abril 03, 2012

UMA VISITA AO JARDIM DAS ROSAS AMARELAS

 O Jardim das Rosas Amarelas fala de sonho, inerente a todo ser humano
 Ilustração: Detalhe do Cartaz de divulgação da peça

O JARDIM DAS ROSAS AMARELAS

Por
Mário Nascimento

Dias 26 e 27 de Abril, às 20 horas, na Casa da Ribeira, comemorando os seus sete anos,  a Companhia Gira Dança,  Cia. de dança contemporânea formada por pessoas com e sem deficiência, apresentará o espetáculo "O Jardim das rosas amarelas" com coreografia de Mário Nascimento/MG.  O espetáculo traz ao palco uma reflexão e mensagem sobre a esperança e as possibilidades na vida que cada ser humano é capaz de construir; independente de o mundo que o rodeia ou as condições em que vive serem favoráveis ou não.

A idéia é levar o público a se perguntar se é possível um lugar melhor, e qual é o real papel que cada um de nós tem na construção desse espaço. Os bailarinos do Gira Dança querem, em movimento e som, apresentar uma figura do ser humano para além da idealização do bem-comum, mas como, simplesmente humano - sendo aquilo que ele mesmo constrói, mas também destrói. Assim, os percalços, as barreiras que surgem diante de cada um, surgem como impostas pelo nosso próprio ser.

O Jardim das Rosas Amarelas como proposta de "um mundo-espaço melhor" é certamente uma fantasia coreografada da vida, mas o Gira Dança pretende, ao sugerir este movimento utópico, despertar um pensar sobre a possibilidade do ser humano melhor que depende de cada um. O Jardim das Rosas Amarelas fala então de sonho, inerente a todo ser humano. O nosso corpo é o nosso mundo.
 
COMPANHIA GIRA DANÇA
 Um trabalho que rompe preconceitos e limites pré-estabelecidos
 Fotografia: Rodrigo Sena

A COMPANHIA
 
Gira Dança é uma companhia de dança contemporânea formada por pessoas com e sem deficiência que tem como proposta artística ampliar o universo da dança através de uma linguagem própria, voltada para o conceito do corpo como ferramenta de experiências.

A companhia, criada em Natal (RN) em 2005 pelos bailarinos Anderson Leão e Roberto Morais, teve sua estréia nacional na Mostra Arte, Diversidade e Inclusão Sócio-cultural, realizada no Rio de Janeiro, em maio de 2005 e, desde então, tem apresentado em palcos de todo o Brasil um trabalho que rompe preconceitos, limites pré-estabelecidos e cria novas possibilidades dentro da dança contemporânea.
 
Um prédio situado no bairro histórico da Ribeira, Natal/RN, abriga o Espaço Gira Dança, local onde elenco e direção se encontram semanalmente, para ensaios e estudos. Nesses encontros são desenvolvidos trabalhos de pesquisa e elaboração artística que buscam a promoção e a percepção artística entre os bailarinos e a direção.

Aliado ao trabalho corpóreo, a companhia usa sua arte para instigar nos espectadores a discussão sobre os limites do corpo, além de desenvolver ações sociais, dentre as quais estão a realização de palestras e oficinas em instituições de ensino e organizações corporativas.

O Espaço é sede do Ponto de Cultura Giratório, projeto agente multiplicador de arte-educação, através da preparação e capacitação de pessoas com e sem deficiência no mercado do trabalho artístico.


...fonte...
 Mário Nascimento
www.giradanca.blogspot.com.br

...visite...
CASA DA RIBEIRA
Rua Frei Miguelinho, 52 • Ribeira Natal/RN • 59012-180 • Brasil 55 84 3211.7710  contato@casadaribeira.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!