tambor acabou e Titina desenvolveu diversos trabalhos com novas parcerias. "Eu fiquei um tempo meio perdida no sentido de que eu comecei no teatro de grupo e de repente me vi sem grupo, mas não deixei de trabalhar. Fazia todos os autos, esquetes, trabalhei muito com Isaque Galvão, com Nara Kelly. Essa foi uma fase legal porque como eu fiquei solta eu comecei a trabalhar com muita gente e isso me fez ter relações com os profissionais de teatro daqui de vários segmentos, grupos". Em 2003 ela começou a trabalhar com o Clowns de Shakespeare onde está até hoje. "E pretendo me aquietar por aqui".

  Titina Medeiros no premiado espetáculo Sua Incelença Ricardo III,
 já fazia o público rir bem antes de sonhar em fazer novela

Dona de grandes olhos verdes, sorriso largo e um ar de seriedade que deixa transparecer o alto nível de seu compromisso com a carreira, Titina Medeiros declarou que "Tudo aconteceu muito rápido, chega a ser assustador. Mas estou tranquila, segura". E não é de hoje que Titina tem um pézinho na comédia, atriz há 16 anos, ela faz parte do grupo Clowns de Shakespeare. Ou seja, a potiguar já fazia o público rir bem antes de sonhar em fazer novela. “Não que eu tivesse preconceito. É que eu decidi sempre morar em Natal e fazer teatro para as pessoas de Natal. A TV ficava num lugar muito distante”, explica a atriz.
 
Dos palcos para as telinhas, Titina ainda está se adaptando à nova dinâmica: “Desde que eu comecei a gravar a novela, eu não sei muito o que eu estou fazendo. Até sei, mas é muito diferente do teatro”. Engraçada, a atriz compara o processo a tomar um caldo sem afogamento: “Estou me permitindo estar nessa onda.”.
 
"Foi bom reconhecer na equipe que vai estar comigo no estúdio um técnico de som que havia trabalhado comigo em 2003 e 2004 no quadro (do programa Fantástico) 'Brasil Total' quando fiz três programas falando aqui do RN", comemorou. Titina falou sobre a fabricação do doce chouriço, a encenação da Paixão de Cristo em Apodi e a pesca do siri em Ponta Negra.
 
Sem tantas turbulências ou morrer na praia, Titina conta que se inspirou em mulheres do povo e em uma travesti para dar vida à espevitada Socorro: “Não é um personagem que vou longe para elaborar. Ela está próxima de mim”, confessa a atriz assumindo o seu lado popular.

E se tudo der certo na TV e outros convites surgirem? "Eu nunca parei para pensar nisso. Eu estou nesse trabalho, estou chegando agora, eu não tenho muita expectativa não. É uma responsabilidade muito grande lidar com a expectativa das pessoas. Eu já sou tão feliz, eu digo isso com a maior tranquilidade, do fundo do meu coração. Eu quero viver esse momento, eu entro pensando no agora. Depois eu tenho um Hamlet para montar, eu tenho um grupo para trabalhar, parceiros. O universo é tão generoso que me deu esses amigos, essa estrutura, eu acho que o artista, quando ele tem essa estrutura para trabalhar, tem tudo".


...fonte...
 tvg.globo.com
Yuno Silva
www.tribunadonorte.com.br
www.diariodenatal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!